Conheça algumas tendências do desenvolvimento de softwares que estão se tornando essenciais para o processo de evolução das empresas.
A transformação digital se transformou em um forte aliado das empresas competitivas, que utilizam o desenvolvimento de softwares para modificarem a forma como executam suas tarefas. Ou seja, o que anteriormente era feito de forma burocrática e manual, atualmente pode ser descomplicado com o apoio de uma solução digital. E é nisso que muitas empresas têm apostado!
O uso de aplicativos e softwares de gerenciamento, por exemplo, podem agilizar o desenvolvimento de tarefas e ajudar as organizações na otimização dos produtos e serviços. Ou seja, o uso correto da tecnologia oferece a possibilidade de melhorar o relacionamento com o cliente e escalar o negócio de forma eficiente.
Entretanto, o setor de TI, ou tecnologia da informação, passa por constantes mudanças. A cada dia novas soluções tecnológicas são criadas e novos recursos aparecerem para o benefício de pessoas e organizações.
Por isso, não basta somente recrutar desenvolvedores e criar um produto digital pensando que isso resolverá todas as suas dificuldades. É importante ser estratégico e analisar estrategicamente as necessidades e objetivos da sua empresa.
Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Criamos este conteúdo especialmente para te atualizar sobre as principais tendências do desenvolvimento de softwares. Boa leitura!
Como funciona o desenvolvimento de softwares?
Já parou para pensar no quanto a tecnologia facilita o seu dia a dia? Basicamente, todos os recursos que você usa como aplicativos, por exemplo, os sistemas de computador, plataformas de streaming, entre outras soluções, passam pelas mãos de um desenvolvedor de software.
Quando você utiliza uma plataforma de treinamento corporativo, por exemplo, você está interagindo com um conjunto de soluções tecnológicas pensadas para responder a comandos específicos e executar alguma tarefa.
Explicando de forma básica, um software é composto por uma série de códigos interligados que formam um produto visual. A função do desenvolvedor é gerar sequências de códigos que possam ser executados para dar vida a alguma aplicação.
A programação pode ser vista como algo complexo, entretanto, ela permite que a tecnologia faça parte tanto da nossa rotina pessoal quanto de processos empresariais. Ou seja, a utilização de sistemas, plataformas, aplicativos, sites, entre outras ferramentas, permitem que as organizações organizem suas tarefas e alcancem os resultados de forma mais rápida.
Soluções digitais de destaque no setor de TI
O desenvolvimento de software é responsável por criar soluções digitais capazes de facilitar a rotina de pessoas e empresas. Você pode, por exemplo, criar um software completamente customizado, especialmente para ajudar nas suas demandas internas. Ou seja, os projetos estão cada vez mais específicos em busca de atingirem resultados diferentes.
Porém, algumas ferramentas ganham maior destaque por conta da demanda do mercado. Veja algumas das soluções tecnológicas mais requisitadas:
Tecnologia mobile
No objetivo de ganharem mobilidade, precisão e rapidez em seus processos, muitas empresas adotam o uso de soluções mobile para auxiliarem na rotina de trabalho. Neste cenário, a criação de aplicativos se consolidou como uma excelente opção para quem deseja:
- criar um novo canal de vendas;
- melhorar o relacionamento com o cliente;
- gerenciar processos internos de forma ágil;
- otimizar a comunicação interna e o fluxo de dados;
- disponibilizar conteúdos, produtos e serviços de forma online, entre outras possibilidades.
Para você ter ideia da proporção disso, segundo o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem smartphones realizam suas compras online através de ferramentas móveis. O mesmo relatório afirma que cerca de 77% dos consumidores móveis compram mais pelo smartphone. Enfim, este é apenas um exemplo de como a tecnologia mobile impactou no comportamento de empresas e clientes.
Plataforma para gestão de treinamentos
Com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar processos e capacitar colaboradores, muitas organizações optam por realizar treinamentos corporativos. Entretanto, muitos gestores esbarram nas dificuldades envolvendo logística, espaço físico, materiais, palestrantes, além de outros custos.
Neste cenário, o desenvolvimento de softwares criou uma excelente alternativa. Com uma plataforma de gestão de treinamentos corporativos, as empresas podem disponibilizar aulas online, além de gerenciar o conteúdo e os alunos. Com este tipo de ferramenta, além de reduzir custos como a manutenção de salas físicas, materiais impressos, viagens de professores e palestrantes, o gestor também facilita a participação dos colaboradores.
Ou seja, com o treinamento acontecendo dentro de uma plataforma online, os funcionários terão maior acessibilidade e facilidade para organizarem suas rotinas e pensarem na melhor forma de assistir aulas e executar tarefas. Outro fator relevante dessa tendência é que, uma plataforma pode incluir recursos bastante atrativos, como gamification, videoconferências, diversidade de mídias, entre outros.
Distribuição de vídeo
O consumo de vídeos online não para de crescer no Brasil e no mundo. Plataformas como o YouTube, Netflix, Amazon Prime Video e Disney+ fazem cada vez mais sucesso. Isso se intensificou desde que o uso de internet e de dispositivos eletrônicos como Smart Tv’s e smartphones se popularizaram.
Em meio a tudo isso, também surgiram muitos produtores de conteúdo, que desejam monetizar seus materiais e fazer de seus vídeos um negócio. Neste caso, a criação de uma plataforma OTT, ou seja, uma plataforma para distribuição de vídeo online, se tornou a opção mais lucrativa e eficiente.
Desenvolvendo essa solução digital, você consegue vender assinaturas para o seu público e ainda garantir total autonomia para gerir e negociar materiais, propagandas, fazer parcerias, entre outras formas de negócio.
Enfim, o setor de tecnologia sempre tem algo novo para oferecer, entretanto, é importante estar atento ao mercado e principalmente aos processos internos da sua empresa. Afinal, antes de implementar qualquer uma dessas soluções, é fundamental analisar seu modelo de negócio e pensar de forma estratégica.