Para ter um tráfego com uma ótima audiência, você precisará criar conteúdos relevantes e de boa qualidade voltados para vendas. É fundamental a utilização de palavras-chave para ter um bom ranqueamento e ser visto por muitos usuários.
Mas você deve perguntar, porque preciso ter um conteúdo para vender? Basicamente, o consumidor mudou sua forma de comprar, eles estão cada vez mais próximos da marca, trocando vendas por experiências e através do seu conteúdo eles irão chegar até o final do funil.
Mas como vou atrair este usuário?
Você precisa conhecer sua persona, um usuário específico para o seu tipo de negócio como estilo de vida, profissão, idade, sexo.
É preciso traçar um objetivo e identificar sua persona, como se fosse um personagem com todas as características que você precisa para atrair o seu cliente real.
É preciso saber para quem o seu conteúdo está sendo direcionado, criando posts, escrevendo temas que despertem o interesse e que sejam impactados de uma forma orgânica.
Porém, é importante lembrar que persona não é a mesma coisa que público alvo, principalmente para o marketing digital. O público alvo é um grupo pelo qual uma empresa direciona seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal de uma forma mais humanizada e personalizada.
Além disso, é necessário saber que existem vários tipos de persona, e que cada um desses tipos tem um propósito diferente. Exemplo: Buyer Persona, Audience Persona, Brand Persona e Proto Persona.
Agora que você já sabe o que é, deve estar se perguntando, afinal, como saber qual é a persona da sua marca? É isso que vamos ver agora. Lembrando que essa criação é um processo, portanto invista tempo e esforço para que seja o mais preciso possível.
Lembre-se de seguir os seguintes passos:
Primeiro, colete dados dos seus clientes. Pode ser por meio de formulários de pesquisa divulgados para uma base de emails ou pelas suas redes sociais. Nesse estágio, o melhor tipo seria a pesquisa qualitativa, pois, mesmo sendo menos numerosas, obtêm respostas mais aprofundadas.
Pontos importantes para serem perguntados incluem Dados Demográficos, Dados Pessoais e Profissionais, Hábitos de Compra e Relação com a sua Empresa.
Logo após, analise os resultados da sua pesquisa e identifique padrões nas respostas, eles podem representar características, problemas, desafios e dúvidas comuns entre seus clientes. A partir dessa etapa é só estruturar e dar vida a sua persona. Tente criar de maneira detalhada e descritiva a partir dos dados relatados nas pesquisas.
E pronto você terá sua persona. Lembrando que é possível fazer mais de uma persona, caso o seu público seja amplo. Agora você já pode começar a divulgar sua marca de maneira mais específica e nichada.
Se quiser saber mais sobre Marketing Digital, o Blog da Actionpay tem diversas matérias com várias dicas sobre o Mercado. Texto originalmente produzido por Actionpay Brasil.