CRLV: saiba o que é e para que serve

Mesmo tendo muita experiência no volante, é comum que motoristas tenham dúvidas sobre quais os principais documentos dos veículos. Claro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) todos estão cientes que deve ser portada sempre ao dirigir, mas ela não é o único documento que deve estar presente.

Um deles é o CRLV, que é o licenciamento do veículo. Você sabe para o que ele serve? E como fazer para renová-lo anualmente? Então fique tranquilo, pois tiramos suas principais dúvidas no texto abaixo.

O que é o CRLV?

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) é um dos documentos imprescindíveis para qualquer motorista. De porte obrigatório, é ele que garante que o veículo possa trafegar pelas vias urbanas e rodoviárias do Brasil.

Ele é emitido anualmente, sendo que, para renová-lo, o proprietário do veículo deve fazer pagamentos de impostos, além de ficar em dia com as multas. Caso contrário, a renovação do licenciamento fica bloqueada, o que impede o veículo de circular.

Por que andar com o CRLV?

Como este é o documento que garante a circulação do veículo, é fundamental que ao dirigir, o motorista esteja sempre com ele. O documento pode ser solicitado em uma blitz policial e, caso não seja apresentado, o condutor pode receber multa, perder pontos na CNH e ainda ter o veículo apreendido, aumentando as despesas para liberá-lo.

Portanto, é fundamental que o documento esteja também sempre atualizado. Quando o seu prazo expira, ele deixa de ter validade, o que deixa o motorista passível de receber as punições descritas acima.

Como é feito o pagamento do CRLV?

O pagamento do CRLV só pode ser feito se o proprietário do veículo estiver em dia com outras pendências do automóvel. Dessa forma, é preciso que ele pague o IPVA e o Seguro DPVAT, também cobrados anualmente. Além disso, qualquer multa em aberto deve estar quitada.

É importante que o motorista se informe sobre o prazo e procedimento de pagamento da taxa de licenciamento, uma vez que varia de estado para estado. Normalmente, é possível pagar o boleto online ou em uma agência bancária que tenha convênio com o DETRAN.

CRLV-e

Desde junho de 2020, passou a valer a Deliberação Nº 180 do Conselho Nacional de Trânsito (CNT), que determina a extinção do CRLV físico. Ele foi substituído pelo CRLV-e, a versão digital do documento, de forma que o proprietário não o recebe mais em casa após o pagamento.

Agora, o motorista pode acessar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), realizando o seu cadastro e informando o número do CRV e do Renavam. Caso deseje, o Denatran disponibiliza um QR Code que permite obter uma cópia para impressão do documento, que também pode ser mostrada em blitz policial.

Diferença entre CRV e CRLV

Muitos condutores têm dúvidas sobre outro documento veicular que apresenta uma sigla semelhante ao CRLV: é o Certificado de Registro Veicular (CRV). Entretanto, esses são dois documentos que apresentam funções bem distintas e, por isso, não devem ser confundidos.

Como dito, o CRLV é a permissão para que o automóvel circule. Já o CRV é onde estão inscritas as principais características físicas do veículo, incluindo o modelo, ano de fabricação, cor, placa, tipo de combustível utilizado, entre outros aspectos.

A entrega do CRV é feita junto com o emplacamento do veículo. Ele é emitido quando o carro é cadastrado no Detran, como o caso dos automóveis 0 km. Um novo CRV pode ser emitido quando há transferência de propriedade, alteração de alguma característica do carro, mudança de categoria ou mudança de endereço do proprietário.

Para emitir o CRV pela primeira vez, o proprietário deve apresentar a nota fiscal fornecida pela concessionária ou fabricante do veículo.

No caso de emitir um novo CRV ou segunda via, é necessário mostrar o CRV anterior, o CRLV, o comprovante de transferência veicular (se for o caso), o Certificado de Segurança Veicular, a certidão negativa de furto e roubo do veículo e o comprovante de quitação de débitos de tributos e multas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gear SEO, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.