A proposta de valor é o que geralmente leva você a decidir entre as opções de um produto ou serviço.
É ela que pode fazer com que leads se tornem clientes e ainda conquistar a fidelidade de quem já tomou a decisão de compra.
Quando sua empresa não tem uma proposta de valor, é praticamente certo que perde tempo e, pior, espaço no mercado.
Por isso, continue a leitura para entender tudo sobre este conceito e criar a sua.
O que é?
Diante do assunto, começamos com uma pergunta: está claro para o mercado por que seus serviços ou produto são os melhores?
Pensando em clientes ideais, o que você acha que os faz escolher a sua empresa?
Você conhece estes motivos em detalhes, mas eles estão claros para seus potenciais clientes?
Então, a proposta de valor é isso: o conjunto de diferenciais e vantagens que você oferece para quem escolhe sua empresa.
Pode parecer simples, mas uma proposta de valor efetiva tem outras características: ser concisa, ter poucas palavras e de fácil entendimento.
Qual a importância da proposta de valor?
Se a sua proposta de valor não está clara, o esforço em serviços ou produtos de excelência pode ser em vão.
Esse é o principal motivo pelo qual nenhuma empresa deveria abrir mão de investir na criação da proposta de valor.
Hoje, em qualquer segmento, a concorrência é acirrada. Então, evidenciar seus diferenciais de forma clara é prioridade.
Confira os principais motivos para elaborar a sua proposta o quanto antes:
- mostrar de forma simples por que seus serviços são fundamentais;
- fazer seu público-alvo entender o que você oferece;
- diferenciar seus produtos ou serviços em meio à concorrência;
- aumentar fidelização e retenção de clientes.
Quando uma marca tem proposta de valor clara e bem definida, também será mais fácil enfrentar a concorrência por preço. Isso porque, se o cliente confia e entende exatamente porque escolheu um produto ou serviço, dificilmente vai pensar em substituição meramente por preço.
O que não pode faltar?
Antes de começar, você precisa ter em mente quais aspectos fundamentais fazem parte da proposta de valor.
Resumidamente, uma proposta efetiva deve:
- ser simples: a mensagem precisa ser transmitida de forma clara e objetiva;
- ter estilo: aquele que combine com seu público-alvo, de acordo com abordagem e linguagem que mais tenham a ver com sua persona;
- ser sincera: não exagere, apenas aponte como seu produto ou serviço pode ajudar, falando verdades;
- ser objetiva: não faça o possível cliente perder tempo, atenha-se aos benefícios.
A estrutura da proposta de valor
Um jeito mais simples de começar a elaborar a sua proposta de valor é lembrar de que você precisa, essencialmente, responder algumas questões.
Entre elas, como sua solução resolve problemas? Quais vantagens únicas você oferece? Porque um lead deve abandonar os concorrentes e escolher seu produto ou serviço?
Com essas informações, chega o momento de pensar na estrutura, que pode variar, mas deve conter:
- título: duas frases, no máximo, informando o que sua empresa faz;
- subtítulo: frase para explicar mais detalhadamente oferta e benefícios;
- tópicos: apontar benefícios e como estes suprem as demandas do cliente;
- imagens: podem estar em todas as etapas, para ilustrar a mensagem.
Exemplos que já funcionam
O aplicativo ifood tem já na página inicial do seu site a proposta de valor em destaque:
Título: Tudo pra facilitar seu dia a dia
Subtítulo: O que você precisa está aqui. Peça e receba de onde estiver.
Tudo nessa proposta está alinhado com as premissas que exploramos anteriormente. Um título simples, que remete à facilidade oferecida pelo aplicativo de entregas, que reúne mercados e restaurantes.
Já no subtítulo, um detalhes a mais, que é importantíssimo para a marca: o cliente pode pedir e receber de qualquer lugar, com comodidade.
Os tópicos aparecem mais abaixo, na mesma página inicial, citando outras alternativas do aplicativo: para quem deseja ser entregador, para interessados em cadastrar seu restaurante ou mercado no app e ainda uma área para divulgação de vagas disponíveis.
Também é possível perceber o tom e a linguagem informais, que comunicam a identidade da marca.
Conclusão
Para colocar em prática todo o passo a passo que você conferiu até aqui, considere o momento atual da sua marca ou empresa.
Será que, de alguma forma, a proposta de valor já vem sendo trabalhada? O que precisa melhorar? Quais aprendizados deste artigo ainda não foram aplicados?
Não esqueça de que a essência da proposta de valor são aqueles diferenciais exclusivos, que quase nunca ou dificilmente o lead encontra na concorrência.
Esse artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog da Winker, onde você encontra diversos conteúdos sobre gestão condominial, tecnologia para condomínios e estratégias de negócio.