A pandemia está durando um pouco mais do que imaginávamos. Até esse ponto, a principal recomendação dos especialistas em saúde é: ficar em casa o máximo possível, evitando aglomerações. Apesar de parecer simples, é preciso que bons hábitos sejam praticados para que o nosso corpo e mente estejam bem.
Existem algumas ações simples que podem melhorar o dia-a-dia durante a pandemia, desde comer frutas a adquirir uma boa cadeira de escritório. Essa última é valiosa para quem está trabalhando em casa (o famoso home office) e passa horas na mesma posição, olhando para a tela do computador.
Neste momento tão delicado, sabemos o quanto as notícias ruins podem impactar a nossa saúde — física e psicológica. Por mais que alguns dos bons hábitos citados neste textos pareçam repetitivos, é imprescindível que eles sejam seguidos. Apesar de estarmos afastados, juntos venceremos esta fase complicada.
Quando optamos por hábitos saudáveis, estamos, ao mesmo tempo, escolhendo um estilo de vida positivo, o que aumenta a nossa imunidade e disposição. E se você acredita que o espaço da sua casa é um limitador, queremos provar o contrário. Você pode, sim, praticar exercícios e se mexer sem sair de casa.
Mas se você quer saber de fato quais são os principais hábitos saudáveis para adotar durante épocas de pandemia, neste artigo apresentaremos 4. Preste bastante atenção a todos e tenha a certeza de aplicá-los no seu cotidiano.
1. Monte um escritório de qualidade
Como citado anteriormente, muitos estão trabalhando em casa. Inclusive, alguns se adaptaram tanto a essa realidade que continuarão nessa modalidade, mesmo após o final da pandemia. Para todos os casos, montar um escritório confortável e aconchegante pode fazer toda a diferença.
Esse escritório precisa conter bons móveis e equipamentos. Por exemplo: uma boa cadeira de escritório ergonômica ou até mesmo uma luz mais calma, que evita o cansaço da vista. Por fim, decore com objetos que tragam alegria e não esqueça de deixar a luz natural entrar durante o dia.
2. Coma de forma saudável
Muitos não acreditam, mas a nossa alimentação impacta diretamente na forma como o nosso corpo funciona. Quem escolhe uma alimentação extremamente processada tem maior propensão à indisposição e isso atrapalha diretamente a produtividade.
Dessa forma, tenha uma alimentação balanceada, que inclua frutas, legumes e verduras. Opte por comidas naturais e integrais. Ao ingerir alimentos saudáveis, você terá maior disposição e também imunidade — o que resulta em um corpo blindado contra doenças e infecções.
3. Faça exercícios em casa
Acima citamos a possibilidade de realizar exercícios dentro de casa. Mesmo para quem tem um espaço limitado, ficar parado não é uma opção. Existem vídeos curtos em plataformas digitais que demonstram como você pode movimentar o seu corpo em um espaço pequeno.
Fazer exercícios resulta em uma circulação sanguínea saudável, maior disposição, uma qualidade de sono melhor, entre outras tantas vantagens. Tenha a certeza de que você praticará até o ponto que o seu corpo aguenta. Se possível, faça consultas online com personal trainers.
4. Pratique seus hobbies
Você tem algum hobbie que sempre praticou, mas deixou de lado nos últimos tempos. Que tal retornar? Esse tempo maior em casa pode ser ideal para você alimentar a sua criatividade e também aliviar a ansiedade.
Alguns exemplos: aprender um novo instrumento musical, fazer yoga, escrever contos e poesias, fazer pinturas, entre outros. O importante é fazer algo que proporcione prazer e alegria. Reserve os seus momentos livres para cuidar de você e da sua saúde mental.