Internacionalizar uma empresa certamente é um divisor de águas naquelas já existentes. E uma boa forma de novos empreendimentos entrarem para um dos mercados mais lucrativos e promissores do mundo: o Mercado de Comércio Exterior.
Então vamos entender um pouco mais sobre a internacionalização de empresas?
Cenário econômico
Qualquer que seja o cenário econômico ao redor do mundo, o Mercado de Comércio Exterior está sempre se atualizando e acompanhando o ritmo das transformações sociais e das transformações tecnológicas.
O processo de internacionalização de empresas, portanto, é sempre a promessa de um caminho promissor.
Levar o seu negócio a atuar de forma internacional é um caminho rumo a muitas possibilidades, como o aumento das capacidades competitiva, produtiva e de crescimento, só para começar.
Mas, assim como todo procedimento que envolve burocracia, leis e normas, é imprescindível estar bem preparado para começar a internacionalizar uma empresa.
A contabilidade para a internacionalização de empresas é bastante complexa, mas é possível encontrar materiais úteis e profissionais capacitados neste sentido.
Acompanhar notícias, personalidades, empresários do meio e tendências também são boas maneiras de se começar um processo de internacionalização de empresas.
E expandir as capacidades de atuação de sua empresa ou seu negócio para o mercado internacional envolve, invariavelmente, entrar no mercado de comércio exterior, lidando diretamente com importação ou exportação de produtos ou mesmo serviços fora do Brasil.
É claro que conhecer sobre os princípios básicos que regem o mercado de comércio internacional
Importar e Exportar, vantagens e desafios
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Aumentar as possibilidades de desenvolvimento e crescimento econômico
Todo tipo de ampliação de negócios, via de regra, leva a um leque maior de oportunidades mas também, é claro, de desafios. Com a internacionalização de empresas não seria diferente.
Pode-se dizer, contudo, que o peculiar no mercado de comércio exterior é a quantidade de possibilidades que ele oferece.
Com a internacionalização de uma empresa, o desenvolvimento econômico pode acontecer tanto por negociações com empresas e parceiros locais mas, também, com parceiros e empresas de outros países e continentes.
Com a possibilidade de alcançar novos e mais estratégicos parceiros, empresas que fazem negociações internacionais, inevitavelmente, acabam por ter contato com players do mercado e, assim, obter ainda mais vantagens para seu crescimento econômico.
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Ampliar considerável e ilimitadamente o alcance das marcas
O alcance de qualquer marca hoje em dia está, indiscutivelmente, associado a suas boas práticas de mercado, sua presença digital e também, é claro, ao alcance dos seus negócios e parcerias.
A internacionalização de empresas permite que muitas portas, portos e aeroportos, por assim dizer, abram-se para novos empreendimentos.
E, claro, quanto mais elevada a posição da sua marca em todos os fatores importantes para seu crescimento, melhor!
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Acesso a novas tecnologias
Para muitos setores, as novas tecnologias vem chegando mais tardiamente.
O delay na distribuição das “riquezas digitais” também deve ser analisado geograficamente, o que gera, por consequência, o aumento dos custos para determinados países terem acessos a produtos tecnológicos, por exemplo.
A internacionalização de empresas facilita o acesso a novas tecnologias, tecnologias ainda emergentes, bem como os benefícios que o uso destas tecnologias proporciona.
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Redução de custos
Embora a internacionalização de empresas não seja um processo sem custo algum, trata-se de uma transformação impactante em qualquer negócio.
Para qualquer transformação impactante nos negócios, deve-se avaliar cuidadosamente todas as variantes envolvidas, e custo é, sem dúvida, uma delas.
Desta forma e, mais uma vez, via de regra, internacionalizar uma empresa deve gerar a redução de custos, a partir:
- dos benefícios fiscais conferidos a empresas que possuem o RADAR;
- da possibilidade de comprar produtos diretamente com produtores ou agências;
- transações cambiais – que podem ser tanto um benefício quanto se tornarem um tiro no pé.
É possível para qualquer porte de empresa importar e exportar?
A internacionalização de empresas, quando pensada para exportação, pode ser implementada em empresas de todos os portes, sem limites para movimentação de valores.
Para empresas que desejam ampliar seu raio de alcance no mercado de comércio exterior e ampliarem suas receitas, a internacionalização é um bom caminho.
Também visando a importação, porém com um pouco mais de restrições que para empresas que visam atuar apenas com exportação.
A Receita Federal impõe um limite para as negociações internacionais de importação para o Brasil.
As restrições se aplicam, especialmente, quanto ao limite no valor das negociações semestrais.
Para poder atuar tanto com exportação quanto com importação, é fundamental que a empresa tenha o RADAR.
Internacionalização de Empresas: estratégias e dicas
SOFTWARE
O uso de sistemas tem se tornado cada dia mais indispensável em todas as áreas.
Para lidar com importação e exportação, é fundamental um software robusto em segurança, atualizações e integrações.
Afinal, para começar a atuar é preciso emitir o RADAR e todas as atividades a partir de então terão relação com as normas do Comércio Exterior, muitas das quais disponíveis no SISCOMEX.
CONTABILIDADE
Observar as peculiaridades dos benefícios e das obrigações fiscais no mercado de comércio exterior é uma dica fundamental.
A contabilidade para internacionalização de empresas deve ser bem orientada e segura, uma vez que tudo que for feito no início do processo terá tanto impacto que ditará todo o ritmo do seu desenrolar.
DUIMP
Uma vez que o mercado de comércio exterior está em constante desenvolvimento, inclusive em função da tecnologia, como dito anteriormente, deve-se observar, ainda, as principais transformações, tendências e assuntos do meio.
No momento, o maior impacto sobre o mercado para empresas que trabalham com importação e exportação será em função da DUIMP – Declaração Única de Importação.
A DUIMP vai impactar, diretamente, apenas as importações, mas o mercado, de forma geral, já está agitado em função de seu lançamento em julho de 2021.