Quando se trata de otimização de site, é preciso pensar em boas estratégias e técnicas para conseguir obter bons resultados. E é aí que entra a agência de SEO.
Sabe aquela sensação de comemorar um site recém-lançado, porém, depois de algum tempo perceber que ele não teve nenhum tráfego e nem contatos (leads)? Pois é, aqui na agência costumamos dizer que; “ter um site sem otimização (SEO) é o mesmo que ter uma loja em um shopping fechado”, ninguém tem acesso!
Então, para você ficar bem informado sobre o que faz e por que contratar uma agência de SEO, preparamos esse artigo completo. Vale a pena ler até o final.
O que é uma agência de SEO?
Uma agência de SEO tem a finalidade de fazer parceria com empresas como a sua para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Essa visibilidade significaria mais tráfego chegando ao seu site e, em última análise, mais leads, telefonemas e vendas.
O que uma agência de SEO faz?
As agências de SEO visam melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa para que sua empresa possa gerar mais tráfego (e, consequentemente, receita) da pesquisa. Melhorar a visibilidade da pesquisa envolve várias tarefas para agências de SEO, incluindo pesquisa de palavras-chave, criação de links, criação de conteúdo e muito mais.
O que os serviços de uma agência de SEO devem incluir?
Classificar as ações que uma agência de SEO deve fazer, pode ser difícil. Cada agência opera de maneira diferente e cada campanha também é única, portanto, há muitas variáveis em jogo.
Dito isso, muitas táticas são semelhantes entre empresas e campanhas. Por isso reunimos uma visão geral descrevendo o que uma agência de SEO faz e as principais perguntas a serem feitas:
Pesquise e analise seu site e o mercado
- Qual é o desempenho do seu site atualmente?
- O que está funcionando bem para os concorrentes em seu setor?
- Quais palavras-chave seu público-alvo pesquisa?
- Quais são os resultados razoáveis a serem esperados, considerando seu orçamento de SEO?
Faça alterações de SEO na página
- Os títulos das páginas e as meta descrições estão otimizados?
- O conteúdo do seu site é claro, conciso e amigável para SEO?
- Você fala sobre seus serviços e agregação de valor usando a linguagem certa?
- Os conteúdos são otimizados para as palavras-chave?
Faça alterações de SEO fora da página
- Seu site está ganhando links e menções na web?
- A configuração do seu servidor funciona corretamente?
- Quão rápido é o seu site?
- Seu site é seguro e oferece um bom UX?
Forneça uma comunicação clara e atualizações frequentes
- Com que frequência você mensura relatórios de SEO?
- O que está incluído nos relatórios de SEO?
- Quais são os objetivos da campanha?
Crie conteúdo que resolva o problema da sua persona
- Quais são as oportunidades de conteúdo existentes para o seu site?
- Que tipo de conteúdo funciona melhor para a sua persona?
- O conteúdo está otimizado para SEO?
- O conteúdo do site contém fortes apelos à ação?
Faça experimentos e testes
- Como podemos aproveitar os dados para tomar decisões?
- Quais palavras-chave levam os visitantes até meu site?
- Quais são as novas/próximas áreas de oportunidade?
Embora esses seis pontos sejam úteis, nenhuma campanha pode ser resumida a uma lista simples – e campanhas de SEO bem-sucedidas exigem otimização contínua para gerar os melhores resultados, por exemplo quando você precisa comprar óculos e busca no google: Comprar óculos de grau.
Você sempre pode gerar mais tráfego e aumentar o potencial de conversão do tráfego existente no site. Uma boa agência de SEO terá um forte processo de acompanhamento que permite testes e ajustes constantes na estratégia por trás da campanha e no seu site.
Nossa experiência mostra que, em média, a maioria das empresas redesenha seus sites a cada três ou quatro anos, então veja as páginas do seu site como um documento vivo. Os padrões de pesquisa em seu setor estão mudando constantemente e sua campanha de SEO precisa ser o mais ágil possível.
Os benefícios de trabalhar com uma agência de SEO
Se você está pensando em fazer parceria com uma agência de SEO, leve em consideração os benefícios óbvios, como o tráfego do site, leads mais qualificados e consequentemente receita gerada, juntamente com uma estratégia abrangente de análise do seu site para rastrear e ajustar seus esforços de marketing digital conforme necessário.
Embora esses sejam os principais, há muitos outros benefícios tangíveis de trabalhar com uma agência de SEO.
Como funciona uma agência de SEO?
Cada agência de SEO é única, mas aquelas que valem a pena contratar, são as que têm um objetivo único: gerar resultados para sua empresa.
No final das contas, o trabalho de uma agência de SEO é fazer parceria com você para gerar leads, telefonemas, visitas à loja, compras e muito mais por meio da pesquisa por palavras chave.
Da mesma forma que você contrata um contador para ajudar a otimizar e organizar suas contas ou contrata uma empresa de limpeza para arrumar o seu escritório toda semana, fazer parceria com uma agência de SEO significa que você está se conectando a uma empresa cujo objetivo é melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca como o Google.
Digamos que você se torne dono de uma empresa que trabalha com assessoria de imóveis. Agora você precisa captar clientes que estejam tendo problemas para vender, comprar ou locar seu imovel. Onde você acha que os clientes em potencial irão te procurar? A resposta é óbvia, no Google!
Se você se dedicasse para aprender, implementar e ajustar uma campanha de SEO, estaria perdendo tempo e isso não seria bom para os seus negócios. Por isso é importante você encontrar uma agência de SEO experiente para te ajudar a otimizar sua presença na web através dos mecanismos de pesquisa. Alguns meses depois, (6 meses) seu site começaria a aparecer no topo dos resultados do Google para pesquisas como “consultoria imobiliária em São Paulo” e “consultoria imobiliária sp”, por exemplo.
A parceria com uma agência de SEO oferece o suporte necessário para gerar mais negócios a partir de pesquisas orgânicas.
Uma boa vantagem de trabalhar com uma agência de SEO é que o tráfego proveniente de pesquisa orgânica (não paga) no Google tende a produzir leads de alta qualidade, como por exemplo um síndico que precisa de sinalização para condomínio, que simplesmente ao buscar a sua palavra chave no Google irá te encontrar, gerando assim mais leads e consequentemente mais clientes para sua loja.
O maior benefício do SEO é que seus esforços de marketing digital irão atrair os clientes realmente interessados no seu produto ou serviço.
A maioria dos canais de marketing convencional exige que as empresas divulguem sua mensagem para milhares de pessoas, com a esperança de que uma pequena porcentagem delas seja de clientes potenciais.
Já o SEO funciona na direção oposta: você otimiza seu site (conteúdo) para as pessoas acharem sua empresa enquanto pesquisam pelo seu produto ou serviço, digamos que você possui uma empresa de promoções e eventos, quando um possível cliente for produzir um evento ele irá precisar de promotores, aonde ele vai procurar? isso mesmo! No Google, e ao pesquisar a palavra chave “Agência de Promotores“ sua empresa aparecerá. Por natureza, os leads que você ganha com a pesquisa orgânica são autoqualificados.
O que uma agência de SEO pode fazer pela minha empresa?
Encontrar a agência de SEO certa para o seu negócio que tenha o alinhamento adequado, pode mudar a trajetória da sua empresa.
O SEO é uma poderosa estratégia de marketing e que continua a crescer. Saber o que uma agência de SEO faz e como encontrar a ideal para o seu negócio é fundamental nos dias de hoje. É através de uma agência de SEO que os seus negócios fluirão da forma que deveriam. Por meio dela, você terá melhor visibilidade e conversões, gerando mais leads e vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redatores da Agência Web Marketing, onde você encontra mais assuntos sobre como aparecer no Google.