A gestão de Inbound Marketing reúne um conjunto de práticas que tem como objetivo planejar as estratégias, executá-las e monitorar seus resultados.
Com a transformação digital e a mudança no comportamento do consumidor, o Inbound Marketing se tornou uma importante ferramenta de atração e conversão de clientes para empresas de todos os tamanhos. E não apenas empresas digitais, como alguns ainda pensam.
Com a premissa de fazer parte da jornada do cliente, e não interrompê-la, o Inbound Marketing apresenta uma lista extensa de táticas de marketing que devem ser organizadas de acordo com seus objetivos principais.
Cada estratégia tem um objetivo, mas o resultado só aparece para a empresa se cada ação estiver conectada à outra.
Por exemplo, criar uma estratégia de marketing em redes sociais – que dentro do Inbound Marketing tem como objetivo atrair e encantar usuários – sem considerar a construção de uma página de destino capaz de estabelecer uma conexão ou mesmo converter esse visitante em lead, é um desperdício.
Uma estratégia de captação de leads que não esteja alinhada com um fluxo de nutrição por e-mail marketing ou SMS também não é eficiente. Em suma, não basta atrair usuários, converter leads e disparar uma série de e-mails em massa.
É preciso fazer com que tudo isso esteja conectado e funcionando de maneira alinhada. Fazer um planejamento de Inbound Marketing eficiente é, sem dúvidas, uma das etapas principais da gestão de Inbound Marketing.
Mas não é a única! A gestão de dados, ou seja, o acompanhamento de indicadores que são capazes de mostrar onde há um gargalos na estratégia, onde há uma falha ou onde está uma oportunidade que merece investimento, também é uma etapa da gestão de Inbound.
Sem ela não há otimização dos resultados, sua empresa joga no escuro sem saber o que está ou não funcionando. O acompanhamento de métricas permite que sua empresa otimize investimentos alcançando melhores retornos sobre investimento.
Como fazer uma gestão de Inbound Marketing eficiente?
A seguir listamos 6 etapas para uma boa gestão de Inbound Marketing:
- Entenda quem é o seu cliente;
- Conheça o conceito de funil de vendas;
- Organize um plano de ação considerando cada etapa da jornada do cliente;
- Use uma comunicação segmentada e personalizada;
- Monitore os resultados;
- Adote uma ferramenta de automação.
Entenda cada uma a seguir.
1. Entenda quem é o seu cliente
O primeiro passo de uma estratégia de marketing, seja Inbound ou não, é entender quem é o seu cliente. Sem isso você não será capaz de criar campanhas que atraiam as pessoas certas.
Mais do que entender idade, gênero e localidade, busque desvendar quais são seus interesses e comportamentos. Quais são seus medos e desejos. Quais problemas ele enfrenta.
A partir disso, você saberá com quem está falando e, consequentemente, o que deve falar e onde. Por isso, dedique-se a criar uma (ou mais) personas de clientes para a sua empresa.
2. Conheça o conceito de funil de vendas
O conceito de funil de vendas é central para a gestão de Inbound Marketing. É a partir da compreensão das etapas do funil de vendas que você começa a organizar quais ações devem ser realizadas desde a atração do usuário até a sua conversão em cliente e posterior fidelização.
O funil de vendas pode funcionar como um mapa para o seu plano de marketing. Ao criar uma campanha pense primeiro em como atrair o usuário, como convertê-lo e como vender para ele.
Cada etapa possui seu próprio conjunto ideal de estratégias. Por exemplo, para atração, no topo do funil, ações como marketing em redes sociais e SEO são mais eficientes.
Fonte: dBriefing
3. Organize um plano de ação considerando cada etapa da jornada
Além de entender quem é a persona do cliente ideal da empresa e quais são as etapas do funil de vendas, é importante considerar que cada potencial consumidor está em uma etapa da jornada de compra.
Alguns clientes em potencial já identificaram que possuem um problema e estão em busca de uma solução, outros estão na fase de comparação de soluções, outros estão escolhendo entre as empresas que oferecem a melhor proposta de valor, e outros nem sabem que possuem um problema.
Logo, ao fazer a gestão de Inbound Marketing, garanta que haja estratégias que atendam às diferentes etapas do funil de conversão.
Afinal, um conteúdo que atinge um usuário na fase de aprendizado não é o mesmo que interessa a um usuário na fase de decisão de compra. Cada um está buscando informações diferentes. Garanta que eles encontrarão todas elas nos canais da sua empresa.
4. Use uma comunicação segmentada e personalizada
Como gestor de Inbound Marketing você não pode deixar que a comunicação da sua empresa com seus clientes seja realizada em massa.
Usar o potencial de segmentação que hoje as ferramentas de Inbound Marketing oferecem é indispensável para “conversar” com cada lead de maneira particular, segmentada e personalizada.
Você pode, por exemplo, criar fluxos de nutrição que acompanhem o comportamento do lead em relação ao material compartilhado. Clicou no ebook que você indicou por e-mail? O lead receberá um novo e-mail “x”. Não clicou? Receberá o próximo e-mail “y”.
Quanto mais personalizada e segmentada for a sua comunicação com cada lead, maiores as chances de acertar nos argumentos de venda que vão convencê-lo a agir.
5. Monitore os resultados
Acompanhar quais canais de comunicação estão oferecendo um maior volume de leads qualificados, quais são as taxas de conversão de cada e-mail, quais CTAs geram mais cliques e em quais landing pages você tem mais usuários convertidos, é papel da gestão de Inbound Marketing.
É esse acompanhamento que permitirá que você vá ajustando cada canal e cada conteúdo a fim de obter o melhor resultado possível.
Um dos grandes ganhos que a transformação digital trouxe para a área de marketing é a capacidade de monitorar os resultados de cada peça, de cada campanha e cada canal. Não desperdice isso.
Transforme cada dado em informação para tomada de decisão em relação às estratégias criadas.
6. Adote uma ferramenta de automação
Como colocar tudo o que apresentamos até aqui em prática? Simples, por meio de ferramentas e táticas de automação de marketing.
Quando falamos de gestão de Inbound Marketing, estamos falando de técnicas de comunicação do século XXI, logo, você não pode ter o mesmo comportamento do século passado, usando as mesmas táticas de gerenciamento.
Investir em uma ferramenta de automação de marketing é obrigatório quando o assunto é gestão de Inbound Marketing. Não fazer isso é o mesmo que desejar atrair clientes pelo Facebook sem criar uma conta na rede social.
Entre os benefícios da automação de marketing está o fato de que ela aumenta em 53% a taxa de conversão de uma estratégia. A automação de marketing gera muitas outras vantagens para as áreas de marketing e vendas das empresas, entre elas:
- Aumenta a produtividade da equipe;
- Otimiza o trabalho de vendas;
- Gera mais conversões;
- Oferece uma experiência personalizada para o lead;
- Entre muitos outros pontos.
E aí? Pronto para começar a fazer uma gestão de Inbound Marketing eficiente? Se você ainda tem dúvidas sobre como agir, conheça mais sobre automação de marketing e veja como tudo fica mais simples, desde o planejamento, execução e acompanhamento de resultados.
Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Inbound Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real.