Abrir uma loja virtual nos dias atuais é uma tarefa relativamente fácil, mas para quem está começando agora, pode ficar um pouco perdido com o número de opções de plataformas existentes no mercado, para casos assim, uma consultoria para e-commerce pode ajudar nesta decisão.
Um especialista em e-commerce também pode ser recomendado para quem já tem uma loja online, mas ainda não conseguiu um número desejável de vendas.
Mas que resultados uma consultoria em e-commerce vai te entregar de fato?
E até onde vai o papel de um consultor e até onde vai o de um dono de e-commerce? O que é analisado na loja virtual e quanto custa não ter uma consultoria?
É muito importante saber como este serviço funciona, para que não se crie expectativas infundadas. Sabendo como este processo funciona, a experiência final será muito mais positiva.
O que é uma consultoria para e-commerce?
É um serviço onde um profissional com grande conhecimento e experiência em e-commerce, conduz o proprietário de um negócio online a atingir os objetivos desejados, principalmente o de gerar mais vendas, levando em consideração as particularidades do negócio.
Os objetivos mais buscados em uma consultoria de e-commerce são:
- Aumento do número de visitantes, através do tráfego orgânico;
- Aumento do número de visitantes, através do tráfego pago;
- Aumento de vendas da loja virtual;
- Fidelização dos clientes;
- Planejamento de ações, efetivas, de marketing digital;
- Otimizar o processo de implantação de plataforma;
- Migração segura de plataforma de e-commerce;
- Melhoria da usabilidade da loja virtual, para otimizar os índices de conversão;
- Entrada em marketplaces e comparadores de preço;
- Planejamento de SEO;
- Melhorias no design da loja online;
- Implementação de novas funcionalidades na loja virtual.
Algumas consultorias transcendem o virtual e oferecem orientações de todo o processo logístico, omnichannel e até mesmo o planejamento estratégico.
Vale lembrar que, ações como: criar uma campanha no Google ADS, criar descrições para produtos ou conteúdo para redes sociais, por exemplo, não fazem parte de um serviço de consultoria. O papel do consultor nestes casos é sugerir estas ações e, se for o caso, indicar profissionais ou agências para realizá-las.
Portanto uma consultoria de e-commerce facilita o caminho de uma loja virtual, desde a implantação até o pós-vendas, pois o processo é conduzido por alguém que já passou por quase todo o tipo de situação e tem expertise para resolvê-las.
Como funciona a consultoria de e-commerce?
Para que um consultor possa orientar seu cliente, ele primeiro vai precisar analisar:
- O mercado e o contexto que o seu cliente está inserido;
- Definir junto com o cliente, quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo;
- Fazer uma análise técnica da atual loja virtual (code, UX, UI, SEO e design);
- Considerar soluções e práticas atuais do mercado.
A partir disso, o especialista em e-commerce vai estabelecer metas e ações a serem aplicadas.
Para cada ação definida, é atribuído um responsável, que pode ser um funcionário ou uma empresa terceirizada, além de um prazo de entrega. Por exemplo, enquanto uma agência de e-commerce melhora o código da loja, uma agência de marketing vai criar e executar uma campanha de e-mail marketing.
Quem gerencia estas tarefas?
Isso pode ser feito pelo proprietário do e-commerce ou pelo consultor, conforme combinado entre as partes, mas no final o consultor é quem deve avaliar se todas as recomendações foram aplicadas corretamente.
O que uma consultoria avalia no seu e-commerce?
- Análise da concorrência e mercado de atuação;
- Descoberta do seu público-alvo ou persona;
- Como é o seu atendimento ao cliente, antes, durante e depois da venda;
- Usabilidade, se o seu site é fácil de navegar e está bem adaptado para mobile;
- Facilidade para comprar e acompanhar pedidos na sua loja virtual;
- Se o SEO está sendo bem feito na loja online;
- Como está o seu marketing de relacionamento;
- Se os seus produtos estão cadastrados adequadamente, para gerarem resultados orgânicos no Google;
- Ações de marketing que você já está fazendo;
- Ações de marketing que você poderia estar fazendo;
- Considera se é válida ou não sua entrada em marketplaces e como te colocar lá;
- Se é válido você estar em comparadores de preço e como te colocar lá;
- Segurança do site;
- Preparação para participação em grandes campanhas, como a Black Friday.
Essa lista não significa que uma consultoria para e-commerce vai, necessariamente, avaliar tudo isso, tudo depende do que for acordado entre as partes.
Consultorias realmente alavancam vendas de lojas virtuais?
Antes de mais nada, é preciso estar ciente dos fatores envolvidos para que uma venda aconteça e até onde você está disposto a investir para promover melhorias na sua loja virtual e divulgar o seu catálogo de produtos.
É papel de um especialista, analisar quais fatores estão prejudicando as vendas e indicar as soluções, porém muitas vezes a solução ideal depende de uma condição que o dono do e-commerce não tem no momento.
Por exemplo, se o problema for o alto preço dos produtos, talvez não seja possível reduzi-los para competir com lojas muito maiores, neste caso o consultor poderá ajudá-lo a avaliar outras alternativas.
Já se o problema for um baixo volume de visitantes na loja virtual, isto pode ser facilmente solucionado.
É possível fazer quase tudo em uma loja online, desde deixá-la mais bonita, mais rápida, mais amigável, trazer mais visitantes, fidelizar clientes, aumentar o ticket médio e até mesmo aumentar o valor percebido do seu produto para o seu cliente.
Essa soma de melhorias aumenta muito suas chances de vender mais, mas não há como garantir o quanto mais você vai vender, pois de certa forma, vender se trata do quanto você consegue superar seus concorrentes. E até mesmo isso, faz parte de um encontro, determinar quem são seus VERDADEIROS concorrentes.
Talvez você não tenha o menor preço, mas pode ter a melhor garantia, ou melhor atendimento, ou ainda, seu site transmite mais confiança ou tem informações mais completas na sua página de produtos.
Existem muitos campos dentro das vendas online onde você pode se diferenciar e achar o seu público comprador ideal.
Consultoria para E-commerce VS Marketing Digital
Muito antes do termo “marketing digital” se tornar popular, várias ações, hoje atribuídas ao MD, já eram praticadas pelos e-commerces pioneiros, que além de tudo precisavam enfrentar o grande medo que as pessoas tinham de comprar online.
Com o tempo, as ações de marketing para e-commerce, foram atribuídas ao marketing digital e dentro deste novas técnicas foram se somando às técnicas antigas, que também foram se aperfeiçoando.
É por isso que consultores mais experientes, conseguem ver e recomendar com clareza, ações e especialistas para as principais atividades, ditas de marketing, de um comércio eletrônico, como:
- Campanhas de e-mail marketing;
- Campanhas de Google ADS (criação e gestão);
- Análise de resultados e geração de relatórios;
- Descoberta do público-alvo;
- Descoberta de palavras-chave que trazem acesso para o seu e-commerce;
- Remarketing;
- Recuperação de carrinho abandonado;
- Criação de conteúdo para blog;
- Gestão de redes sociais;
- Inbound marketing;
- Marketing de relacionamento.
Para quem precisa de qualquer um dos serviços acima, tanto uma agência de marketing digital como uma agência de que presta consultoria em vendas online, atende muito bem estas necessidades.
Muitas outras questões como já falamos aqui, são próprias de uma loja virtual, e uma agência exclusivamente de marketing, não consegue avaliá-las, a princípio.
Maximizando seu tempo com um consultor de e-commerce?
Consultorias de e-commerce geralmente são cobradas por hora, então como aproveitar ao máximo cada minuto do seu tempo de consultoria?
Peça a pauta do encontro
Reuniões com o assunto definido sempre rendem mais, por isso saber o que será tratado durante a reunião pode te ajudar a se preparar para este encontro.
Afinal, também é desta forma que um consultor trabalha, além do tempo que ele passa com você, ele também estuda o seu negócio para te trazer as melhores alternativas do mercado.
Para o primeiro encontro a pauta é implícita, ou seja, conhecer mais sobre o seu negócio e seus objetivos, mas você pode combinar a forma de trabalho para os encontros posteriores.
Estude os temas que serão abordados
A linguagem do comércio eletrônico pode ser um pouco técnica muitas vezes e não é incomum que o tempo de uma consultoria seja utilizado para entender conceitos.
Por exemplo, termos como SEO, UX, UI, usabilidade, mobile, ERP, gateway de pagamento e gateway de frete são comuns, entender o significado destas siglas e expressões, significa que a consultoria será mais produtiva.
Por exemplo, você entende o que significa otimizar o cadastro de produtos do seu e-commerce e porque isso é importante?
Você não precisa virar um expert em todas as áreas do e-commerce, mas um conhecimento mínimo poderá ajudá-lo a otimizar o seu tempo com um consultor, assim a reunião resultará em mais ações práticas.