O que observar ao comprar um jogo de panelas completo?

Escolher um jogo de panelas pode não ser tão simples quanto parece, pois há muitos pontos a serem considerados, como o tamanho, o material e os modelos das peças.

Cada uma dessas questões influencia diretamente na utilidade e usabilidade do conjunto, por isso, encontrar os melhores jogos de panela dependerá muito dos seus hábitos na cozinha e dos procedimentos mais utilizados, além do grau de conhecimento sobre os processos de cozimento e do valor que pretende investir.

No entanto, vale ressaltar que não é preciso gastar muito para deixar a sua cozinha bem equipada, com tudo que você precisa para preparar seus pratos prediletos.

Kit básico de panelas

Na verdade, você nem precisa de um jogo de panelas super completo. Inicialmente, apenas 3 peças já são suficientes para executar a maioria dos procedimentos de grande parte das receitas. São elas:

Panela com cabo

Esse modelo pode ser utilizado para cozimentos e frituras. Por ser espaçosa, ela é uma peça coringa para a maioria dos processos. Ao comprá-la, a indicação é optar por um modelo que possa ir ao forno, pois há pratos que são finalizados lá.

Frigideira

A frigideira é normalmente usada para grelhar, gratinar, saltear e selar — e realiza todos esses procedimentos com muita eficiência. Quando for comprá-la, prefira os modelos antiaderentes.

Assadeira

Como o próprio nome já diz, essa peça é usada para preparar pratos assados. A dica é comprar um modelo de tamanho e altura mediana, pois assim ela poderá ser utilizada no preparo de vários tipos de alimentos.

E, assim como no caso da frigideira, opte por um modelo antiaderente, que fará toda a diferença na hora de assar a carne.

Tendo esses três tipos de panela, depois você poderá completar seu kit com as demais peças conforme sua necessidade e interesse.

Jogo de panelas completo pode ser opção mais econômica

Entretanto, se todas as peças de um jogo de panelas forem compradas separadamente, certamente o preço final será bem maior do que o valor de um jogo completo. Sendo assim, optar por um jogo de panelas é uma ótima opção para quem deseja economizar.

Caso você esteja equipando sua cozinha, a dica é investir em um jogo de panelas inox básico, que possua panela com cabo, frigideira, assadeira, leiteira e caçarola. Depois, você pode comprar uma frigideira com revestimento cerâmico para ter todas as peças necessárias para criar os variados pratos.

O que considerar na hora de comprar um jogo de panelas?

Há duas coisas muito importantes que devem ser observadas quando você for comprar um jogo de panelas. São elas:

Espessura das panelas

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de avaliar a qualidade de uma panela. No caso das panelas inox, o ideal é investir em peças que possuam pelo menos 3 mm de espessura ou fundo triplo.

Além de mais resistentes, esses modelos fazem com que o calor seja melhor distribuído para o alimento, além de não permitir grandes variações de temperatura.

Material das panelas

Outro ponto que merece atenção é o tipo de material utilizado na fabricação das panelas, visto que isso influenciará diretamente o processo de cozimento.

Enquanto materiais como pedra e barro não chegam a temperaturas muito elevadas, acarretando um cozimento mais lento, inox e vidro alcançam temperaturas elevadas rapidamente.

A cerâmica é outro tipo de material bem interessante, mesmo levando um tempo maior para esquentar, pois, consegue manter o calor por um período longo e ainda possui uma capacidade antiaderente perfeita.

Texto: Gear Seo