Sistema CRM para novas empresas – Por que utilizar uma ferramenta de gestão e quais as principais vantagens?

Um sistema CRM não é apenas uma ferramenta de relacionamento com o cliente, ele também é uma metodologia que deve ser utilizada para dinamizar os processos dentro da empresa, além disso ele também funciona como uma poderosa ferramenta de marketing.

Uma ferramenta que permite ter um relacionamento personalizado com o cliente, através de vários canais sociais, e-mails, programas mensageiros, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Uma metodologia que interliga todos os setores da empresa ao relacionamento com os consumidores, todas as relações comerciais são focadas nos clientes.

Uma estratégia global de marketing, naturalmente ao se conectar de forma personalizada aos seus consumidores, promove a conexão dos produtos e serviços aos clientes, garantindo o sucesso do seu negócio.

Diante de um mercado que exige empresas conectadas, capazes de dar respostas rápidas aos consumidores, para ter sucesso sua marca deve usar um sistema CRM.

1.   Evitar a desorganização

O planejamento estratégico é o primeiro passo para a gestão de qualquer empresa, mas para aplicar um sistema CRM, esse planejamento deve estar alinhado à metodologia do atendimento personalizado ao cliente.

Um planejamento estratégico CRM organiza automaticamente os dados dos clientes e, ao mesmo tempo, obriga a empresa a se organizar, ele muda as relações da sua equipe com os clientes, a relação se torna mais dinâmica e organizada.

Para que a praticidade e a otimização dos serviços ocorram, os setores da empresa devem funcionar em perfeita harmonia, as informações vão estar à disposição, entretanto isso não basta, será preciso usá-las de forma eficiente.

Como aplicar um sistema CRM para novas empresas

Primeiramente, escolha uma plataforma CRM. Entretanto, lembre-se: uma boa plataforma é aquela que ajuda sua empresa em todas as etapas da aplicação de um CRM como a amocrm.com, por exemplo.

Pense no alinhamento entre o planejamento do negócio e a metodologia CRM – sua empresa e a plataforma que você contratou vão definir as estratégias e o alcance do projeto de relacionamento com seus clientes, estratégia de comunicação com o cliente.

Faça uma orientação e uma gestão dos recursos humanos – sua empresa vai disponibilizar treinamento aos funcionários, e integrar os dados entre os setores da companhia.

Análise e avaliação dos procedimentos da empresa – durante a aplicação de um sistema CRM e mesmo após a análise e a avaliação devem continuar periodicamente para que seu negócio tenha sempre a oportunidade de inovar, mudar o que estiver errado, ou aprimorar os procedimentos.

Nesta metodologia tudo vai girar em torno do relacionamento com o cliente, a organização dos dados dos clientes trará muitos benefícios para todos os setores do seu negócio.

2.   Marketing personalizado

Sistema CRM para os setores da sua empresa, esse sistema coleta dados que são processados e apresentados em formato de relatórios e gráficos.

Os setores de planejamento da sua empresa utilizaram esses dados para segmentar clientes, melhorar as vendas, através do histórico de cada cliente, suas equipes vão saber: que vendas estão em andamento e quais foram finalizadas, quem fez o último atendimento.

Além disso, ele analisa a aceitação dos produtos ou serviços por áreas geográficas, dando oportunidade para sua empresa melhorar as vendas através da gestão territorial.

Também automatiza e integra os canais de atendimento e os controles de vendas, como o agendamento e a entrega de pedidos ou serviços.  

Por esse motivo vários setores da empresa se beneficiarão dessa tecnologia, o setor de vendas e o setor de marketing terão melhor visualização do processo de vendas, isso vai ajudar a ajustar as estratégias de vendas e de marketing.

A metodologia de um sistema CRM permite adotar uma estratégia de marketing mais natural e menos forçada, quando seu negócio tem um relacionamento personalizado com todos os seus clientes é capaz de entregar informações personalizadas.

Com o entrelaçamento dos canais sociais, o marketing vai atingir um público maior e mais ligado ao seu produto ou serviço.

Ele unifica os processos, pois todos os setores da sua empresa vão ter que interagir de forma organizada para otimizar os serviços sem deixar brechas para a desorganização nos processos.

O cliente vai estar mais satisfeito com o relacionamento cliente-empresa, porque o seu negócio será capaz de responder imediatamente às solicitações dos seus consumidores, dúvidas, solicitação de preço, informações sobre os produtos ou serviços.

O setor financeiro também vai desfrutar da possibilidade de captar os dados das entradas e saídas do fluxo de caixa mais rapidamente, encurtando o tempo de resposta para as tomadas de decisões.

3.   Aumenta as vendas

Mas como funciona um sistema CRM? Pois bem, é um grande banco de dados, armazena todas as informações que são importantes para o seu negócio.

Ele lida com volumes grandes de informações, por isso faz a integração entre o sistema CRM com softwares ERP, para facilitar o trabalho dos colaboradores dentro dos vários setores de uma empresa, nas seguintes esferas: 

  • Operacional – é o atendimento personalizado;
  • Análise de dados- gera relatórios e análises;
  • Cooperação sistemática – faz o entrelaçamento da informação;
  • Gestão estratégica – analisa as forças e fraquezas do seu negócio.

Um sistema CRM gera confiança tanto para os clientes através de um relacionamento praticamente instantâneo que sua empresa pode oferecer, como também para os seus colaboradores que vão estar mais bem equipados para estes atendimentos.

Pois um bom vendedor sabe que para ser bem-sucedido precisa mostrar para o cliente a necessidade que o produto tem na vida desse cliente, e quem mostra mais, vende mais!

Seu negócio vai vender mais simplesmente porque vai oferecer mais, e melhor, porque vai oferecer para um público que estará informado sobre a sua empresa, os seus produtos ou serviços.