Ter uma dieta saudável e equilibrada não precisa ser algo extremamente restritivo e difícil de ser seguido, sabia? Embora sozinho possa parecer que se alimentar bem é uma tarefa complicada, com a ajuda de um nutrólogo é possível conquistar isso e ainda compreender o que pode estar te atrapalhando, aprender quais são as reais necessidade do seu organismo e também prevenir o risco de doenças através da alimentação e de uma dieta equilibrada e balanceada.
Mas, você sabe o que de fato faz um nutrólogo?
Não é incomum que essa especialização seja às vezes confundida com o nutricionista ou até mesmo com o endocrinologista.
Logo abaixo, vamos te contar mais sobre como funciona o trabalho de um nutrólogo, em quais casos ele pode ajudar e também com que frequência a visita a esse profissional deve acontecer.
Confira e tire todas as suas dúvidas!
O que é um nutrólogo?
O nutrólogo é o profissional da Medicina que estuda quais são os impactos dos alimentos em nosso organismo e quais são as necessidades de cada um dos pacientes.
Ele tem sempre a saúde como foco, seja na prevenção de doenças, no tratamento delas ou na conquista de um objetivo específico, como um maior desempenho e rendimento de atletas em seus esportes.
Importante dizer que a visão de um nutrólogo é ampla e parecida com a de um clínico geral, pois essa especialização tem relação com a Nutrologia Geriátrica, Nutrologia Neurológica, Nutrologia em Ginecologia, entre outros.
Como exemplo de tratamentos que podem ser realizados com um nutrólogo, podemos citar:
– Anemia;
– Bulimia,
– Anorexia;
– Osteoporose;
– Diabetes;
– Obesidade;
– Obesidade infantil;
– Otimização metabólica;
– Correção nutricional;
– Melhora de performance física;
– Reposição de vitaminas;
– Emagrecimento;
– Alergias;
– Saúde gastrointestinal;
– Desequilíbrios Hormonais.
Quando devo ir ao nutrólogo?
A consulta com um nutrólogo pode acontecer por uma série de objetivos distintos, já que como falamos esse profissional tem uma visão ampla e pode ajudar em diversas necessidades e objetivos, como prevenção de doenças.
Entre os motivos pelos quais a consulta com um nutrologo deve ser marcada:
- Tratamento de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes;
- Compulsão alimentar, como bulimia e anorexia. Lembrando que nesses casos é comum que o tratamento seja realizado em conjunto com um psiquiatra/psicólogo;
- Acompanhamento de atletas, já que atividades muito intensas e frequentes podem gerar desequilíbrio hormonal. O nutrólogo pode ajudar a se ter uma melhor performance;
- Obesidade, o profissional vai orientar, observar os sintomas e ainda é comum que solicite uma série de exames e testes;
- Prevenção de doenças, já que existem diversas que tem relação direta com a alimentação;
- Nutrição na terceira idade, já que idosos podem ter uma maior dificuldade na absorção de nutrientes;
- Busca de mais qualidade de vida em geral, já que ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes ajuda a se ter mais disposição para as atividades diárias, assim como diminui o estresse. A conquista de mais qualidade de vida beneficia outras áreas da vida também e ainda pode melhorar a autoestima;
- Tratamentos de doenças metabólicas, como doença celíaca e intolerância a lactose. Nesses casos, exames como teste de mineralogia, bioimpedância, check up de sangue e perfil hormonal geralmente são solicitados para um melhor tratamento;
- Busca por uma rotina alimentar de qualidade e adequada de acordo com as necessidades do organismo.
Como um nutrólogo influencia uma dieta saudável?
Um nutrólogo pode ajudar diretamente em se ter uma dieta saudável, independente do objetivo, que pode ser ganho de massa, melhor performance em atividades e até mesmo prevenção de doenças.
É o nutrólogo o profissional mais indicado para que se faça também uma reeducação alimentar duradoura e precisa, com uma verdadeira mudança de hábitos. Na reeducação alimentar os objetivos também podem ser muitos, como controle do colesterol e da glicose.
Para uma dieta saudável e a reeducação alimentar serão analisados os hábitos, objetivos, alimentos comumente consumidos, possíveis substituições, entre outros fatores.
Podem ser solicitados testes e exames e o objetivo será sempre a busca por um equilíbrio e não por uma dieta altamente restritiva e que dificilmente será seguida pelos pacientes.
Qual a diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?
É comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre nutricionista e nutrólogo, não sendo difícil entender as diferenças entre os profissionais. Importante destacar, ainda, que os profissionais muitas vezes podem atuar em conjunto.
O nutrólogo é graduado em medicina e opta por seguir a carreira em nutrologia. Trata-se, portanto, de uma especialidade médica, como Cardiologia e Dermatologia. Já o nutricionista é graduado em nutrição, como disciplinas como Biologia e Psicologia.
Portanto, é a abordagem ao paciente a principal diferença entre o nutrólogo e o nutricionista. Enquanto o nutricionista promove uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda na prevenção das mais diferentes doenças e na ingestão de nutrientes.
Onde encontro um nutrólogo confiável?
Um nutrólogo, como falamos anteriormente, pode ajudar em uma série de problemas e questões, sempre com foco na saúde.
Entretanto, é de extrema importância que o profissional seja de confiança. Para isso, uma boa dica é procurar por clínicas e profissionais que tenham bons feedbacks de clientes, que sejam reconhecidos e renomados em suas áreas de atuação.
O ideal é procurar espaços multidisciplinares, a exemplo da Clínica Natuee. Nesses espaços é possível realizar tratamentos e procedimentos com médicos especializados em diversas áreas, como a Nutrologia.
Os profissionais atuam de forma integrada para que o paciente possa ter um atendimento completo, humanizado e em um ambiente pensado para o seu conforto e privacidade.
Além disso, para quem preferir, existe a possibilidade de atendimento a distância (Telemedicina) na primeira consulta e de horário de atendimento estendido.