Manutenção preventiva e seus benefícios

Toda máquina ou equipamento precisa de manutenção e toda empresa depende de máquinas e equipamentos para desempenhar suas funções. Por isso, a manutenção preventiva é um assunto tão relevante na área corporativa. 

Já não se pode pensar na manutenção como um termo generalizado e nem como sinônimo de “conserto de equipamentos com defeito”.

Essa ideia de conserto ou restauração tem mais a ver com a manutenção corretiva, cuja necessidade as empresas têm buscado evitar.

Quando se espera que uma máquina apresente uma falha para depois pensar na necessidade de manutenção, a empresa perde em produtividade, em qualidade e em credibilidade.

Ao ler os próximos tópicos, você vai entender melhor o que é manutenção preventiva e quais são os seus benefícios para a sua empresa. 

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é definida como um conjunto de ações sistematizadas com o objetivo de evitar falhas em equipamentos. 

A implementação da manutenção preventiva requer muito planejamento e está diretamente ligado ao monitoramento de todas as máquinas e equipamentos da empresa.

Isso significa que a aplicação desse tipo de manutenção requer um grande controle e a revisão periódica do funcionamento desses ativos. 

Em contrapartida, o resultado envolve a redução de custos, a maior segurança e a elevação da eficiência dos processos internos da organização.

Aliás, do ponto de vista da eficiência, a manutenção preventiva já deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.

Isso acontece por conta do papel preponderante dos ativos das empresas ligados à tecnologia após a transformação digital. 

Em termos práticos, se um equipamento falha, sua equipe pode ter que ficar parada e suas entregas vão atrasar.

A função da manutenção preventiva é justamente prever as possíveis falhas para sanar suas causas antes que elas tragam prejuízos reais.

Assim, a manutenção preventiva é mais facilmente compreendida quando comparada à manutenção corretiva.

Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva

Enquanto a manutenção preventiva busca evitar as falhas e defeitos, a corretiva só é acionada quando esses problemas já aconteceram.

É claro que em ambos os casos é necessária a parada nas atividades do equipamento para que a manutenção possa ser realizada.

Porém, no caso da manutenção corretiva essa parada dura muito mais tempo porque os problemas não são previstos e só depois que eles ocorrem a equipe de manutenção é acionada. 

Além disso, os problemas a serem solucionados tendem a ser mais complexos quando se espera até que os equipamentos parem de funcionar para detectar a necessidade de manutenção. 

A manutenção preventiva, por outro lado, é planejada com antecedência e pode ser programada justamente para um período de menor volume de atividades do equipamento ou para um momento em que ele já estaria parado normalmente. 

Em resumo, a manutenção preventiva prioriza uma estratégia para não prejudicar a produção, buscando até mesmo sua otimização.

Enquanto a manutenção corretiva lida com o inesperado e corrige falhas, a preventiva está ligada ao planejamento e evita que as falhas ocorram.

Por isso, a NBR 5462 define a manutenção preventiva como um conjunto de ações que visam evitar os prejuízos causados pela necessidade de substituições de equipamentos e manutenções corretivas.

Se você chegou até aqui, já compreendeu a importância de colocar a manutenção preventiva em prática em nome da eficácia dos seus processos.

No tópico seguinte, vamos falar sobre os benefícios que a implementação da manutenção preventiva pode trazer para a sua empresa. 

Benefícios da manutenção preventiva

A partir do conceito e do objetivo da manutenção preventiva já é possível presumir alguns dos benefícios dessa prática. Vamos falar sobre os principais entre eles em seguida. 

Aumento da produtividade

A criação de um plano de manutenções permite o maior controle das ações e processos necessários para que a empresa mantenha suas atividades ao longo do tempo.

Os gestores passam a contar com relatórios cheios de informações sobre cada ativo envolvido e promovem os cuidados necessários para ampliar sua capacidade produtiva.

Assim, os erros são evitados e os recursos que passam frequentemente pela manutenção são melhor aproveitados, com um pleno funcionamento em um período maior de tempo.

Ou seja, há uma maior constância na produção e uma queda do índice de falhas, favorecendo diretamente uma produtividade cada vez maior.

Redução de custos

A princípio, pode-se imaginar que a implementação de um plano de manutenção preventiva representa um custo extra para a organização.

De fato, algum investimento precisará ser feito para que a manutenção preventiva seja colocada em prática.

Porém esse investimento é bem menor do que os custos que podem ser evitados ou reduzidos a partir das boas práticas de manutenção.

A empresa pode, por exemplo, ter que adquirir novos equipamentos em razão de uma falha generalizada causada pela falta de manutenção.

Caso essa substituição não seja necessária, mas os recursos tecnológicos passem muito tempo sem funcionar até que a manutenção corretiva seja acionada, os custos desse tempo de produção perdido também podem ser enormes.

Isso sem falar que a manutenção corretiva, por mais rápida que seja feita e mesmo que seja acionada prontamente, é mais cara que a manutenção preventiva.

Ampliação da vida útil do ativo

Essa vantagem tem tudo a ver com a anterior. Obviamente, se as falhas são previstas e evitadas, é natural que o equipamento funcione por mais tempo.

Ou seja, sua vida útil é ampliada e novas aquisições são adiadas. Esse adiamento proporciona economia financeira para a empresa.

Quando um recurso é submetido a manutenções periódicas ele tende a durar muito mais do que um outro que trabalha constantemente sem ser monitorado até apresentar um problema de funcionamento. 

Essa durabilidade, ou seja, a ampliação da vida útil do equipamento, é um dos principais motivadores da disciplina quanto à aplicação da manutenção preventiva. 

Concluindo

Como dissemos no tópico centrado na definição da manutenção preventiva, um bom plano de manutenção está diretamente associado à ideia de monitoramento.

Mas como monitorar os seus ativos de TI? A melhor solução é utilizar a tecnologia para o cumprimento dessa missão.

O Hosts.Green é o primeiro software brasileiro em SaaS que monitora seus aplicativos web, servidores, URL’s e links com IP’s dinâmicos ou fixos.

O software pode ser integrado facilmente com algumas das melhores ferramentas e soluções do mercado e oferece total acompanhamento da sua operação, apresentando sua base de dados de monitoramento.

Além disso, com ele você pode agendar manutenções programadas e estabelecer alertas personalizados tanto para a sua equipe quanto para os clientes do seu negócio.

Para saber mais sobre o Hosts.Green, você pode fazer um teste gratuito e verificar como ele pode ajudar na implementação da manutenção preventiva em sua empresa.

Escrito por Abraão Almeida: Abraão é Co-fundador e CTO das empresas Hosts Green e Desk Manager. É bacharel em Ciência da Computação e possui certificação pela AWS Lambda.