Não importa o tamanho da compra, o que todo mundo quer é opções na hora de pagar, com rapidez, segurança na transação e zero burocracia. Seja qual for o seu negócio, pode ter certeza: ter vários meios de pagamento é conveniente para os consumidores e um bom negócio para você.
O mercado está de olho nisso, investindo em novas tecnologias para tornar os pagamentos cada vez mais digitais. A própria pandemia de Covid-19 acelerou esse processo, resultando na disparada do comércio eletrônico, no declínio do uso do dinheiro físico e no crescimento das carteiras digitais, nas quais é possível armazenar dados bancários e senhas para realizar compras online.
Ok, concordo, mas como posso surfar nessa onda?
É aí que entram as plataformas de gestão de cobranças e pagamentos, parceiros perfeitos para os atuais e futuros meios de pagamento. Elas facilitam todo o processo para clientes, empresas, e-commerces, instituições bancárias e administradoras de cartões de crédito/débito.
É o que chamamos de gateway de pagamento, quando essas plataformas funcionam como uma ponte entre as partes envolvidas. Funciona assim: o cliente insere seus dados de pagamento no site; daí o gateway faz a criptografia desses dados e comunica com a instituição pagadora; então é feito o processamento do pagamento.
Note que a plataforma de gateway não recebe os valores. Mas sim, existem outras plataformas que realizam o processo completo, conhecidas como processadoras de pagamentos. Elas intermediam a compra, ou seja, além do processo técnico do pagamento, as processadoras de pagamentos coletam o dinheiro e depois repassam para a empresa.
Veja o que as plataformas de gestão de pagamento podem fazer por você.
Assinaturas de canais de streamings, planos de telefonia, provedores de internet, contratos de planos de saúde, mensalidades escolares. Tudo isso se enquadra em cobranças recorrentes, ou seja, são periódicas, se repetindo em tempos determinados.
Ora, se acontecem sempre, nada mais inteligente que automatizar esse processo, não é mesmo? Ah, e no caso de cobrança única? Mesma coisa. Uma plataforma de meios de pagamento completa resolve tudo isso para sua empresa, oferecendo:
- Gestão acessível e facilitada de clientes e cobranças;
- Notas fiscais eletrônicas geradas e enviadas automaticamente;
- Envio automático e personalizado de notificações para os seus clientes;
- Relatórios personalizados para você acompanhar a saúde financeira do seu negócio;
- Ambiente totalmente seguro, com criptografia de ponta (2048 bits);
- Interface organizada e prática;
- Contrato digital gratuito, via e-mail/Whatsapp;
- Facilidade de uma conta digital completa, onde é possível pagar contas da empresa e até recarregar o celular.
Nas cobranças recorrentes, além de ter toda a gestão de cobranças na palma da mão, automatizar traz benefícios como a segurança do pagamento mensal ou no período pré-estabelecido, com maior previsibilidade financeira, menor inadimplência e redução das taxas de cancelamento. Isso aumenta a fidelização dos clientes e também otimiza o tempo da empresa para seu negócio-fim.
Cinco meios de pagamento e um objetivo: conquistar clientes.
Pensa com a gente: ter opções de meios de pagamento pode ser decisivo para o cliente escolher seu produto ou serviço. E ter uma empresa especializada na gestão desses pagamentos pode ser crucial para a sobrevivência e o crescimento do seu negócio. Essas plataformas estão prontas para ajudar você nos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros. Confira abaixo as principais escolhas na hora de pagar:
- Cartão de crédito: queridinhos dos clientes, é uma das principais formas de pagamento recorrente e amplamente usada em e-commerce;
- Cartão de débito: se por um lado o cartão de crédito ajuda no financiamento do brasileiro, o cartão de débito vem ganhando espaço justamente para evitar o endividamento. Ou seja, muitas pessoas estão preferindo essa modalidade para controlar melhor seus gastos;
- Débito em conta: segue também o caminho do controle financeiro e tem a vantagem de ser simples, apenas cadastrando o cliente, os dados de cobrança e pronto;
- Boleto: velho conhecido de todos, ele ainda é um dos métodos mais usados pelos brasileiros, especialmente pelas pessoas jurídicas. E a boa notícia é que muitas plataformas de gestão oferecem boletos sem mensalidades, sem taxas adicionais e sem quantidade mínima;
- Pix: fechamos com essa nova modalidade, que já caiu no gosto do brasileiro para transações entre pessoas físicas e, cada vez mais, ganha espaço dentre os meios de pagamento. Muitas empresas já estão recebendo por Pix, facilitando a vida dos clientes e garantindo instantaneamente o valor, a qualquer hora ou dia.
Conclusão: meios de pagamento é um grande diferencial.
Além da qualidade de um produto, da eficiência na prestação de serviço e da excelência no atendimento, oferecer diversos meios de pagamento atrai clientes e podem até fidelizá-los.
Claro que gerir diferentes formas de recebimento não é tarefa fácil, mas as plataformas estão aí para ajudar sua empresa.
Unindo tecnologia de ponta e gestão, elas deixam os processos rápidos e seguros, contribuindo para uma maior confiabilidade nos recebimentos, uma maior previsibilidade orçamentária nos pagamentos recorrentes e, consequentemente, uma melhor organização do fluxo de caixa do seu negócio.
Motivos é que não faltam para você conhecer de perto o trabalho de uma plataforma de gestão de meios de pagamento. Comenta aqui para gente o que mais chamou atenção sobre o assunto e como você enxerga a evolução dos meios de pagamentos na sua empresa.