Você conhece Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
Em uma época em que o cliente está no centro de todas as ações de marketing, o que pode ser mais importante do que o conteúdo voltado para o próprio cliente?
Os conteúdos são o cartão de visita de uma empresa, são capazes de construir relacionamentos sólidos e duradouros.
Nesse sentido, torna-se cada vez mais importante educar o seu público, de modo que ele confie em você e de modo a gerar fidelização de clientes.
Para saber como a produção de conteúdos é benéfica à sua empresa, continue lendo!
Inbound marketing e marketing de conteúdo: o que é?
O marketing de conteúdo está focado na criação e distribuição de conteúdo válido, relevante e coerente para atrair e reter um público claramente definido e orientar os clientes a realizar uma ação lucrativa.
Portanto, o marketing de conteúdo trata do processo de planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdo para atingir seu público-alvo.
Por sua vez, o inbound marketing tem a ver com atrair pessoas para sua marca. A primeira coisa a fazer é informar o seu público e fazer com que sua marca se destaque em seu segmento.
Quando isso acontecer, o público ficará naturalmente conhecendo a sua marca.
Como você faz isso? Criando uma variedade de conteúdo envolvente em várias plataformas e canais, como por exemplo post que fizemos como:
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Pense em postagens de mídia social, postagens em blog, newsletters; qualquer conteúdo que seu público busque ou com o qual interaja.
O Inbound Marketing visa aumentar a conscientização e a lealdade do cliente, em vez de forçá-lo a uma compra.
Por que o marketing de conteúdo é importante?
O consumidor moderno tem acesso a muitas informações a qualquer hora do dia. Então, ele quem vai buscar o conteúdo que mais lhe interessa e de que precisa.
Ao criar conteúdo personalizado e eficaz, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, as empresas conseguem aumentar o número de visitas ao site e se beneficiar também com a classificação das páginas dos motores de busca.
Logo, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais ferramentas do Inbound Marketing e, aproveitando ao máximo, você pode:
- fornecer conteúdo adequado e direcionado para o seu público-alvo;
- construir relacionamentos com clientes;
- educar seus contatos sobre os produtos e serviços que você oferece;
- melhorar o conhecimento da marca;
- aumentar as conversões;
- conectar-se com seu público para mostrar como seus produtos e serviços resolvem seus problemas;
- criar um senso de comunidade em torno de sua marca.
Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo
Defina a persona
Em primeiro lugar, para criar conteúdo direcionado e personalizado, você precisa conhecer o seu público-alvo.
Comece perguntando a si mesmo: com quem eu quero falar? Defina a persona que você deseja atingir para direcionar conteúdo de qualidade às pessoas certas.
Estabeleça metas
É interessante também definir metas SMART. Essa sigla se refere a objetivos específicos mensuráveis, alcançáveis, realistas e cronológicos (baseados no tempo).
Essas são metas específicas para cada negócio e complementares a objetivos de marketing.
Veja alguns exemplos de metas que você pode definir para sua estratégia de marketing de conteúdo:
- melhorar o reconhecimento da marca;
- aumentar a receita;
- aumentar as conversões;
- melhorar a fidelidade à marca;
- aumentar o envolvimento do cliente;
- construir relações de confiança entre clientes e clientes potenciais.
Determine KPIs
O próximo passo é definir os principais indicadores de desempenho (KPIs) para suas metas.
Os KPIs são dados quantificáveis que podem ser usados para medir o desempenho real em relação aos objetivos definidos.
Escolha seus canais
Depois de decidir o conteúdo, você precisa escolher os canais onde ele será compartilhado. Os principais canais são as redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest, YouTube).
Mas não subestime o e-mail marketing, os guest posts e o SEO.
Defina um orçamento
Pense no tipo de conteúdo que você está criando e em quais canais você está promovendo esse conteúdo.
Em seguida, faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar seu orçamento
Veja se você precisa pagar por software ou tecnologia para criar o conteúdo (como Adobe Photoshop, Canva, uma câmera). Ainda, verifique se você precisa contratar pessoas especializadas na criação de conteúdo.
Crie e compartilhe conteúdo de qualidade
Agora, é hora de criar conteúdo. Lembre-se que ele deve ser valioso, interessante e direcionado para seu público.
As perguntas que você precisa fazer a si mesmo nesta fase são:
- Do que meus clientes em potencial precisam?
- Que desafios eles estão tentando superar?
- Por que o seu produto ou serviço pode ser útil?
- Como você pode ajudá-los?
Depois de criar seu conteúdo, organize-o criando um plano editorial.
Análise e acompanhe os resultados
Finalmente, analise e meça seus resultados.
Isso permitirá que você faça as alterações necessárias para melhorar seus esforços na estratégia de marketing de conteúdo e alcançar mais leads e clientes.
Observe suas metas SMART e KPI para determinar o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo. Você atingiu seus objetivos e KPIs?
Depois disso, veja o que precisa ser ajustado, melhorado e alterado, em um processo constante de aperfeiçoamento.
Espero que este post tenha esclarecido as suas dúvidas!