Seja um estudante do Ensino Médio, do 2º ano de uma graduação, doutorado ou mesmo aqueles que estão se preparando para um concurso, a pergunta é sempre a mesma: como render mais nos estudos?
O maior desejo de todos os estudantes é poder fazer em uma hora o que os outros fazem em duas.
E quando se trata de render mais nos estudos, é uma série de fatores envolvidos, desde ter um espaço organizado e sem distrações até poder sair e se divertir.
Apenas lembrando que, diante do momento em que estamos passando, esse é um desafio a mais, pois muitos cursos estão na modalidade online.
Se você é um desses estudantes que está tendo dificuldade em se concentrar e por consequência, ser mais produtivo, confira algumas dicas que podem ajudar bastante!
Dicas de como render mais nos estudos
Selecionamos aqui algumas dicas que ajudam muito a não apenas render mais nos estudos, mas também absorver melhor os conhecimentos e se sair bem nas provas.
Preste bem atenção a cada uma delas e comece a mudar alguns hábitos, e lá na frente, você vai ver que valeu a pena o esforço.
1.Crie uma rotina de estudos
O primeiro passo é criar um cronograma de estudos, e com base nos horários das suas aulas, você vai definir os horários para se dedicar aos estudos.
- Qual é a hora do dia que você rende mais?
- Pela manhã, tarde ou noite?
Então, a partir das horas disponíveis, faça a distribuição entre as disciplinas.
E nada de ficar horas a fio em cima dos livros, porque isso só vai te deixar cansado e pior, não vai absorver nenhum conhecimento.
2.Organize o local dos estudos
Não tem como render com um ambiente bagunçado e desconfortável.
Por isso, encontre um local silencioso, com uma boa iluminação, e de preferência, longe de distrações.
Alguns estudantes acabam relaxando um pouco e acabam estudando deitados na cama. Só que, a longo prazo, a sua saúde pode ficar comprometida, uma vez que a má postura pode provocar dores nas costas, dor de cabeça, etc.
E isso pode refletir diretamente no seu rendimento. Se você morar com outras pessoas, não se esqueça de avisar para não ser interrompido.
3.Desative todas as notificações do celular
Ficar acessando o WhatsApp toda hora e dar uma olhada nas redes sociais vai fazer com que você se desconcentre, e leva um tempo para retornar para onde tinha parado.
Por isso, deixe o celular no modo avião e desative todas as notificações enquanto estiver estudando.
4.Faça anotações
Essa técnica ajuda bastante para fixar o que você aprendeu nas aulas e até para disciplinas que têm mais dificuldade.
Quando você escreve, faz mapas mentais e resumos, absorve o conhecimento com mais facilidade.
5.Faça pausas
Estudar durante horas a fio pode afetar seu rendimento nos estudos, assim como sua concentração e motivação, e sem falar que você corre um maior risco de se distrair.
Fazer uma pausa pode contribuir para melhorar sua concentração e sua capacidade de atenção.
- Por isso, a cada 50, 60 minutos, faça um intervalo de 10 a 15 minutos;
- Aproveite para esticar o corpo, beber uma água ou fazer um lanche;
Uma técnica conhecida é chamada de método Pomodoro, que consiste em usar um cronômetro para estipular o tempo para a realização de uma tarefa.
Por exemplo, estudar durante 25 minutos, fazer uma pausa de 5 minutos, estudar mais 25 minutos, e assim por diante.
6.Intercalar matérias
Para o cérebro processar melhor as informações e fixar o conteúdo, intercale matérias mais fáceis com aquelas que têm mais dificuldade.
E entre uma e outra, não se esqueça das pausas.
7.Mantenha uma dieta equilibrada
A alimentação também tem uma relação direta com o rendimento nos estudos, pois você precisa de uma quantidade suficiente de nutrientes.
Certifique-se de consumir vitaminas e minerais essenciais, e mantenha uma dieta equilibrada, e se possível, coma frutas e legumes frescos.
É importante também fazer lanches entre as refeições, pois permite ao seu cérebro funcionar melhor durante dias de estudo intenso.
8.Dormir bem
O rendimento nos estudos depende verdadeiramente da capacidade de manter uma rotina, e aqui está uma boa higiene do sono.
Pode ser tentador estudar até tarde e acordar tarde no outro dia, mas um sono de qualidade não é apenas importante para o corpo se recuperar e descansar, mas o que vai garantir que você consiga se concentrar mais e absorver melhor o que aprendeu.
Tente, se possível, dormir de 6 a 8 horas por noite, e de preferência, ir para a cama e acordar na mesma hora.
9.Divirta-se
A última dica, e não menos importante, é cuidar da sua saúde mental. Por isso, faça uma atividade física, saia com os amigos e divirta-se. De repente, uma aula de yoga ou meditação.
O objetivo aqui é relaxar e acalmar a mente, pois assim, seu cérebro vai estar melhor preparado para todas as novas informações.
Render mais nos estudos tem tudo a ver com criar uma rotina. Rotina para estudar naqueles horários, para fazer pausas, dormir bem, enfim, são vários fatores envolvidos que afetam diretamente o rendimento nos estudos!