Restaurante fitness: dicas para trabalhar na área

O mercado fitness é um dos que mais crescem a cada ano. Sendo assim, muitas pessoas procuram por comida e restaurante fitness e por isso, neste artigo apresentaremos dicas para trabalhar na área. Confira!

Quando se fala em comida fitness, a ideia que vem à cabeça é de comida simples. No entanto, isso está longe de ser verdade.

A realidade é que essas receitas exigem dedicação e seu preparo pode ser bem demorado.

Assim, você pode montar seu próprio restaurante fitness para vender comidas fitness para almoço ou pode adotar outras estratégias que mostraremos aqui.

  1. Busque parcerias 

Independente do tipo de negócio em que você atue, parcerias são importantes para aumentar a sua visibilidade e atrair clientes.

Por isso, para que seu restaurante fitness faça sucesso, proponha parceria para outras empresas que atuam, principalmente, neste ramo, como academias, lojas de produtos esportivos e outros tipos de estabelecimentos.

Afinal, comer comida fitness não está apenas relacionado à estética. Pessoas que desejam ter uma alimentação de maior qualidade também buscam esse tipo de comida.

Além disso, procure parcerias com fornecedores para garantir a entrega de uma comida de qualidade.

Mas para isso, é preciso ter bons fornecedores, que trabalhem com produtos de qualidade e que tenham uma entrega rápida.

2-Cardápio variado

Em seu restaurante fitness, ofereça um cardápio completo e variado para seus clientes.

Além de saladas, aposte nos diversos tipos de carnes, vegetais e deita low carb para vegetarianos. Assim, você pode trabalhar com a opção de a pessoa montar seu prato ou adquirir pratos fixos, elaborados por você.

Um diferencial é oferecer sobremesas. Todo mundo gosta de uma sobremesa após as refeições.

No entanto, encontrar sobremesas fitness é algo bastante difícil para esse público. Então, sempre que alguém solicitar comidas fitness para almoço, ofereça sobremesa.

3- Restaurante físico ou delivery

Ao montar seu restaurante fitness é importante definir se ele terá um ponto comercial ou se você trabalhará apenas com delivery.

Na verdade, você deve apostar no delivery, principalmente se estiver iniciando agora. Um ponto comercial acarreta muitas despesas que podem comprometer o negócio, caso você não tenha capital de giro.

Mas, à medida que o restaurante for crescendo, você pode expandir para um ponto comercial.

Desta forma, é essencial manter uma presença online para que as pessoas possam encontrá-lo.

Isso quer dizer, estar presente nas principais redes sociais, criar estratégias de posicionamento, produzir conteúdo de forma a atrair clientes.

4- Horário

Independente da escolha anterior, você deve definir um horário de atendimento.

Vai abrir apenas no almoço ou também no jantar. Estar aberto o dia todo não significa vendas o dia todo, porém haverá gastos para se manter aberto.

Portanto, reflita bastante sobre esses pontos e defina a sua estratégia de horários.

5- Preço

O preço é fator determinante para as pessoas na hora de escolher onde irão comer.

E existem preços variados para um mesmo tipo de comida. Assim, antes de definir seu preço, analise a concorrência, mas  não esqueça de considerar seus gatos 

6- Apresentação e sabor

Outro ponto que peso para o cliente é a apresentação do prato, tanto no restaurante físico, quanto no delivery. Por isso, escolha embalagens bonitas, embale com capricho. No restaurante físico, fique atento à apresentação dos pratos no buffet.

Mas além de bonita para os olhos, a comida deve ser saborosa. Apesar de a comida ser fitness, isso não significa que ela tenha que ser sem sabor. 

7- Propaganda e Marketing

Ainda é comum que empreendedores ignorem a importância da propaganda e do marketing.

Mas é através deles que os clientes chegarão até o seu restaurante. Para isso, você deve ter uma presença digital, como já mencionamos antes.

Ou seja, fique atento às mudanças do mercado fit, veja o que os concorrentes estão fazendo. Além disso, crie conteúdos relacionados à alimentação fitness e procure criar um relacionamento com a sua audiência.

Uma das redes sociais mais utilizadas por brasileiros é o Instagram. Por isso, você pode começar a investir nela. Utilize todos os recursos da plataforma, como reels, enquetes, perguntas e fotos.

Mas cuidado com as fotos. Use apenas fotos de qualidade. Para isso, use um celular que tenha uma boa câmera e estude um pouco sobre iluminação e enquadramento.

8- Burocracia

Nenhuma das dicas anteriores tem validade se o seu restaurante não tem licença da prefeitura e vigilância sanitária. Portanto, fique atento a isso e providencie o quanto antes, caso ainda não tenha. Assim você evita surpresas desagradáveis.

Outros documentos que são importantes para os eu negócio são:

  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento;
  • Vistoria do corpo de bombeiros;
  • Cadastro municipal de vigilância sanitária.

9- Atendimento

Restaurantes vendem, acima de tudo, serviço. Por isso, a qualidade do atendimento é essencial para o sucesso do seu restaurante.

O bom atendimento, no seu caso, permite entender as particularidades de cada cliente e até mesmo, oferecer um cardápio diferenciado, o que fideliza o cliente. E um cliente satisfeito traz muitos outros clientes.

Conclusão

Se você deseja abrir um restaurante de comida fitness precisa seguir alguns passos para transformá-lo em realidade.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para te ajudar a trabalhar com comidas fitness para almoço.

O mais importante é verificar a documentação. Em seguida escolher o local, forma de venda, fazer parcerias e divulgar o seu restaurante para atrair clientes. 

Mas não esqueça de sempre oferecer um atendimento de qualidade para garantir o sucesso do seu restaurante de comida fitness.