Você já deve ter ouvido falar do selo great place to work, conhecido também por GPTW.
Este selo é dado a partir das percepções e união dos próprios funcionários de uma companhia, ou seja: ele é oferecido apenas às organizações que passam por um processo no qual os seus funcionários são estimulados a falar o que realmente pensam sobre o cotidiano, o funcionamento dos setores, etc.
Como se pode imaginar, recebem o prêmio apenas as empresas que prezam pelo bem-estar físico e pela saúde mental de seus colaboradores, oferecendo a eles um lugar onde possam crescer, ouvir e ser ouvidos, mas não só.
Um lugar excepcional para se trabalhar deve ser organizado, ter processos transparentes e times que se comunicam bem, sem medo, mas com respeito – sempre!
Tudo isso precisa, claro, passar por um RH forte e por líderes que saibam bem o que estão fazendo.
Treinamentos constantes, busca por atualizações e novas metodologias de liderança e fidelização de funcionários e o oferecimento de soluções para problemas de diversas ordens são algumas das atitudes que fazem com que a empresa seja vista com bons olhos por seus funcionários.
A seguir, listaremos algumas das razões pelas quais é tão interessante fazer parte de uma companhia consolidada e com boas recomendações por parte de quem faz com que ela se mantenha no topo (ou que cresça com velocidade constante). Confira!
Great place to work: por que trabalhar em um lugar assim?
Como já comentamos, o selo é dado apenas às companhias que, após um rigoroso processo de seleção e avaliação internos, recebem feedback positivo da maioria de seus funcionários.
Se quem faz parte de uma organização veste a sua camisa, já temos uma boa razão para desejar estar por perto.
Empresas que não se preocupam com o bem-estar cotidiano tendem a ter alta rotatividade de funcionários, o que enfraquece os times, torna o dia a dia mais difícil de lidar e, em geral, atrasa todas as áreas e tarefas a serem feitas.
É natural que, com essa desorganização, tenhamos um aumento significativo no número de funcionários desinteressados – o que, por sua vez, colabora para que a rotatividade aumente e para o acúmulo de funções.
O resultado é uma bola de neve que leva a empresa para baixo, gerando perda financeira e de autoridade.
Quando se está em uma empresa GPTW, a tendência é que todos os processos sejam feitos de maneira transparente e altamente eficaz: os líderes delegam funções, organizam quem serão os responsáveis por determinadas tarefas e podem estabelecer metas que são cumpridas sem estresse e com o máximo de qualidade.
Em locais onde há essa organização, é comum que haja também uma facilidade maior de trocar feedbacks: como todos conhecem o trabalho uns dos outros e conseguem se comunicar sem gerar crises, a qualidade individual do que é produzido cresce – o que, por consequência, faz com que “o todo” também cresça.
Outras vantagens relevantes: cotidiano leve e benefícios corporativos
Boa parte das empresas que recebem o selo GPTW têm ambientes de trabalho informais ou, pelo menos, com alguma característica “fora da caixa”: é possível que tenham um espaço para yoga, uma sala de jogos, dias temáticos (onde inclusive os funcionários podem se fantasiar!), happy hour…
Por que isso é relevante? Primeiro, porque se quebra com a ideia de que o local de trabalho precisa ser sisudo e desinteressante.
Ora, se o funcionário fica boa parte do dia em expediente, por que não tornar essas horas mais divertidas, um pouco mais alegres ou até mesmo relaxantes?
A manutenção do estresse é um dos fatores que permite o crescimento profissional, o aumento da qualidade de vida e da longevidade e, obviamente, o surgimento de novas ideias e potencialidades.
A motivação e a tranquilidade andam lado a lado!
Por fim, companhias de destaque tendem a investir pesado na fidelização de funcionários.
Para isso, elas oferecem benefícios corporativos altamente competitivos: além de salários que estão na média ou um pouco acima da média do mercado, essas empresas se preocupam em dar planos de saúde de qualidade, vale-cultura, possibilidade de home office em dias específicos, plano de previdência privada…
A lista vai! E a tendência é que essas empresas, para manter a satisfação de seus funcionários, estejam sempre alinhadas às novidades do mercado e às demandas de seu público interno.