Entenda definitivamente como é possível aumentar o impacto de uma ação sobre o público-alvo utilizando estratégias corretas de marketing de guerrilha
Imagine uma publicidade criativa de um produto ou serviço, algo que chame a atenção dos consumidores por fugir do convencional. Estratégias deste porte podem ser configuradas como marketing de guerrilha, capazes de aumentar o impacto da ação sobre um determinado público com um investimento baixo. Mas de onde vem esse nome?
Origem do Marketing de Guerrilha
Por vezes mais agressivo que outras formas de divulgação, o marketing de guerrilha foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson no final da década de 70, inspirado na Guerra do Vietnã, quando norte-vietnamitas, mesmo com um poder de fogo menor nos combates diante dos sul-vietnamitas – então apoiados pelos EUA – superaram as limitações com táticas de guerrilhas para se sobrepor aos adversários. Naquele momento, a criatividade vencia o alto investimento financeiro representado pela tecnologia bélica.
Por que investir em estratégias desta natureza?
Basicamente, porque as experiências criadas juntos aos consumidores tornam-se únicas e valiosas para uma marca. Abordagens a partir de pensamentos “fora da caixa” levam a resultados mais significativos, mesmo com menos investimento.
Ao ultrapassar a barreira do convencional, o método chama a atenção do público para ações que dificilmente passam despercebidas, uma vez que provocam reações distintas dos anúncios tradicionais que nós, inconscientemente, descartamos diariamente.
Alta concorrência válida “modus operandi”, na medida em que consumidores percebem uma marca de forma diferente, agregando valor e reforçando sua imagem no mercado
Há, portanto, que se pensar em planejamento e efeitos. Sim, porque nem sempre as consequências de ações fora do habitual são eficazes. Algumas não conseguem ser bem aceitas pelo consumidor. Um ponto a favor é o advento das redes sociais: a facilidade de acesso à tecnologia permite tirar fotos, filmar e compartilhar conteúdo, transformando campanhas em virais de sucesso. Fique por dentro das cinco principais estratégias do marketing de guerrilha:
Conheça seu público
Uma das máximas em campanhas direcionadas para um público específico é exatamente conhecer muito bem quem são estas pessoas, o que procuram, quais são seus interesses e objetivos. Esse é um ponto fundamental para minimizar falhas, pois a partir do momento em que se torna possível identificar um perfil, seus valores e necessidades, as chances de passar a mensagem certa no momento certo aumentam consideravelmente. É assim no marketing digital, na medida em que a cada campanha é possível ajustar a rota, mensurar resultados e reinvestir. No marketing de guerrilha não é diferente;
Use os caminhos certos
Uma boa ideia, com público identificado já é “meio caminho andado”, como popularmente se diz. Há, no entanto, que se atentar para quais canais serão escolhidos para transmitir a mensagem aos consumidores. Portanto, é preciso descobrir onde está seu público, isto é, em quais canais de comunicação eles estão com mais frequência. Conectar o maior número de pessoas no menor espaço de tempo possível é um papel muito bem desempenhado pelas mídias sociais. Mas é preciso utilizar a mesma linguagem, seja ela mais formal ou mais descontraída. É neste momento que o marketing de conteúdo tem o poder de personalizar mensagens para os clientes, transformando pessoas em fãs fiéis de uma determinada marca, de maneira que elas se vejam representadas pela forma como a mensagem é transmitida;
Aposte em autenticidade
Ser original em mercados tão concorridos pode não ser tarefa simples mas, por isso mesmo, ser autêntico tem suas vantagens para colher bons frutos. Campanhas criativas sem ideias originais correm o risco de não atenderem às expectativas e sucumbirem. O sucesso de uma ação está diretamente ligado à experiência proporcionada ao público-alvo. Basta fazer uma analogia. Imagine uma campanha de Google Ads de uma marca de roupas que, para chamar a atenção, adota um discurso similar ao do maior concorrente. Ainda que haja criatividade e que a mensagem cumpra seu papel, a falta de originalidade pode ser um fator negativo na forma como aquela empresa será vista dali em diante;
Busque emocionar
Experiências memoráveis e – por que não? – inesquecíveis são aquelas que provocam reações e emoções nas pessoas. É necessário, portanto, refletir quanto à importância do conteúdo e da mensagem veiculados estarem adequados ao segmento que a marca deseja atingir. Seja em uma ação de divulgação de produtos ou em uma chamada para assuntos mais sérios e urgentes, é essencial tomar cuidado para não afastar clientes com percepções ruins
Potencialize o conteúdo
Uma vez que os resultados da campanha foram avaliados e o saldo foi positivo, que tal produzir e viralizar conteúdos utilizando das principais ferramentas do marketing digital? Relatar as experiências obtidas nas redes sociais, no blog da empresa ou via e-mail marketing, personalizando ainda mais o contato com o cliente são excelentes canais para fomentar o engajamento com o público.
Conteúdo produzido pela equipe Vox Digital.