A indústria têxtil abrange principalmente a transformação das fibras em fios e de fios em tecidos. Dessa forma, diferentes produtos são obtidos, seja para uso doméstico, aplicações técnicas, entre outras possibilidades.
Por essa razão, diferentes materiais são aplicados nos processos executados, incluindo para as embalagens, como o plástico bolha.
Esse tipo de plastico é confeccionado em polietileno de baixa densidade, que pode ser reciclado ou virgem. Além disso, a espessura e largura são fatores variáveis, assim como outras características desse item.
Essa opção é amplamente aplicada para a proteção de objetivos, principalmente contra quedas, batidas e arranhões, podendo ser aplicado como embalagem interna ou externa. Algumas das principais características desse plástico são:
- Resistência;
- Versatilidade;
- Maciez;
- Impermeabilidade;
- Isolante térmico.
Para empacotar os produtos corretamente, é preciso ter cautela. Afinal, apesar de não existirem recomendações exatas devido a ampla aplicação desse modelo de plástico, é ideal observar a quantidade e principais necessidades que cada item requer no que diz respeito ao transporte e proteção.
O que é feltro?
Basicamente, o feltro é considerado um tecido não tecido, confeccionado por meio da técnica de calandragem, em que os fios são prensados ao invés de tecidos, formando uma trama resistente e compacta.
Antes, esse tipo de material era fabricado por meio de pelos de animais, como coelhos, carneiros e lebres, porém, hoje em dia é produzido por meio de fibras sintéticas.
O feltro é amplamente utilizado para fins artesanais, como para a confecção de almofadas de feltro, personagens, chaveiros, guirlandas e móbiles.
No entanto, no meio industrial também é possível encontrar produtos em feltro, tais como: revestimento em mesas de bilhar, alguns tipos de bolas esportivas, chapéus, entre outras produções.
Uma grande dúvida quando se trata do feltro, é o lado direito e o avesso devido a semelhança entre ambos. No entanto, para encontrar o avesso, basta procurar com cautela por um aspecto mais áspero, pois o lado liso é considerado o direito.
Atualmente, o feltro colorido pode ser encontrado com maior facilidade em diversos locais, como em lojas de tecido, papelarias e lojas especializadas em artesanato, em diferentes estampas, espessuras e cores.
Além de claro, também ser disponibilizado de forma ampla em plataformas digitais.
Conheça aspectos sobre o processo produtivo têxtil
Naturalmente, em uma fabrica de tecidos diferentes materiais e equipamentos são aplicados para o processo de produção. Basicamente, as fibras aplicadas são as sintéticas, natural e artificiais, que passam pelo processo de fiação e posteriormente são direcionadas para malharia ou tecelagem. Por fim, ocorre o acabamento e a confecção em si.
Por mais que as atividades possam apresentar suas particularidades e ao mesmo tempo estarem relacionadas com o mesmo processo, é interessante citar que em alguns casos há uma independência relativa, da qual permite a atuação de empresas com especializações distintas.
É interessante abordar que para a preparação da tecelagem, ocorre o processo de urdimento, que basicamente, consiste na passagem dos fios que irão compor o urdume do tecido, ou seja, a fibra tecida. O número de fios urdidos depende de cada aplicação em questão.
É necessário que a urdideira apresente itens como órgão motor, pente de distribuição, pente em cruz e a gaiola. Entre os tipos de técnicas aplicadas, estão o urdimento seccional e a aplicação da urdideira direta ou urdimento contínuo.
O primeiro tipo é recomendado para confecção de urdume em pequenas metragens ou em fios retorcidos, pois o rolo que sai desse tipo de urdideira conta com todos os fios de urdume.
Já no urdimento direto, é voltado para a produção de tecidos mais simples, com linhas que dispõem de pouca variedade de artigos. No entanto, atende grande escala de produção.
Para escolher o melhor meio, é preciso levar em consideração qual processo tem maior rentabilidade e atende as especificações da produção, que pode ser direcionada para os mais variados setores e, dessa forma, ter exigências distintas.
Conforme pode ser notado ao longo do texto, o setor têxtil reúne diferentes materiais e equipamentos, correspondendo assim a um mercado amplo de produtos e serviços.
Em meio a tanta diversidade, é indispensável que tanto as especificações dos processos produtivos, quanto dos serviços e produtos em si, ligados ao consumidor final, sejam responsabilidade de profissionais qualificados, em especial, para aplicar o processo mais adequado para cada finalidade.