No mundo dos negócios, saber gerir o time de marketing e vendas é fundamental para conquistar o sucesso de uma organização. Porém, para que isso aconteça é preciso investir tempo no treinamento dos profissionais. É necessário reforçar os processos da empresa, entender que tecnologia deverá ser utilizada e como será feita a análise dos resultados.
Quando o time de marketing e vendas não está devidamente alinhado ocorre o temido desperdício de orçamento e recursos. Ou seja, esse é um um dos principais motivos pelo qual a receita anual de uma empresa se torna estagnada ou, pior, diminui.
Como solucionar possíveis gargalos que impedem esse crescimento? O primeiro passo é entender as mudanças no perfil do consumidor nos últimos anos, que também transformaram as estratégias com o tempo.
Hoje, além do marketing tradicional, temos o inbound marketing e o outbound 2.0. Juntos, eles formam a metodologia que vai revolucionar a sua agência de comunicação: o Funil de Vendas em Y.
Essa estratégia tem todo o potencial para transformar seu negócio e os seus clientes em verdadeiras máquinas de vendas.
Se você, gestor, deseja aumentar a qualidade de entrega e otimizar os resultados em sua organização, aposte na estruturação da equipe de marketing e vendas.
Quer descobrir como você pode alinhar com sucesso as duas equipes e garantir a fidelização de clientes? Continue a leitura e descubra!
Diferença entre marketing e vendas
Antes de integrar essas equipes, você deve entender claramente a diferença entre elas e como uma pode complementar a outra. Vamos lá?
Time de vendas
O profissional de vendas é responsável por reunir e colocar em prática estratégias de convencimento que podem levar um potencial cliente a comprar um produto ou serviço.
Isso tudo é feito com ferramentas de comunicação muito usadas por vendedores, como e-mail, telefone, visitas, entre outras.
Para chegar até a decisão de compra de um cliente em potencial, o vendedor deve:
- Buscar criar um relacionamento e alimentá-lo de forma branda e amigável
- Estar atento durante toda a abordagem com potenciais clientes.
- Ter domínio do fluxo de cadência, no qual são feitos follow ups para atrair a atenção dos leads
- Identificar o nível de maturação com facilidade e sem ser invasivo ou ser interpretado de maneira errada
- Agendar reuniões, demonstrações e acompanhamentos
Time de marketing
O papel do profissional de marketing é inserir a empresa na jornada de compra e fornecer as informações de que ele precisa para considerar sua marca como uma opção.
O marketing exerce um papel fundamental na captura de leads, na maioria das vezes, sendo responsável por alcançar a maturação deles com efetividade.
Portanto, o profissional de marketing deve:
- Entender que o comportamento do consumidor está em constante transformação
- Impactá-lo e identificar suas necessidades e desejos através de entrevistas, pesquisas e imersão
- Desenvolver estratégias de geração de leads em uma variedade de canais
- Manter esforços de longo prazo para construir e aumentar o reconhecimento da marca
Apesar da diferença entre eles, existem algumas características que devem estar presentes em ambos para saber contornar os desafios do dia a dia:
- Curiosidade: o profissional de marketing e vendas precisa estar sempre em busca de informação, seja por cursos ou livros. Assim fica mais fácil de entender o lead, o que ele passa e o que o afeta, facilitando a construção de uma solução ou argumentação.
- Ética: persuadir é diferente de enganar. Sua marca precisa estar alinhada com um profissional que trabalhe corretamente, seja comprometido e ético.
- Resiliência: busque alguém que se comprometa com as responsabilidades e tarefas do dia a dia, encare um desafio e esteja sempre buscando se superar.
- Coachability: é preciso saber identificar um problema e corrigi-lo, recuperar-se de acordo com feedbacks e procurar melhorias em si mesmo.
Vantagens de alinhar marketing e vendas
Ficou mais do que claro que marketing e vendas devem atuar juntos para atrair, informar, reter e fidelizar clientes. Confira as principais vantagens em alinhar esses dois departamentos:
- Geração de leads qualificados: através dos insights de vendas, o marketing consegue produzir conteúdos mais estratégicos e atraentes aos potenciais clientes, preparando-os para o contato com o time de vendas.
- Aumento do ROI: quando uma empresa estrutura e alinha essas equipes, as chances de negócios melhores, maiores taxas de ganhos e ciclos de vendas mais curtos, aumentam.
Ou seja, a integração resulta em mais receita e um maior retorno sobre o investimento dos esforços de marketing e vendas.
Por que você deve estruturar a integração do time de marketing e vendas em seu negócio?
Como citamos no início do post, o inbound e o outbound 2.0 quando trabalhados juntos, podem tornar a sua empresa uma verdadeira máquina de vendas.
Para isso, é importante saber que ambos possuem uma jornada de compras composta de três etapas. Para o inbound, atração, conversão e nutrição. Para o outbound 2.0, captação, conexão e qualificação.
Existe um ponto fundamental para trabalhá-los: não ter apenas um grande destaque dentro da equipe, mas sim, um time que consegue atuar coletivamente, que se reúne e define metas, que segue processos, se organiza, que tem constância e disciplina de execução.
Se na sua gestão existe essa organização de time, provavelmente o sucesso será conquistado muito mais rápido do que se tiver um ou dois destaques dentro de uma equipe. Afinal, o foco é a equipe operar muito bem e, assim, trazer resultados ainda melhores!
O Funil de Vendas em Y, como contamos acima, une essas duas metodologias. Não só porque ambas são ativadas simultaneamente, mas porque existem pontes entre elas, amarrando o trabalho das equipes de marketing e vendas e gerando muito mais resultados.
Não deixe nenhuma oportunidade passar em seu negócio. Realize e a integração do time de marketing e vendas e alcance resultados extraordinários em sua organização.
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