O e-commerce tem crescido de maneira inacreditável de 2019 para cá. Na verdade, o mercado digital nesse âmbito já estava bem consolidado, porém vimos um segmento que só cresceu nos últimos anos de uma forma que era esperada apenas para daqui alguns anos. Parte por conta do cenário atual, parte por conta das últimas novidades. Investir em e-commerce é hoje essencial.
Logo, investir no e-commerce de 2021 em diante pode ser uma ótima e grande oportunidade. Contudo, tão importante quanto aproveitar o momento de mercado aquecido, é saber o que pode acelerar esse crescimento, ou ao menos garantir segurança diante de uma concorrência tão acirrada.
As novidades recentes para investir em e-commerce
Em primeiro lugar, é importante deixar um fato claro: novidades são algo que podem mudar rapidamente. Assim, uma mudança que hoje pode ser um fator de mudança, amanhã pode ser obsoleta ou menos interessante. Assim, vamos focar naquelas que hoje são, sem sombra de dúvidas, um fator determinante para o sucesso do negócio. Vamos a elas.
Pagamento por Pix
O Pix é uma das grandes novidades dentro e fora do e-commerce. Com a possibilidade de fazer transferências sem depender do horário comercial dos bancos, usando apenas o celular e seguindo todas as recomendações de segurança, o método rapidamente se tornou um dos mais usados no país hoje em dia.
Para o e-commerce, o Pix está sendo uma novidade muito bem vinda. Enquanto os boletos continuam sendo uma opção muito interessante para quem não tem o acesso aos aparelhos, ou simplesmente não opta pelo Pix, este é viável para quem quer agilidade em compras e vendas. E quanto maior a agilidade, melhores os ganhos.
Mais do que aumentar os canais de venda, o Pix no e-commerce potencializa ofertas, inclusive em modalidades antes disponíveis apenas por boleto, garante um fluxo de caixa mais dinâmico, e pensar em soluções eficientes para o segmento e mercado como um todo.
Gerenciadores de Marketplace
Não apenas os gerenciadores, mas os próprios Marketplace se tornaram uma porta de entrada muito importante para novos gestores de lojas virtuais, indo desde plataformas mais antigas como o Mercado Livre, até grandes varejistas como Amazon, Americanas, Magazine Luiza, entre outras, viram possibilidades de usar suas marcas como portas de entrada para novos comerciantes, além de expandir sua presença online de forma indireta.
Tamanho foi o crescimento, mas principalmente os novos lojistas terem a opção de estarem presentes em todas elas, que as plataformas de gerenciamento vieram não apenas como um agregador, no sentido de facilitar a gestão dos lojistas, mas garantir que eles próprios também possuam sua opção de loja virtual.
Em suma, gerenciadores de marketplace são uma das bases ideais para começar sua loja virtual, garantindo uma identidade própria tão importante quanto sua presença em várias plataformas do tipo.
Vendas por redes sociais
Surgida em 2020, a liberação dos pagamentos por meio das redes sociais expandiram os leques de opções, ao passo de aumentar a atenção com segurança, meios de pagamento, e a própria credibilidade dos vendedores.
Contudo, para quem já tem marcas consolidadas, isso é uma ótima oportunidade, e mesmo para novos investidores, ter as redes sociais como um canal de vendas consolidado torna a dinâmica de engajamento e ações publicitárias mais versátil, garantindo sempre que o usuário consiga realizar suas compras.
As vendas por redes sociais vieram acompanhadas de menus interativos, mostruários de produtos, além de integrações importantes com as páginas já consolidadas, stories e recursos que tornam a experiência de usuário tão relevante quanto as vendas em si.
Ferramentas de comunicação e pagamento para investir em e-commerce
Cada vez mais, o processo de investir em e-commerce aproxima-se dos meios físicos no que diz respeito à experiência de usuário. Com mais conhecimento dos procedimentos e maiores referenciais de qualidade, o nível de exigência dos clientes é alto o bastante para que as marcas busquem meios de garantir a retenção do público.
Isso começa no atendimento, personalizado e dinâmico como um vendedor faria em uma loja física, mas nos diferenciais de promoções e recursos que só são possíveis nos meios digitais. Aqui estão alguns exemplos para ilustrar essas iniciativas.
- Cashback – Adotada por algumas gigantes varejistas, mas principalmente pelas fintechs, o Cashback segue uma ideia: seja em uma plataforma própria ou em parceria com as plataformas, o usuário paga menos ao reter parte dos valores em sua plataforma para compras futuras, garantindo fidelidade dos usuários.
- Sistemas de avaliação e indicação – prova social é um fator importante para quem busca relevância no mercado. Ao oferecer incentivos e meios do próprio público indicar sua loja, a tendência de crescimento é ser constante.
- Clube de assinaturas – Embora existam com frequência nas lojas físicas, o princípio de exclusividade, oferecido pelos meios virtuais, pode ser um fator determinante para lojas virtuais. Ao oferecer garantias e vantagens que favoreçam o preço de assinante, os clubes de assinaturas tornam-se um canal de vendas eficiente.
- Ofertas de frete gratuitos ou reduzidos – Sendo hoje o fator competitivo mais importante, em custos e velocidade de entrega, garantir uma oferta de frete viável para o crescimento sustentável da loja, ao mesmo tempo que garante conforto para os clientes, é ter um destaque positivo nas etapas iniciais do e-commerce.
Vendas internacionais
Investir no e-commerce é considerar opções não apenas no Brasil, como no mercado exterior também. Seja pelas plataformas de marketplace que possuem presença internacional, seja por parcerias, a possibilidade de levar seus produtos para outros lugares do mundo é algo mais frequente na linha oposta.
Contudo, o fator que pode ser um desafio para vendas internacionais está justamente na etapa alfandegária, conhecida pelo lado burocrático e atravancado. Por outro lado, buscar soluções para essas questões também é parte da criatividade do empreendedor brasileiro, garantindo um lado pioneiro em um mercado emergente.
As melhores formas de investir no e-commerce estão não apenas na qualidade de serviços e atendimento, mas em combinar formas consolidadas de vendas, com novas opções no mercado. Contudo, o mais importante é ter uma base sólida para montar sua loja, de modo que o crescimento seja estável e duradouro. Até o próximo artigo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da SinalizeWeb, que trabalha tanto com Consultoria de Marketing Digital, como outros campos importantes para sua empresa desenvolver online.