Contrariando o senso comum, alguns especialistas indicam o uso do cartão de crédito por causa das vantagens que ele oferece. Contudo é preciso cautela para não “estourar” o orçamento mensal.
O medo de ter um cartão de crédito e não ter controle sobre o poder de compra que ele oferece, afinal, dependendo do limite de crédito é possível comprar até tantas vezes o valor do próprio salário, faz com que muitas pessoas não experimentem os benefícios deste serviço bancário.
Essa situação é compreendida por economistas como Nath Finanças e outros como fruto da falta de educação financeira. Ou seja, entregaram aos brasileiros a possibilidade de crédito para compras, porém, não os ensinaram como ele deve ser utilizado.
Diferentemente do cartão de débito que fatura o valor da compra imediatamente após a conclusão, o de crédito oferece a opção de pagamento à prazo, podendo ser em 30 dias, ou realizado o parcelamento em até 12 vezes sem cobrança de juros, a escolha do cliente.
Além da possibilidade de parcelar as compras, o cartão de crédito também, em sua maioria, oferece bônus, que são pontos acumulados através das compras. Eles podem ser revertidos em produtos ou viagens, dependendo da proposta da instituição financeira.
Principais benefícios do cartão de crédito
- Organização das contas: utilizando o cartão de crédito é possível organizar o pagamento das contas da casa ou externas para pagamento em um único dia.
- Segurança: nos tempos atuais andar com grandes quantias em dinheiro na bolsa ou carteira pode atrair os bandidos. Quem usa cartão para pagamentos tem a segurança de concluir uma compra somente mediante senha e se caso for assaltado, pode bloquear o serviço imediatamente, ligando para o banco.
- Parcelamento: até quem tem um salário baixo consegue comprar itens essenciais como geladeira, fogão, cama, etc. Pois com um cartão de crédito é possível parcelar as compras.
- Momentos de emergência – mesmo com um limite de crédito baixo, quem possui um cartão de crédito tem um “amigo” para as horas mais imprecisas da vida, como um pneu que fura, pagar um táxi às pressas, um consulta médica de urgência ou mesmo uma viagem de trabalho imprevista.
- Investimento: quando se paga tudo à vista, embora não se acumule boletos futuros, não se tem a possibilidade de investimento, pois quem gasta o dinheiro todo que tem vai investir o que? Quando você usa um cartão de crédito (corretamente), o certo é sobrar mais dinheiro, esse valor pode ser aplicado em uma poupança e gerar algum rendimento.
- Ganhos: quanto mais uma pessoa usa um cartão de crédito, mais pontos ela acumula e pode trocar por produtos ou viagens, de acordo com o proposto pelo banco. Educação Financeira.
- Ajuda na pontuação do cpf: quem pretende comprar uma casa ou carro financiado sabe que sem o score (pontuação) no cpf, geralmente a compra é negada. Essa pontuação é um indicativo do quanto o consumidor é correto no pagamento de seus compromissos.
Como percebemos, dá para fazer muitas coisas usando a opção de crédito, basta usar um pouco a cabeça.
Educação Financeira
Conforme explicamos acima, o cartão de crédito pode ser positivo se usado com inteligência. Inclusive, seria muito proveitoso se a disciplina “Educação Financeira” fosse inserida nas escolas, desde a primeira infância.
O velho porquinho para colocar moedas, já entregaria às crianças a noção de que é preciso poupar para lucrar. E a responsabilidade em usar o dinheiro, para que quando se tornem adultos não sofram com dívidas ou falta de dinheiro para pelo menos o básico, como ocorre com boa parte dos brasileiros. Obviamente, existem problemas sociais envolvidos, entretanto, uma boa educação financeira poderia evitar que as pessoas se “afoguem” em problemas financeiros.
Qual é a melhor maneira de usar o crédito para compras
O cartão de crédito é tentador, em alguns casos pode até gerar um conhecido ciclo, que consiste em o consumidor precisa pagar o boleto do cartão para voltar a ter “dinheiro”. O ideal é que isso não aconteça, pois do contrário cairá por terra toda a possibilidade de investimento e em um momento de emergência, em que o proprietário do cartão não conseguir pagar o boleto, ele ficará totalmente sem recurso, além de adicionar juros por atraso ao valor da fatura.
Confira algumas dicas para usar o cartão de crédito.
- Esperar terminar um parcelamento para iniciar outro
- Ter um limite compatível com o que você pode pagar, ter limites altos demais pode ser tentador
- Evitar atrasos no pagamento da fatura mensal do cartão
- Não comprar no calor do momento
- Ter um orçamento mensal para compras
Quando não usar o cartão de crédito
Não é porque se possui um cartão de crédito que se deve pagar todas as contas a prazo. Comprar à vista também tem suas vantagens.
Atualmente, a maioria das lojas não oferecem descontos em compras pagas com dinheiro ou na função débito do cartão. Entretanto se houver pelo menos 5% já vale a pena reavaliar se o cartão de crédito deve mesmo ser utilizado.
Qualquer desconto é dinheiro que sobra no bolso, e dinheiro não se recusa. Porém, é preciso se atentar para o valor do produto no mercado, pois se estiver mais caro do que o praticado “na praça”, o desconto acaba não sendo tão benéfico assim.
Pesquisar o preço antes de comprar é uma chave para adquirir produtos e serviços mais em conta.