O que é Pagespeed Insights?
Por definição, a sigla PSI (Pagespeed Insights) significa “Percepções de velocidade da página”, ou seja, o PSI tem a função de apresentar aos donos de sites e blogs o desempenho de seus sites em dispositivos móveis e em computadores, e com este feedback dado pelo Google, o PSI também sugere maneiras de aprimorar seu site.
Como o PSI consegue analisar a sua velocidade?
O PSI consegue dados sobre a velocidade do seu site usando critérios próprios de avaliação. Para isso, o Google utiliza os dados de experiência relatados pelos usuários da plataforma (em inglês Chrome User Experience Report, simplificado com a sigla CrUX), para exibir os resultados reais da sua página.
Para obter a pontuação de desempenho do seu site, o PSI utiliza duas métricas: Primeira Exibição de Conteúdo (sigla FCP, do inglês First Contentful Paint) e Carregamento de Conteúdo DOM (sigla DCL, do inglês DOMContentLoaded). Com estas duas métricas em ação, o PSI faz a mediana de cada métrica, este valor é comparado com todos os sites do CrUX, após isso, cada métrica recebe uma categoria com base de onde ela se encaixa nesta distribuição.
Esta distribuição das métricas FCP e DCL da página de dados do CrUX é chamada de “Distribuições de Carregamento de Página”, com os resultados desta distribuição o PSI tem três maneiras de classificar seu site, através das categorias “Rápida”, “Média” e “Lenta”. Seus critérios estão especificados na tabela abaixo:
Categoria | Critérios |
Rápida | Mediana das métricas no terço mais rápido. |
Média | Mediana no terço intermediário. |
Lenta | Mediana no terço mais lento. |
Obtendo estes primeiros resultados, o PSI já sabe onde seu site está – categoria rápida, média ou lenta – e com base nestes dados é calculada a pontuação geral de velocidade do seu site. Esta também dividida em três categorias:
Categoria | Critérios |
Rápida | Se todas as métricas de uma página forem rápidas. |
Lenta | Se qualquer métrica de uma página for lenta. |
Média | Qualquer resultado diferente das duas categorias acima. |
Pontuação de Otimização
A PSI tem suas maneiras de avaliar os links do Google, estas maneiras seguem à risca as práticas de otimização de sites do próprio Google. A pontuação do seu site varia de zero a cem, e ela avalia a possibilidade de seu site melhorar em duas áreas:
- Tempo de carregamento da página inteira: Tempo destinado para que apareça a página por completo a partir da solicitação do leitor.
- Tempo de carregamento acima da dobra: Tempo destinado para que o conteúdo acima da dobra seja renderizado pelo navegador a partir da solicitação do leitor para mudança de página.
A partir destes critérios obtém-se uma pontuação, esta é dividida em outras três categorias, e cada uma dessas categorias tem critérios que abrangem uma faixa de pontuação, cada uma dessas faixas dão uma espécie de feedback para o dono do site, este feedback informa a situação do seu site relacionada à otimização e se há espaço para melhorar esta otimização. Quanto maior a nota do seu site, mais otimizado ele está, isso significa que através das estratégias de otimização de sites no padrão Google o seu site pode ser cada vez mais recomendado pela plataforma, deixando seu link mais visível para cada vez mais pessoas.
Categoria | Critérios |
Boa | Seu site está colocando em prática as recomendações do Google, portanto tem uma nota alta, no mínimo 80 dos 100 pontos disponíveis.
Por seguir os critérios do Google, o seu site tem pouco espaço para outras otimizações. |
Média | Algumas recomendações comuns do Google não foram aplicadas, portanto o seu site não apresenta uma alta pontuação, esta ficará entre 60 e 79 pontos dos 100 disponíveis.
Por deixar alguns critérios comuns de otimização fora do seu site, há um espaço considerável para que haja mais otimizações. |
Ruim | Seu site não está praticando a maioria das recomendações do Google, por isso não obtém muita entrega e recebe uma pontuação baixa, que não passa de 59 pontos dos 100 disponíveis.
Por não seguir a maioria destas recomendações, seu site tem muito espaço para otimização. |
Uma alternativa recomendável para que seu site tenha bons números no PSI é a criação de um site administrável, pois este pode ser acessado em qualquer dispositivo que faça buscas na internet, e não haverá prejuízo para quem o acessa, independente do dispositivo usado.
Este seu site administrável, além de te dar toda a autonomia sobre o conteúdo dele, deve ser feito com base nas recomendações do Google, para que você tenha cada vez mais espaço na plataforma e assim ficando visível para cada vez mais pessoas no maior site de busca do mundo.
Sugestões de Otimização
As sugestões variam conforme sua pontuação. Se seu site for rápido e com boa pontuação, não haverá muito espaço para sugestões de otimização, pois você já está seguindo a maioria delas. As sugestões são mais recomendadas para quem tem sites com pontuações baixas, pois estes precisam urgentemente de uma otimização para o Google em seu site.
Em razão da grande oscilação na conexão de internet, uma das sugestões mais importantes é justamente sobre aspectos relacionados à estabilidade do seu site, mas estará sempre dependente da sua conexão de rede.
- A configuração do servidor;
- A estrutura HTML da página;
- O uso de recursos externos (imagens, JavaScript e CSS).
O desempenho do seu site e da velocidade dele estão sujeitas a muitos fatores, mas existem dois fatores que se destaca, e estão diretamente relacionados com os três tópicos citados há pouco:
- Tamanho da resposta: Quanto menor a resposta (incluindo recursos HTML e outros recursos), mais otimizado estará seu site, pois o PSI entende que as respostas mais dinâmicas e rápidas são as menores possíveis.
- Ciclos bloqueadores de renderização: Caso a maioria dos recursos do seu site sejam bloqueadores de renderização, o Google irá restringir o espaço e a entrega do seu site, pois entende que redirecionamentos de página, grande tempo de resposta do servidor, não priorização de conteúdo visível, entre outros fatores, são desagradáveis para quem está acessando, justificando a restrição de espaço.
Como aproveitar o PSI?
Com todas as atitudes que o PSI toma a respeito de sites e seus comportamentos, é compreensível que ela é uma ferramenta que pode atrapalhar e ajudar o produtor de conteúdo.
Uma das maneiras que você tem de se beneficiar das avaliações do PSI é seguindo as normas de otimização do Google, pois a plataforma entenderá que você está produzindo um conteúdo que ela julga ser de boa qualidade, portanto, estratégias de SEO alinhadas com assuntos relevantes no momento podem fazer com que o Google te dê ainda mais alcance.
Outra forma de você se beneficiar com o PSI é na rapidez nas respostas do seu site, pois o Google enxerga como benéfico ter sites com respostas rápidas para seus leitores. Com isso alinhado às estratégias de SEO e assuntos relevantes, seu site tem tudo para chegar ao topo dos resultados de pesquisa do maior site de buscas do mundo.
A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site. Solicite um orçamento de site.