Com o início da pandemia, em 2020, o mercado imobiliário, assim como muitos setores, foi fortemente impactado negativamente.
Porém, em 2021, o setor teve uma melhora considerável e as tendências para 2022 são otimistas. Os indicativos estão relacionados à adaptação do consumidor aos novos hábitos provenientes do isolamento social e ao uso da tecnologia a favor da imobiliária, agilizando e automatizando processos.
Como foi o mercado imobiliário em 2021
Como já previsto em 2020, mesmo em meio a uma pandemia mundial, o mercado imobiliário vem se estabilizando, o setor expandiu 26% de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A baixa nos juros foi fundamental para esse cenário positivo, já que com essa realidade facilita a concessão de financiamentos para a aquisição de imóveis, enquanto as previsões de queda na inflação aumentaram o interesse de investidores.
Outro fator determinante foi o início da vacinação da população, que gerou mais mão de obra e demanda para o setor, além de estímulos econômicos e também a adoção do modelo home office de trabalho, fazendo com que as pessoas passem mais tempo em casa.
Vale reforçar que ainda há muito crescimento previsto para 2021. Com a chegada do final do ano, o setor de locação, principalmente no litoral e cidades turísticas tendem a aumentar consideravelmente.
Assim como no ano que está terminando, o próximo promete uma crescente significativa, e com esse aumento surge a necessidade das imobiliárias se adequarem para conseguir absorver a grande demanda prevista. Saiba tudo o que você precisa para atender seus clientes da melhor maneira possível.
Tendências do mercado imobiliário para 2022
Antes de iniciar qualquer planejamento é necessário ter conhecimento das tendências do mercado imobiliário para 2022, que estão voltados a espaços maiores, com mais espaços de lazer e com visão sustentável, além de priorizar os processos digitais e automatizados. Confira cada uma dessas tendências.
Imóveis mais espaçosos
Com a pandemia, as pessoas tiveram que reorganizar suas rotinas, muitas delas passaram a trabalhar em home office, essa tendência ganha cada vez mais força à medida que as empresas enxergarem os benefícios desse modelo de trabalho, sendo uma alternativa mais econômica e confortável para ambos.
Devido a essa realidade os consumidores passaram a buscar por imóveis de dois ou mais quartos, os imóveis com apenas um quarto sofreram uma baixa na procura. Morar perto do trabalho já não é mais uma necessidade, a prioridade passa agora a ser os espaços maiores para comportar o ambiente de trabalho e também familiar.
Imóveis com áreas de lazer
Partindo do mesmo ponto do tópico anterior, o fato das pessoas passarem mais tempo em casa, devido ao isolamento social, trouxe a necessidade de um espaço de lazer seguro e de fácil acesso.
Os imóveis com áreas de lazer, seja ela piscina, parque infantil, sala de jogos ou academia, ganham destaque aos olhos dos compradores. Grandes varandas e sacadas também são uma ótima opção para quem busca um imóvel versátil e dinâmico.
Empreendimento com visão sustentável
A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais pautada e ganhando cada dia mais a adesão da população, que por sua vez busca por imóveis com uma “pegada” sustentável.
Seguindo essa tendência, oferecer ambientes verdes, energias renováveis, utilização de materiais sustentáveis e recursos para o reaproveitamento da água da chuva, será um grande diferencial que poderá ser um fator determinante para a venda ou compra de um imóvel.
Processos automatizados e burocracia reduzida
Uma das tendências mais fortes de 2022 é com certeza a automatização dos processos. É inegável que a tecnologia está cada dia mais presente no nosso dia a dia, e o mercado imobiliário não fica fora dessa onda. Sistemas de automação imobiliária estão sendo cada vez mais utilizados por grandes, médias e pequenas imobiliárias.
Oferecer atendimento tanto presencial quanto online pode ser um grande diferencial. O consumidor quer mais comodidade e agilidade nos processos tanto de compra como de locação de imóveis. Investir em um sistema que entregue a automatização desses processos é uma opção interessante para quem não quer “ficar para trás”.
No mercado há diversas soluções em sistemas imobiliários completos, que entregam desde o básico como CRM de vendas e site personalizado até funções mais completas como emissão e registro de boletos, DRE, sistema de cobrança, emissão de DIMOB e repasse automático.
Como se planejar para uma demanda maior
Parece uma tarefa difícil, mas poder ser mais simples do que você imagina. Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial é responsável por boa parte dos processos que antes eram complexos e burocráticos, assim sobra mais tempo para os corretores focarem nas negociações e no atendimento de novos clientes
No mercado há diversas soluções em softwares de gestão imobiliária, porém, há alguns pontos que devem ser analisados antes de fazer a implantação de um sistema. O ideal é que tenha todas as funções em uma única plataforma, ou seja, ter um sistema unificado, pois assim, não será necessário fazer operações em diversas telas.
O sistema de gestão pode ser dividido em cinco pilares principais: site, CRM de vendas, gestão financeira, gestão de locações e atendimento humanizado.
Site
O site é o rosto do seu negócio, por isso, ter um site personalizado é um grande diferencial, além de não ficar com o mesmo design de diversas outras imobiliárias, você cria uma identidade única. Outro fator importante é a estabilidade do site, de nada adianta ter um site maravilhoso e quando o cliente for acessar, ele está fora do ar.
Ter o site integrado ao sistema de gestão de imóveis é essencial tanto para imobiliárias que têm grande demanda de leads quanto para corretores autônomos, já que os leads que vem de campanhas de marketing são direcionados automaticamente para dentro do sistema.
Muitas vezes o site da imobiliária não tem tanta visibilidade quanto os portais imobiliários e as redes sociais, por esse motivo, publicar nessas plataformas é uma maneira de aumentar o alcance dos seus anúncios e o mais importante, ser reconhecido no mercado, e ter um sistema que faça permitam fazer integrações é super importante para que você não precise publicar várias vezes o mesmo anúncio.
Para melhorar o rankeamento do site da sua imobiliária, tenha domínio das práticas de SEO, há sistemas que oferecem a automatização das palavras chave, assim, ao cadastrar um imóvel no sistema, automaticamente são geradas palavras que irão melhorar seu posicionamento no Google.
CRM de vendas
O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta de automação que organiza e agiliza o processo comercial. Quando há uma grande demanda de leads, o gerenciamento fica mais complexo quando feito manualmente e existe uma grande chance de cometer erros e acabar frustrando os clientes, por esse motivo, usar um CRM garante que esse processo seja feito de maneira descomplicada e com baixa taxa de erro.
Essa ferramenta se torna ainda mais funcional quando é editável, ou seja, é possível adaptar o funil de vendas de acordo com o processo do consumidor. Além de ser editável, há CRM’s que oferecem a função de rodízio de leads que torna automática a distribuição de leads de captura entre os corretores cadastrados, seguindo regras determinadas pelo administrador.
Outra função interessante é a emissão de relatórios, para que se possa mensurar os resultados, tanto geral quanto de cada corretor individualmente e assim planejar tomadas de decisões e ações comerciais.
Gestão Financeira
Já foi o tempo de perder tempo esperando retorno e remessa de banco, hoje já é possível fazer a emissão de boletos dentro do próprio sistema, assim como ter todo o controle de caixa, podendo cadastrar tanto despesas como lucros e ter um panorama amplo da saúde financeira da imobiliária.
Alguns sistemas ainda disponibilizam a emissão do DIMOB, documento que deve ser entregue obrigatoriamente à Receita Federal anualmente por comerciantes de imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim, intermediadores de aquisição, alienação ou aluguel de imóveis e pessoas que realizam a sublocação de imóveis.
Gestão de Locação
A locação é uma boa alternativa para quem deseja ter uma renda mensal previsível, porém fazer a gestão dos imóveis, contratos, repasses e cobranças toma um bom tempo, por isso, ter um sistema que entregue todos esses processos automatizados gera uma grande economia de tempo e principalmente de dinheiro.
Além desses da automatização desses processos, é interessante buscar por sistemas que ofereçam alguns adicionais, como a assinatura digital, geração de contratos automáticos, assim ficar horas no cartório não vai mais ser necessário.
Atendimento humanizado
Mesmo com toda a inteligência artificial, o relacionamento é extremamente importante, busque por sistemas que ofereçam treinamento e suporte humanizado, assim você vai conseguir usar todas as ferramentas do software de maneira correta, além de ter um retorno rápido e eficaz quando precisar de suporte.
Depois de analisar todos os pilares, escolher um sistema de gestão para a sua imobiliária ficou mais fácil. Não podemos descartar o fato de que será um investimento, portanto, o mais barato nem sempre será a melhor opção, levando em consideração a burocracia dos processos imobiliários.
Busque por sistemas que ofereçam planos personalizados, assim, os valores serão baseados na realidade da sua empresa.
Por fim, esteja sempre atento às tendências do mercado e procure sempre se atualizar, estamos na era do imediatismo, o consumidor mudou seu comportamento e busca por agilidade no atendimento, fator esse que pode ser decisivo na hora de fechar negócio.