Nos últimos anos, o consumidor tem optado cada vez mais por compras no meio online.
Prova disso, foi o aumento no faturamento do comércio eletrônico em 2021, alta foi de 48,41% em comparação ao ano anterior.
Por outro lado, esse crescimento fez surgir muitos desafios na cadeia logística para as empresas, mais especificamente, na fase que envolve a última etapa do processo de entrega, conhecido como last mile.
O last mile está diretamente relacionado a impressão que sua empresa deixará para o cliente. Se ele foi bem atendido e fez a compra com facilidade, mas recebeu o produto com atraso ou danificado, é isso que o cliente lembrará. Qualquer problema nesta etapa pode prejudicar a reputação de um negócio.
Por isso, as empresas precisam entender a importância em melhorar o seu processo de entregas e como ele impacta na experiência do cliente.
Afinal, o que é last mile?
O last mile, também conhecido como última milha, abrange o último estágio de transporte de um produto. Ou seja, quando a mercadoria sai de um centro de distribuição e vai até o destinatário final (que pode ser uma pessoa física ou jurídica), encerrando o trâmite da entrega.
Por mais que as outras etapas da entrega sejam desafiadoras, o last mile pode ser uma das fases mais complexas e caras. Isso porque é preciso organizar todo o transporte até a casa de cada um dos clientes.
Para isso acontecer, uma série de variáveis entra em jogo. É preciso pensar na capacidade dos veículos, volume de entregas, planejamento de rotas, prazo de entrega, fluxo de trânsito, entre outros.
Quais os impactos do last mile no serviço de entregas?
Quando pensamos em vendas online, o momento da entrega é quando o cliente “materializa” sua compra. Portanto, essa é a oportunidade que a empresa tem para mostrar a qualidade do seu serviço e encantar o cliente.
Essa também é a fase em que os consumidores mais se preocupam e encontram-se ansiosos para a chegada do produto. Por isso, o last mile é tão importante e decisivo na experiência do cliente. Se tudo acontecer perfeitamente, as chances de recorrência de compra e fidelização são altas.
Por outro lado, a última milha possui algumas dificuldades que impactam a logística do serviço de entregas. Conheça alguns problemas comuns, relacionados a esse processo operacional:
- Custo do frete: clientes ausentes aumentam o custo do frete devido às novas tentativas de entrega. E, também, em relação ao seguro da mercadoria até o destino final.
- Planejamento das entregas: um planejamento de rotas mal feito ou a ausência dele, causa um alto custo para a empresa. Por exemplo, a empresa pode não conseguir cumprir os prazos ou os veículos estarem rodando mais que o necessário, apresentando um maior gasto de combustível e manutenção dos veículos.
- Monitoramento em tempo real: quando o veículo sai do centro de distribuição, muitas empresas não sabem o que acontece durante o trajeto até a casa do cliente. Ter essa gestão é importante para conseguir um maior controle da operação. Assim é possível agir em imprevistos e obter dados sobre o serviço de entrega.
- Comunicação com o cliente: fornecer apenas o código de rastreio não é mais o suficiente. Basicamente, o cliente espera ver cada passo da entrega da sua encomenda e sua precisão de chegada. Desta forma, é estabelecida uma comunicação direta entre o cliente e o entregador evitando conflitos de informações.
Como melhorar o serviço de entregas?
A logística precisa ser tratada pelas empresas de forma estratégica. Para superar os desafios e construir processos mais eficientes nesta etapa de entrega, é crucial que as empresas invistam em tecnologia.
Atualmente, existem sistemas especializados para a gestão da última milha. Em sua grande maioria, permitem captar as informações das entregas, roteirizar e monitorar em tempo real toda operação, proporcionando um maior controle e otimização dos recursos.
Basicamente, para ter um software eficiente para realizar as entregas ele precisará de duas funcionalidades principais: o roteirizador e a gestão em tempo real. Vamos explicar os dois itens a seguir.
Roteirização
Planejamento é a palavra de ordem para o sucesso das entregas. Por isso, ter um software que inclua a roteirização (ou planejador de rotas) é uma solução que irá trazer mais eficiência e reduzir os custos logísticos.
Afinal, por que adotar um sistema para traçar rotas? Um simples aplicativo de navegação – como Waze ou Google Maps – não consegue traçar rotas eficientes quando se trata de uma operação de entregas. Isso porque eles não consideram variáveis importantes como:
- Qual o tipo de carga a ser transportada;
- Distribuição da carga x capacidade do veículo;
- Qual será o prazo de atendimento;
- Jornada de trabalho do motorista;
- Calcular rota com um alto número de paradas.
Deu para perceber que, quando se planeja uma rota de entregas com as particularidades da operação, é possível aumentar a sua eficiência e reduzir os custos. Diferentemente, de quando se traça apenas o itinerário em um aplicativo.
Não menos importante, quando se faz esse trabalho manualmente as chances de erro e demora são maiores. Portanto, para facilitar esse processo e obter mais sucesso, aconselha-se o uso de uma ferramenta digital.
Gestão em tempo real
O objetivo da gestão de entregas é monitorar a carga em tempo real, desde o momento que o entregador saiu do centro de distribuição até o recebimento do produto na casa do cliente.
Apesar do controle de entrega se concentrar no acompanhamento do produto pela roteirização estabelecida, a gestão vai além desse escopo. Quando o acompanhamento é feito em tempo real é possível contornar imprevistos, detectar falhas e implantar melhorias no processo.
Isso somente é possível com o auxílio de tecnologia. Desta forma, ao ter uma plataforma de gestão de entregas, a empresa consegue analisar aspectos da operação como:
- Das entregas previstas quais foram realizadas;
- Se os motoristas estão percorrendo corretamente as rotas planejadas;
- Tempo de descarregamento;
- Gastos com combustível e manutenção da frota;
- Notificar os clientes sobre o status do seu pedido;
- Monitoramento em tempo real;
Assim, a gestão de entrega surge como uma solução prática e inovadora para abranger todos os pontos que influenciam no cumprimento do serviço. Não somente pelos processos estruturados e entrega organizada, mas, especialmente, pela satisfação dos clientes.
Conclusão
O crescimento do varejo online vai aumentar cada vez mais a demanda na logística last mile. Dados do Fórum Econômico Mundial apontam que até 2030 as entregas na última milha poderão crescer em até 78%.
Por isso, é necessário entender quais serão os desafios e consequências na performance das entregas. Além disso, como as empresas irão otimizar e manter a qualidade do serviço prestado, pensando na sustentabilidade da sua operação.
Neste contexto, a grande vantagem de automatizar as entregas é ter um maior controle e a garantia de dados atualizados e confiáveis, que fornecerão informações importantes para a tomada de decisões estratégicas.
Desta maneira, todos beneficiam com o processo – quem programa as rotas, motoristas e os gestores – toda equipe ganha em produtividade e o retorno sobre o investimento é muito maior. Além, é claro, aumentar a satisfação do cliente com a melhoria dos serviços prestados.
Este texto foi produzido pela equipe da Vuupt, uma plataforma especializada em roteirização, gestão de entregas e coletas para o last mile.