A indústria têxtil é a responsável por transformar fibras em fios e fios em tecidos, para que se tornem produtos de uso final. Daí surge o crédito. Segundo um estudo realizado pela FIEMG, existem mais de 9 mil empresas do ramo no Brasil, que empregam quase 250 mil pessoas em todo país. Com base nesse contexto, é importante que as empresas deste ramo tenham uma política de crédito bem definida e estruturada. Caso contrário, seu negócio pode ter impactos sérios tanto nas finanças como nas vendas.
Mas como aplicar uma política de crédito para a indústria têxtil? É o que você vai saber neste artigo. Continue com a leitura e saiba mais sobre o tema!
O que é uma política de crédito?
Para começar, é importante que você saiba o que é uma política de crédito e como ela impacta a sua empresa. De forma resumida, a política de crédito são as normas que uma instituição determina para conceder ou negar crédito aos seus clientes.
Por ser um recurso essencial para a segurança financeira do negócio, é preciso assegurar que ela esteja alinhada com a realidade e objetivos da companhia para que seus resultados sejam consistentes.
Como a realidade de cada indústria é diferente uma da outra, cabe aos gestores das instituições definirem essas diretrizes, levando em consideração o tamanho do negócio e vários outros fatores que devem ser analisados individualmente.
A política de crédito é imprescindível para a saúde financeira de qualquer empresa. Ela pode diminuir os níveis de inadimplência, melhorar as tomadas de decisão e aumentar a seriedade e credibilidade da empresa no mercado.
Se a sua indústria têxtil ainda conduz os assuntos financeiros de forma amadora ou pouco profissional, está na hora de levar esse quesito mais a sério e adotar uma política de crédito séria e bem definida.
Por que as indústrias têxteis precisam de uma polícia de crédito?
Sempre pensando em aperfeiçoar os resultados, as empresas devem possuir políticas eficazes e principalmente integradas às demais políticas que a empresa possui, pois todas as ações da empresa devem caminhar ao encontro do mesmo objetivo.
Solução para a inadimplência
Uma das vantagens mais importantes é a garantia da redução dos índices de inadimplência.
Por meio de critérios de avaliação mais rígidos, a política assegura que os acordos de concessão sejam mais seguros e lucrativos.
Redução de custos operacionais
Com regras metodológicas claras, as operações deixam de ser subjetivas e passam a ser embasadas em dados fundamentados.
Desta forma, um padrão é estabelecido para que as decisões sejam mais assertivas e o controle orçamentário seja mais eficaz.
Aumento do diferencial competitivo
A política de crédito permite que a empresa realize vendas com mais agilidade.
O cliente recebe respostas mais rápidas e sem entraves que possam comprometer a negociação.
Isso potencializa o diferencial competitivo, já que o cliente fica mais satisfeito pela prontidão e facilidade.
Aquisição de novos clientes
Com esse diferencial competitivo, a empresa credora ganha mais visibilidade e é capaz de conquistar clientes com mais facilidade. Por meio de divulgações indiretas, potenciais clientes podem ser impactados.
Vendas mais qualificadas
Com uma política de crédito alinhada com a atuação da sua empresa, fica mais fácil identificar boas oportunidades de negócio. As negociações ganham qualidade e segurança a partir de fatores como:
- compreensão do perfil da empresa;
- perfil do cliente;
- identificação dos objetivos partilhados.
Como aplicar uma política de crédito na indústria têxtil?
A criação de políticas de crédito começa pela análise do capital de giro da sua indústria. Ela vai definir os riscos que a empresa está disposta a assumir para conceder crédito para seus clientes e determina o nível do rigor que será aplicado na análise e na cobrança dos tomadores de crédito.
As condições para que a liberação de crédito ocorra devem ser bastante claras e específicas, evitando generalidades que podem acabar prejudicando os negócios.
Após essa análise inicial, a criação de políticas de crédito vai envolver o estudo de quatro fatores:
- Padrões de crédito: são as condições mínimas para que o crédito seja concedido ao cliente. É feito conforme o risco oferecido por grupos de clientes e, a partir daí, é calculado o custo de perda relacionado a cada agrupamento.
- Prazo: é o período de financiamento. É indicado em dias, mas pode variar de acordo com os riscos do mercado consumidor, a natureza do produto e até mesmo as políticas adotadas pela concorrência.
- Concessão de desconto: é a redução no preço durante a negociação. Os descontos são considerados um instrumento das políticas de crédito pois impactam diretamente nas vendas.
- Política de cobrança: são os métodos que serão utilizados pela empresa para receber a parcela devida pelo cliente, tanto na data de pagamento quanto no caso de atraso e inadimplência.
Além disso, a empresa deve seguir algumas boas práticas que vão ajudá-la na definição das regras das duas políticas de crédito. São elas:
- Manter os dados dos clientes atualizados: quanto mais informações a empresa tiver sobre seus clientes, mais fácil se torna a tarefa de conhecer o perfil de cada e de traçar estratégias de análise que vão ao encontro das suas necessidades.
- Verificar os documentos apresentados: é preciso que a empresa exija dos tomadores de crédito uma série de documentos que vão servir para validar a identidade do cliente e verificar seu histórico junto aos órgãos competentes.
- Obter solução de consulta de crédito: existem diversas ferramentas de consulta de crédito que auxiliam na criação das políticas de crédito e no processo de análise, poupando os colaboradores de trabalhos mecânicos e repetitivos e agilizando procedimentos burocráticos.
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