A publicidade below-the-line ou BTL, como também é conhecida, significa abaixo da linha. Esse tipo de publicidade refere-se às atividades para a promoção que são diretas, específicas e, sobretudo, memoráveis. Esse tipo de publicidade trabalha tanto com o objetivo de alcançar segmentos específicos de público ou grupos maiores de consumidores. Por esse motivo, a below-the-line utiliza estratégias e planificações de marketing que sejam claras, nas quais o objetivo principal são as conversões.
Com os conceitos centrais bem definidos quanto ao Below-the-line, vamos falar agora sobre os seus benefícios. Pode-se dizer que a publicidade BTL é capaz de destacar-se por 4 principais pontos:
- Nível de segmentação elevado: essa técnica de promoção pode concentrar-se em dirigir a mensagem para segmentos muito específicos do público que apresentam interesses e gostos relacionados à marca ou ao produto. Portanto isso ajuda a garantir que haverá realmente disposição por parte do público em consumir ou, pelo menos, analisar o produto ou serviço e suas características, assim como analisar também a empresa;
- Melhora no ROI (Retorno Sobre Investimento): todos os esforços de divulgação são orientados, havendo um grande controle da direção da mensagem. Além disso, os resultados são muito mais fáceis de medir, garantindo um maior retorno sobre o investimento realizado;
- Facilidade no controle: as ações são de fácil gestão e monitoramento nesse caso, portanto, torna-se mais simples fazer os ajustes da estratégia de promoção, mesmo após dado o início, colaborando no impulso do bom uso do capital que foi destinado;
- Estratégias sob medida: o principal destaque da below-the-line é que as estratégias e os planos de marketing que a contém são feitos de acordo com as necessidades de um grupo em específico de clientes em potencial, colaborando para que a publicidade se torne efetiva.
Agora vamos falar sobre os materiais mais usados nesse tipo de publicidade. Por mais que possa parecer confusa a escolha de qual peça utilizar na hora de divulgar o seu negócio, saiba que essa sensação é apenas no primeiro momento. Quando você passa a conhecer cada tipo de material e qual a sua finalidade, pode, então, escolher com tranquilidade qual o meio de divulgação que mais se aproxima de seu objetivo.
Há pequenas diferenças, porém, de grande importância, entre esses materiais de comunicação, capazes de fazer muita diferença em seu marketing. Acompanhe nossas dicas.
Folder
A palavra folder também tem origem de uma palavra em inglês, no caso a fold, que significa dobra. Essa característica é a que mais o difere de outros materiais como panfleto, folheto ou flyer.
O folder um material de divulgação mais elaborado em relação aos demais materiais e costuma ser usado por empresas na distribuição de informações mais detalhadas para clientes, geralmente sobre um produto ou serviço oferecido. O seu formato permite que haja um detalhamento maior da mensagem que você deseja transmitir.
Sua produção pode ser feita em diferentes tamanhos e o ideal é o uso de papéis mais resistentes, já que será folheado, sendo, portanto, necessário utilizar um material de maior durabilidade.
Cartaz
Durante a Revolução Russa de 1917, o cartaz teve o papel fundamental de espalhar a ideologia socialista com mais facilidade, pois era um dos principais meios de comunicação de massa que existia naquela época.
Atualmente, o cartaz pode ser produzido nos tamanhos A3, A2 ou A1, sendo este colocado em mobiliários urbanos.
O cartaz é um material below-the-line utilizado quando o desejo é transmitir uma mensagem de maneira rápida. Em grande parte das vezes, o público leva menos de trinta segundos para compreender a mensagem que a peça está transmitindo.
Há algumas situações em que o cartaz é elevado a categorias de arte, como por exemplo, as peças criadas pelo designer alemão Pierre Mendell.
Por mais que novos meios possam ser utilizados pela publicidade, o cartaz sempre será uma ótima opção para transmitir muita informação em poucas palavras.
Folheto e panfleto. Há diferença entre os dois?
O panfleto é uma palavra originada do latim panfletus e foi criada durante a idade média para designar documentos de uma só página que costumavam ser entregues na rua. Portanto, o termo passou a ser usado para materiais de propaganda com essas características.
A tradução para o português seria folheto, porém, acabou sendo panfleto o termo a ser mais utilizado, assim sendo, não há diferença entre um ou outro. No entanto, o panfleto costuma ser um pouco menor do que o folheto.
O papel que é usado para a criação de panfletos costuma ter formatos A5 ou A6, sendo impresso somente na frente ou frente e verso. Já o folheto é um pouco maior, usando o formato A5 ou A4, geralmente com dobras, com boa qualidade de impressão e com mais informações.
O que é flyer?
A palavra flyer se origina da palavra inglesa fly, que em português significa voar. O material publicitário tem esse nome pelo fato de seu objetivo ser a circulação de informações entre muitas pessoas. O formato mais usado no flyer é A5 ou A4, sendo feito geralmente em grandes quantidades.
Contando com o avanço da tecnologia, é possível a realização de impressões de excelente qualidade e de criação de modelos mais sofisticados, com cortes especiais. Esse tipo de material publicitário costuma ser muito usado na divulgação de shows, festas e também eventos.
A escolha de qual material você irá usar para a apresentação de seu negócio para seus clientes depende de qual seja o objetivo a ser alcançado, precisando de material de apoio e uma boa apresentação para definir claramente o que sua marca é, assim como de que maneira sua marca se posiciona.
Como agora você já conhece as diferenças entre os principais materiais below-the-line, cartaz, folder e folheto, assim como as suas aplicações, já pode começar a escolher qual é o modelo ideal para alcançar os resultados que você pretende.