Tudo sobre buscadores e otimização SEO

Sabemos que otimização SEO pode parecer complicado, mas fique tranquilo, estamos aqui para descomplicar.

Primeiro, vamos entender como funcionam os buscadores para que você possa entender na prática as aplicações SEO.

Buscadores

Existem diversos mecanismos de pesquisas e você com certeza as utiliza todos os dias para as mais variadas necessidades.

Conheça alguns:

  • Google
  • Bing
  • Yahoo
  • Ask
  • Qwant

Se você lembra do Cadê com certeza não é da geração Z.

Os motores de busca são programas desenvolvidos para encontrar resultados em sua base de dados à partir de palavras-chave procuradas por seus utilizadores.

Isso significa que tudo o que você encontra no Google precisa estar em sua base de dados.

Curiosidades:

  • É possível bloquear a indexação de um site para que ele não apareça nas pesquisas
  • O Google possui robôs que varrem a internet atrás de novos conteúdos e atualizações. A frequência de verificação desses robôs depende principalmente da relevância de um site. Ou seja, um site com poucos acessos pode demorar para apresentar uma atualização para o usuário.
  • O objetivo de todos os buscadores é oferecer a melhor experiência para o usuário. Isso é o que o torna a ferramenta favorita, mais utilizada e com menos riscos de ficar obsoleta e simplesmente desaparecer.

Experiência do usuário em motores de busca

O AltaVista, buscador pioneiro e sucesso nos anos 90 foi o primeiro a permitir que usuários realizassem pesquisas utilizando uma linguagem natural.

Hoje pode não parecer nada especial, mas na época, se você buscasse, por exemplo, “como ter um site otimizado”, teria resultados com as palavras “como” “ter” e “um”.

Imagina como era difícil responder uma dúvida antes desse recurso?

Também foi o primeiro a mostrar imagens, vídeos e áudios nas buscas, além de traduzir sites inteiros para alguns idiomas.

O fracasso da ferramenta veio justamente quando a empresa parou de focar na experiência do usuário. Em 1998 começou a ser engolida pelo Google, enquanto usuários foram migrando pouco a pouco para uma ferramenta que oferecia uma experiência mais simples e completa.

Podemos dizer então que oferecer a melhor experiência para o usuário é motivo de sucesso ou fracasso. Isso significa que bilhões de dólares estão nas mãos da usabilidade.

Fatores essenciais para garantir a melhor experiência do usuário nos buscadores:

1) Entregar resultados precisos

Quanto maior a chance do usuário encontrar exatamente o que ele está buscando em poucos cliques melhor o nível de satisfação. Por isso, uma das formas de ordenar os resultados é a quantidade de tempo que um usuário fica na página após o clique.

O motivo disso é simples: se o usuário pesquisou “pão caseiro” e ficou 1 segundo em determinado site, significa que o site não era o que ele estava buscando.

Dessa forma, a taxa de desistência é um fator importante no rankeamento.

2) Navegabilidade

Um outro grande motivo para explicar a taxa de desistência é a navegabilidade do site.

A navegação tem relação com usabilidade, que diz respeito ao quão fácil é navegar pelo site, mas também é influenciada pelos sentimentos e sensações despertados através do layout.

Cores, conteúdo, imagens, símbolos e formas influenciam e muito a percepção do usuário.

Sabe quando você acessa um site e simplesmente nem tenta encontrar o que está buscando? Na maioria das vezes isso significa que o site desperta sensações negativas.

Existem alguns motivos para isso:

  • Falta de alinhamento com o público-alvo;
  • Cores que não levam em consideração a psicologia das cores;
  • Erros de layout que podem até ser imperceptíveis em um nível consciente mas que inconscientemente enviam uma imagem para o cérebro com a informação de se que o site não é confiável;

3) Velocidade

Na internet cada segundo conta, por isso, uma das notas é de velocidade.

Esse é um dos grande motivos para a taxa de desistência, afinal de contas, quem nunca desistiu de um site antes mesmo de ele carregar?

Esse é um dos grandes pontos que o Google leva em consideração e que pode te deixar para trás por uma questão de milésimo em comparação com empresas que concorrem pelas mesmas palavras-chave.

4) Força de domínio

Quanto mais relevante um domínio, maior a credibilidade, confiabilidade e menor as chances do buscador errar ao indicá-lo, certo?

Por isso, alguns pontos contam bastante nesse sentido:

  • Tempo de domínio;
  • Quantos sites mencionam esse domínio;
  • Nível de autoridade; (pode ser checado no Semrush)
  • Saúde do domínio. Isso mesmo que você leu! Os buscadores medem a saúde através de práticas puníveis como black hat, por exemplo. Em resumo são técnicas maliciosas de manipulação dos resultados dos mecanismos de buscas. Em termos práticos: backlinks tóxicos que não possuem relação com o conteúdo etc (sabe aquelas páginas que listam um monte de links aleatórios sem contexto? Então, não faça isso!)

Rastreabilidade

Conforme explicamos lá no início, os sites são analisados por robôs, que apesar de muito inteligentes não são seres humanos. Por essa razão, é importante que os sites possuam etiquetas que informem esses robôs sobre seu propósito e conteúdo.

Por exemplo, se você tem uma empresa de sorvetes, vai adiantar para um robô comunicar a seguinte frase: “refresque-se neste verão”?

Não! Por isso, é necessário informar ao buscador que sua empresa é uma sorveteria localizada no bairro da Lapa, em São Paulo, por exemplo.

Indexação

Um site é indexado no buscador após ser rastreada pelo Google (Googlebot). A página passa por uma análise de conteúdo e então é armazenada no Google.

Existe um processo chamado sitemap, que nada mais  é do que um arquivo que, quando escrito de acordo com os padrões e regras do Google, ajuda os robôs a rastrearem as páginas daquele site.

Ou seja, é uma ferramenta para que o rastreamento e indexação não seja apenas passivo, mas também pró ativo.

Isso irá ajudar tanto na qualidade quanto na velocidade do processo de indexação que sem isso pode levar meses.

O que é Otimização SEO

Se você ainda não está familiarizado com os principais termos, confira nosso dicionário SEO. Neste link você irá entender de uma vez por todas o que significam esses termos em inglês essenciais para qualquer estratégia digital.

SEO (search engine optimization) ou “otimização para ferramentas de buscas”, nada mais é do que seguir as regras dos buscadores através de um conjunto de técnicas e estratégias para posicionar de forma favorável um site dentro desse ranking.

Otimização SEO On Page

São otimizações realizadas dentro da página com palavras-chave relevantes.

Exemplos de aplicação:

  • Títulos e subtítulos (H1 e H2)
  • URL
  • Imagens (peso, título e texto alternativo)
  • Links
  • Textos
  • Meta Title e Meta Description (título e descrição que aparece nos buscadores)

Otimização SEO Off Page

São ações aplicadas fora da sua página que tem o objetivo de posicionar sua empresa como uma referência no mercado.

Esses resultados são atingidos com:

  • Popularidade (marketing que atraia uma boa quantidade de usuários para seu site)
  • Links com menções (se tornar relevante a ponto de outras empresas mencionarem seu site)
  • Confiabilidade (ausência de práticas maliciosas, idade do domínio, qualidade do conteúdo etc)

Resumo

Agora que você foi introduzido ao mundo da otimização SEO deve saber:

  1. O objetivo dos buscadores é proporcionar a melhor experiência para o usuário e é desta forma que as posições são definidas. Isso pode ser encarado como um prêmio ou punição para as empresas que não seguem essas diretrizes;
  2. Deixar claro logo na primeira seção o que sua empresa oferece é importante para que o usuário não desista da navegação por não ter encontrado facilmente o que estava buscando;
  3. É importante conhecer a fundo o cliente em potencial para garantir uma navegação fácil e intuitiva;
  4. A velocidade é um dos fatores mais importantes, por isso, foque em boas hospedagens e otimização de site;
  5. A força de domínio é importante e é construída com o tempo, sendo assim, tenha paciência e siga pelo caminho certo sempre;
  6. A rastreabilidade trata-se do quanto seu site é facilmente classificado pelos robôs do Google;
  7. A indexação nada mais é do que estar presente nas ferramentas de busca. O sitemap pode acelerar e melhorar este processo, se feito da maneira correta;
  8. Em resumo SEO é sobre seguir as diretrizes dos mecanismos de busca para garantir uma boa posição;
  9. SEO On Page são as técnicas realizadas dentro da página;
  10. SEO Off Page são estratégias aplicadas fora da página para aumentar a relevância do domínio;

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gerador de Ideias, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o universo digital.