Recrutamento e seleção, onboarding, controle de turnover, treinamentos, carreira e muitos outros temas são tarefas e objetivos dentro do time de Recursos Humanos.
E, mais do que ser apenas um setor burocrático, essa é uma equipe que olha para pessoas e que precisa ter atenção para diferentes possibilidades, inovações, processos e ferramentas.
Uma dessas técnicas é o downsizing que, mesmo tendo surgido no final da década de 70, ele ainda causa dúvidas sobre seu conceito e significados. Você já ouviu falar sobre ele? Fique por dentro agora mesmo!
O que é o downsizing?
Em tradução livre, o termo pode ser entendido como “diminuição”, “redução” ou algo como “achatamento”. O conceito tem foco na área de RH da empresa e nos funcionários e olha para o centro burocrático da pirâmide hierárquica das organizações.
Com uma ideia de “menos é mais”, esse conceito consiste em reduzir ou eliminar processos ou pessoas e cargos desnecessários ou obsoletos na empresa.
Dessa forma, pode-se dizer que o downsizing é um conjunto de técnicas administrativas que promove reestruturações por meio de redução de custos, eliminação de processos e aumento de eficiência corporativa.
De maneira ampla, o objetivo do downsizing é enxugar a empresa, mas sem deixar de olhar para produtividade, resultados e entrega, afinal, é preciso retirar o que não faz sentido para que se possa investir no que realmente dê retornos. Dessa forma, a técnica busca:
- Reduzir custos;
- Diminuir rotinas burocráticas e aumentar a velocidade nas tomadas de decisões;
- Tornar a comunicação mais transparente e rápida;
- Focar em necessidades reais do mercado;
- Eliminar hierarquias e cargos desnecessários;
- Melhorar a produtividade e resultados;
- Desenvolver a imagem empresarial;
Como implementar o downsizing?
Implementar o downsizing é muito mais do que reduzir cargos e demitir pessoas. É preciso entender o verdadeiro cenário e ter um planejamento real para que isso ocorra de forma correta. Confira algumas dicas!
Faça análise do seu mercado
Para entender o que faz sentido ou não para seu negócio é preciso conhecê-lo, certo? Portanto, analise sua estrutura de ponta a ponta, entenda seu cenário interno e externo, saiba o que vai bem ou não, defina metas e objetivos e saiba tudo sobre seu cenário e pessoas.
Antes de aplicar cortes, planeje cada movimento e etapa do downsizing. Ainda, analise quais são os gastos que precisam ser diminuídos ou suprimidos e quais processos estão em desuso ou precisam ser otimizados.
Valorize as pessoas
Mesmo que o downsizing pareça uma ação para diminuir pessoas e setores, é preciso saber quais são os colaboradores que garantem o sucesso e crescimento de uma empresa e é essencial valorizá-los.
Ainda que mudanças sejam realizadas, crie ações de engajamento, motivação e retenção para aqueles que estão no quadro da empresa sigam apresentando alta performance em suas tarefas.
Analise seus resultados ruins
Busque investigar e entender as razões para seus resultados ruins. Eles podem estar ligados às pessoas, ferramentas, lideranças e gestão, processos, produtos, entre tantos outros.
É preciso olhar para esses resultados para atuar em cada causa antes de simplesmente fazer cortes que podem te prejudicar ainda mais.
Invista em tecnologias
Como dissemos, reduzir gastos desnecessários é preciso para que sua empresa possa investir em novos processos, tecnologias e modernização. Lembre-se que cortes atuais são um passo para o crescimento futuro e é preciso modernizar e ampliar suas estratégias.
Olhe para hierarquias
Muitas vezes, as empresas contam com grandes organogramas e estruturas organizacionais confusas que fazem com que exista grande investimento em gestão e ainda sim poucos resultados sejam encontrados.
É importante entender seus níveis hierárquicos para que eles realmente façam sentido. Não adianta apenas ter diversos líderes e poucos resultados em seus setores, certo? Olhe para os colaboradores, incentive a capacitação e autonomia, mas busque reduzir as grandes burocracias e complicações em seu organograma.
Tenha métricas
Diversas vezes as empresas pecam em entender o resultado real do trabalho dos colaboradores e isso ocorre pela falta de métricas e acompanhamento real. Para isso, crie indicadores para cada cargo e setor, dê feedbacks constantes e olhe de verdade para suas pessoas.
Você já sabia o que era downsizing? Essa técnica faz sentido em seu negócio? Aproveite que agora você sabe mais sobre ele e reflita sua estrutura!