Benefícios do empreendimento com a tecnologia 4.0

O empresário moderno preza cada vez mais pela automação de processos. Afinal, tempo é dinheiro e o uso de recursos precisa ser otimizado. É aí que entra a tecnologia 4.0! Mas, como fazer isso e quais os benefícios?

Os benefícios principais do uso da tecnologia 4.0 são:

  • Agilidade
  • Economia
  • Recursos Otimizados
  • Ganho em Estratégia
  • Produção Consistente
  • Repetibilidade com Qualidade
  • Maior Controle

Se você, empreendedor, já notou que alguns processos na sua empresa poderiam ser realizados mais rapidamente, sem tantas interações manuais, é preciso considerar os benefícios de investir na automação de processos. Rotinas operacionais podem e devem ser revistas de tempos em tempos, a fim de otimizá-las e garantir que não haja gargalos comprometendo a operação.

É verdade que nem toda rotina pode ser automatizada. Por isso é importante mapear processos e compreender sua extensão e impacto no trabalho. Entender como, quando e por que são realizadas as tarefas ajuda a compreender se elas poderão ser automatizadas e como isso deverá acontecer. A automação é cada vez mais presente na indústria, um dos mercados que mais necessitam desse ganho em eficiência.

O que é a tecnologia 4.0?

A tecnologia 4.0 é o nome dado aos avanços tecnológicos após a quarta revolução industrial. Estamos falando da digitalização, uma era onde equipamentos e maquinários se conectam à internet e possibilitam interações através de interfaces digitais e vários outros dispositivos.

Tudo isso é possível através do uso de Big Data e IoT (Internet of Things), onde constrói-se um ambiente cada vez mais conectado e dinâmico.

Isso não se aplica apenas a indústrias. Até tarefas rotineiras dentro de casa podem ser automatizadas através da Internet das Coisas, o que mostra uma penetração considerável da tecnologia 4.0 em diversos mercados.

Qual é a relação da tecnologia 4.0 com o mercado industrial?

Normalmente, quando alguém pensa na tecnologia 4.0 e na automação de processos, logo se lembra de grandes indústrias e montadoras de automóveis com seus robôs funcionando o tempo todo, onde o elemento humano constitui apenas a observação, o controle de qualidade e algumas outras funções manuais, mais estratégicas e menos operacionais.

 

Essa visão não está errada, já que a indústria necessita do máximo de produtividade. Para isso, otimizar recursos, economizar tempo e dinheiro e usar as capacidades estratégicas dos funcionários é fundamental. Para alcançar este objetivo, a tecnologia evoluiu muito e há vários elementos e agentes que se fazem presentes na automação industrial através da tecnologia 4.0. 

Alguns elementos e agentes que compõem a tecnologia 4.0 na indústria

Para facilitar sua compreensão, trouxemos alguns exemplos que demonstram a conexão entre agentes e elementos de automação industrial:

Sensores de presença

O sensor de presença é responsável por garantir que produtos e outros elementos da cadeia de montagem estejam onde precisam estar. Caso algo esteja fora do lugar, medidas corretivas devem ser ativadas. Dependendo da operação, estas podem ser automáticas ou manuais.

Encoders

Enquanto os sensores de presença garantem que tudo esteja no local correto, os encoders determinam a velocidade adequada em que os produtos devem se mover dentro da cadeia de produção.

Sistemas de visão

Toda operação precisa de olhos, certo? Os sistemas de visão fazem isso com excelência, capturando, processando e enviando imagens dos produtos aos computadores, que são os responsáveis por controlar as ações de atuadores.

PLCs ou autômatos programáveis

Os PLCs funcionam como a mente por trás da máquina. É através destes sistemas que os sinais de cada sensor são recebidos. A partir daí, os PLCs analisam as informações e emitem um sinal de acordo com os dados recebidos, orientando a produção e controlando toda a cadeia. Ou seja, não é algo que simplesmente garante que os processos sejam repetidos. Cada caso é analisado individualmente de acordo com os sensores, encoders e o sistema de visão em si.

Atuadores

Finalmente temos os braços. Os Atuadores fazem as ordens dos PLCs acontecerem!

E o elemento humano, onde entra?

Os humanos podem controlar e observar a produção através de interfaces-homem-máquina (IHM). Basta ter um dispositivo com uma tela e um sistema conectado à cadeia de produção para observar como tudo acontece e determinar ações pontuais caso algo aconteça fora do esperado.

A função do ser humano em todos esses processos é mais estratégica e menos operacional, tornando o “chão de fábrica” cada vez mais tecnológico e otimizado, sem que seja necessário ter pessoas correndo para todos os lados para apertar botões e puxar alavancas. Esta era já passou, e o melhor que você pode fazer pela sua operação e pela saúde dos seus colaboradores é investir na automação de processos. Por isso a indústria 4.0 se faz tão necessária!

Quais são as vantagens da utilização da tecnologia 4.0?

Fazer um investimento na automação industrial é algo que assusta, especialmente indústrias menores e mais tradicionais. Contudo, os valores destinados à atualização na tecnologia e na implantação de sistemas de automação refletem nos resultados.

É possível produzir mais com menos, evitar o desperdício de matéria-prima, reduzir ou otimizar o quadro de trabalhadores presentes na operação e ter maior controle sobre o trabalho realizado. Tudo isso pode ser acompanhado a qualquer momento por dispositivos IHM conectados, mesmo para quem está fora da fábrica.

Quais empresas proporcionam a tecnologia 4.0?

Investir na tecnologia 4.0 requer o apoio de especialistas no assunto. Não basta saber apenas que equipamentos serão necessários, mas sim como, quando e por que eles deverão ser aplicados na sua cadeia de produção.

A assessoria especializada da Dakol, por exemplo, colabora com sua empresa durante todo o processo, fornecendo o suporte necessário para sua indústria desempenhar as atividades com o máximo de eficiência!

Para alcançar esse objetivo, investimos em tecnologia de ponta e contamos com especialistas para te apoiar. Você entenderá como funcionará o retorno sobre seu investimento e terá a transição mais tranquila possível rumo a uma nova realidade de automação.

Saiba mais sobre isso e entenda como a Dakol pode te ajudar a levar a Tecnologia 4.0 para seu empreendimento.