Cuidar da pele nunca esteve tão na moda. Segundo dados divulgados pela ABIHPEC, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, as vendas de produtos faciais cresceram 30,9% entre janeiro e outubro de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019.
O aumento no comércio explica o fenômeno das rotinas de skincare, ou seja, práticas de cuidados com a pele, especialmente a do rosto. Além de limpadores e hidratantes, um dos produtos que não pode mais faltar nos cronogramas é o sérum.
Leve e repleto de nutrientes, o cosmético ganhou o coração dos apaixonados por beleza por sua alta performance e bom rendimento. Escolher um bom sérum para a pele não é difícil, mas demanda conhecimento sobre as características cutâneas e a composição do produto.
Está pensando em inserir o produto na sua rotina de skincare, mas não sabe exatamente qual escolher nem como utilizá-lo? Confira as principais informações sobre os séruns disponíveis no mercado da beleza.
O que é um sérum?
Existem diversos tipos de séruns, desenvolvidos para atender demandas específicas de cada pele. Contudo, o que caracteriza um produto como sérum é ser um cosmético líquido e não-gorduroso, com textura muito leve e alto grau de espalhabilidade.
Composto de diferentes ingredientes ativos, o sérum é um dos produtos faciais com maior poder de rendimento, já que se dispersa facilmente pela pele e é profundamente absorvido pelo tecido. Na maioria dos casos, a recomendação de uso é de poucas gotas a cada aplicação.
Devido à textura fluída e leve, a maioria dos séruns é comercializada em embalagens com conta-gotas ou aberturas bem pequenas, para que o produto seja aplicado na quantidade ideal.
Benefícios para a pele
A popularidade do produto é justificada. Entre os principais benefícios do sérum para a pele do rosto estão a hidratação, o clareamento de manchas, o combate ao envelhecimento precoce e o controle da acne e da oleosidade. Um sérum pode atuar em um ou mais desses problemas, de acordo com seus ingredientes.
Sua composição costuma incluir diversas substâncias benéficas para a pele, como vitamina C, ácido hialurônico e retinol, permitindo resultados rápidos tanto para quem busca tratamentos específicos quanto para quem visa somente a manutenção de uma boa aparência.
A textura aquosa do produto permite absorção rápida e profunda, trazendo resultados mais rápidos em comparação a outros produtos, como hidratantes. Ainda, sua característica fluída e leve evita que a pele fique oleosa após a aplicação, o que explica seu sucesso no Brasil e em outros países de temperaturas altas.
Tipos de sérum
A pele humana pode ter diferentes características de acordo com fatores como idade, produção de oleosidade, capacidade de hidratação, propensão a manchas, entre outros. Consequentemente, há diversos tipos de séruns para atender a cada preocupação relacionada à pele. Conheça os principais:
Hidratante
Democrático, o sérum hidratante atende bem à maioria das classificações de pele. Embora seja recomendado principalmente para peles secas ou extrassecas, o produto traz bons resultados para todos que o utilizam. Com agentes hidratantes, como ácido hialurônico e vitamina B5, sua principal função é hidratar e ajudar a reter a umidade da pele.
Antioxidante
Esse sérum é indicado principalmente para peles maduras ou muito prejudicadas pela ação do sol. Ele combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele, e inclui ingredientes como vitaminas C, A e E, niacinamida e resveratrol na composição.
Clareador
Com efeito uniformizador, o sérum clareador é responsável por amenizar manchas e deixar o tom da pele homogêneo. Alguns podem ser mais ou menos hidratantes, de acordo com os ativos da composição. Entre as substâncias mais usadas para clarear a pele estão a vitamina C, o ácido kójico e o óleo de rosa mosqueta.
Antiacne
Indicado para peles oleosas e com grande propensão à acne. Esse tipo de sérum costuma conter ácido salicílico e ácido mandélico, que ajudam a esfoliar a pele e a reduzir inflamações, e ingredientes calmantes, como niacinamida, para conter a irritação da pele.
Como utilizar
Devido à textura leve e à ausência de substâncias irritantes, o sérum pode ser aplicado diariamente. A recomendação é utilizá-lo após a limpeza da pele e, caso seja usado de manhã, antes do protetor solar.
É possível ainda aplicá-lo duas vezes ao dia, de manhã e à noite, conforme a necessidade. Contudo, é importante consultar um dermatologista para avaliar as melhores formas e frequências de uso do produto.