Muitas casas possuem fossas, também conhecidas como fossas sépticas, que são instaladas próxima a banheiros.
O que é fossa séptica?
A fossa é uma escavação para o tratamento de esgoto onde são despejados os dejetos de residências que não possuem rede de esgoto.
Geralmente, as fossas são encontradas em regiões muito pobres, ou em áreas distantes da cidade, como em zonas rurais.
Se você possui uma fossa séptica, fique atento a sua manutenção!
No artigo de hoje, separamos dicas para garantir o bom funcionamento das fossas e também evitar que você tenha problemas a longo prazo.
Precisamos lembrar que, caso seu problema seja muito grave e você não tenha habilidade ou não tenha tempo, é importante contratar uma empresa especializada em limpa fossa.
Uma empresa especializada em limpa fossa possui equipamentos e pessoas capacitadas que irão fazer a limpeza completa de maneira efetiva, solucionando o seu problema sem agredir o meio ambiente.
Não tente fazer sozinho, pois há risco de piorar a situação, ou até mesmo tendo a necessidade de trocar toda a tubulação.
Falando em limpa fossa, conheça a total service desentupidora que trabalha com caça vazamentos goiânia e poderá te ajudar
Como saber se a fossa séptica está cheia?
Na maioria dos casos, quando a fossa está sobrecarregada, é possível perceber por alguns sinais:
- A água dos ralos e vaso sanitário saem de maneira mais lenta
Se você percebeu que a água dos ralos e vaso sanitário está com um pouco de dificuldade para sair, fique atento, isso é um dos sinais de que a fossa não está funcionando bem.
- Mau cheiro próximo a casa
Caso a fossa já esteja cheia, com certeza você irá perceber com mais facilidade, por conta do mau cheiro, um dos sinais mais comuns de fossas sépticas cheias.
O odor pode ir e voltar, e você até pensar que o problema foi solucionado, mas fique atento ao menor sinal, e tome as devidas providências para evitar que problemas mais sérios ocorram. Contrate o mais rápido uma empresa especializada em limpa fossa.
- Grama mais verde e mais alta dos que as demais
Quando uma fossa não está funcionando bem, ela começa a vazar pelo quintal.
Pode ter um pouco de dificuldade para perceber no começo, mas após algum tempo a grama irá ficar mais verdinha e maior em comparação às outras.
Isso acontece porque a fossa vazou e despejou água e resíduos na grama, dessa maneira, ela cresce mais do que as outras que não tem contato com a água.
- Alagamento próximo a fossa
Alguns pequenos alagamentos podem ocorrer no terreno, podendo até mesmo ser por conta da chuva, por isso, fique de olho, se isso for frequente e haver uma grande demora para escoar a água, pode ser sim um sinal de que sua fossa está transbordando e já passou da hora de fazer uma limpeza.
Não podemos deixar de ressaltar que, além de contaminar seu terreno e exalar um mau cheiro desagradável, este tipo de alagamento é muito sério!
Se a manutenção não é feita periodicamente da maneira ideal, pode haver a possibilidade de atrair outros tipos de pragas como, baratas e ratos que podem transmitir doenças, colocando em risco a saúde de sua família ou pessoas que moram próximas.
Recomendamos que a limpeza da fossa séptica seja feita a cada 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano.
Realizando a manutenção de maneira preventiva, você está contribuindo com a saúde e a higiene do meio ambiente e também ajuda a prevenir desastres, como a contaminação do solo.
Uma empresa limpa fossa capacitada, saberá exatamente onde descartar os dejetos de acordo com as normas vigentes da vigilância sanitária.
Dessa maneira, você poderá ficar tranquilo, pois confiou em um empresa séria e responsável que preservou sua casa e sua família e ainda descartou os resíduos no local correto e não prejudicará o meio ambiente.
Este artigo: Como saber se a fossa precisa ser limpa?, foi originalmente criado pela empresa de marketing e otimização de sites Compania Web, que trabalha com diversos serviços de backlinks e seo para o sites de seus clientes.