Você consegue imaginar uma empresa atual operando sem nenhum tipo de software, hardware, tecnologia de processamento de informação ou de comunicação? É preciso conhecer a evolução da tecnologia da informação.
Vamos fazer um exercício: imagine um vendedor de cocos. Em uma manhã de domingo, ele acorda e imediatamente acessa um site para checar a previsão do tempo – sol o dia todo. Animado, ele pega seu celular e sai em direção à praia. Chegando perto de lá, ele saca seu smartphone do bolso e manda mensagem para seu fornecedor de cocos pelo WhatsApp – “onde você tá?”.
Dali a alguns minutos, ele o encontra próximo a um quiosque, em um grande caminhão de cocos. Ele decide pegar alguns cocos e paga pelo pix, enviando o valor correspondente direto para a conta do fornecedor. Ali à frente, ele já encontra alguns potenciais clientes. Então, faz a venda, calcula o preço na calculadora do celular, anota a venda em um aplicativo de notas e recebe o dinheiro pelo app do banco.
Consegue perceber todos os momentos em que o vendedor usou algum tipo de software, hardware, tecnologia de processamento de informação e de comunicação? É simples perceber como a rotina de um negócio está intimamente ligada à Tecnologia da Informação – e isso vale para qualquer negócio, tão simples quanto vender cocos.
Mas como acompanhar a complexidade desse universo sem se sentir perdido?
A evolução da Tecnologia da Informação
Ficar por fora das movimentações desse universo não é mais uma opção. Hoje em dia, se a gente não encontrar a segurança da informação ou o desenvolvimento de software, eles encontram a gente. Compreender e dominar as novas ferramentas a nosso favor impede que os outros a utilizem contra a nossa vontade, ou pior: que os outros as dominem e nos deixem para trás, atrasados e falidos.
Compreender os avanços da tecnologia da informação depende de muita pesquisa e estudo, não adianta ouvir falar, diz-que-me-disse. E pra começar esse exercício agora mesmo, eu trouxe um dado interessante: segundo a Nasdaq, até 2040, 95% das compras serão feitas online.
Essa tendência mostra a transferência para a internet de comportamentos que até 15 ou 20 anos atrás eram totalmente físicos: rua-loja-caixa-rua. E se o comportamento de consumo é transportado para a internet, tudo o que acompanha os negócios vai com ele. E nós também vamos.
Um estabelecimento e uma caixa registradora não serão mais necessários, mas para efetuar uma venda online, precisamos de sites da empresa, plataformas de vendas, conexão com a internet, APIs para facilitar o login do cliente através do Google ou Facebook, segurança da informação para garantirmos a segurança de seus dados pessoais, webdesigners e programadores para resolverem os pepinos do site, cloud para armazenar e hardware para acessarmos isso tudo.
Além disso, as tecnologias emergentes têm um grande impacto no comportamento do nosso consumidor. A Internet das Coisas já permite que alguns clientes façam compras de formas totalmente extraordinárias: a geladeira de Carlos encomenda leite automaticamente quando o leite acaba, a Alexa dele permite que ele compre um livro ou uma pizza sem ao menos acessar um app ou site diretamente.
Como essas tecnologias influenciam seus novos padrões de consumo? E como podemos nos preparar para lidar com elas? É preciso conhecer a evolução da tecnologia da informação.
Se preparando para o futuro: a evolução da tecnologia da informação
A melhor forma de vencer o medo da mudança é diminuindo nossa ignorância sobre ela. Compreender, dentro do possível, as dinâmicas do nosso mundo é necessário para planejar nossos próximos passos com segurança.
Para isso, a única chave possível é a educação. Talvez você me ache suspeito para falar – um professor –, mas a educação continuada é a principal forma de nos mantermos atualizados em um ambiente de mudanças constantes. A nova moeda, hoje, é a informação. Não à toa, as Big Techs investem bilhões de dólares em plataformas totalmente gratuitas com a principal intenção de obter dados.
Segurança da Informação
Os tópicos em alta para o futuro variam com frequência, mas a compreensão da Tecnologia da Informação como um todo é de grande relevância. Dentro dela, a Segurança da Informação é um tema imprescindível: em 2021, as multas e sanções da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, entraram em vigor para as empresas que descumprirem os termos da Lei.
Com a transformação digital e a importância cada vez maior da internet para as transações financeiras, os riscos, ataques e roubos de dados também tendem a crescer. E, com isso, novas legislações tendem a ser criadas e aplicadas. Os profissionais e as organizações que demorarem a se adequar podem estar correndo risco em dobro: dos ataques e dos regulamentos.
Big Data na evolução da tecnologia da informação
A análise de dados e de big data, além disso, é outro importante caminho para a compreensão do meio digital. Há quem diga que os dados são o novo ouro, mas há uma grande diferença: diferentemente dos metais preciosos, não é suficiente apenas possuí-los em abundância. Volume de dados sem entendimento, análise e estratégia efetiva é como o ouro-dos-tolos, não serve pra nada. Só podemos extrair seu real valor com a ferramenta mais poderosa de todas: o conhecimento.
Por isso, é crucial estudarmos a gestão, organização e compreensão dos volumosos bancos de dados que existem hoje: tópicos como Business Intelligence, Big Data e administração de banco de dados, por exemplo.
Métodos Ágeis
Muitos creem que frameworks e métodos ágeis são apenas para empresas de software, mas isso é um engano.
As abordagens ágeis servem para todo tipo de organização que deseja aprimorar os fluxos e a criação de valor para o cliente, o usuário e a empresa. O Heart of Agile, uma abordagem extremamente simplificada do ágil, por exemplo, foca em apenas quatro fatores: Colaborar, Melhorar, Entregar e Refletir.
É claro que nem toda organização deve implantar o ágil impulsivamente, sem preparação e planejamento, mas o estudo de seus princípios pode, no mínimo, trazer interessantes insights sobre seus negócios. Alguns exemplos de abordagens ágeis são o Lean, Scrum e Kanban. De um jeito ou de outro, é preciso conhecer evolução da tecnologia da informação.
IA e Machine Learning
Como já dissemos, as novas tecnologias têm o poder de impactar muito nos processos e personalização do consumo, não à toa, o marketing tem uma relação cada vez mais forte com a área de TI.
Nesse contexto, a tecnologia de inteligência artificial e machine learning entra como um divisor de águas. Hoje, já contamos com uma grande lista de usos práticos dessas tecnologias: carros autônomos, que trafegam sem qualquer interferência humana; a GPT-3, uma inteligência artificial que usa deep learning para reproduzir um texto que replica a escrita humana sobre qualquer tema desejado; a integração entre a IA e IoT, Realidade Virtual e muito mais.
Dessa forma, a compreensão e o domínio sobre as novas ferramentas é de enorme importância não apenas para o uso interno de profissionais e organizações, como também para compreender o mundo em que a própria organização está inserida, e como os negócios serão influenciados por elas.
Governança de TI na evolução da tecnologia da informação
E, por fim, a complexificação de todo esse sistema de TI nas organizações demandará, cada vez mais, a organização e alinhamento das estratégias de TI com as necessidades da organização e do cliente. Isso reflete, naturalmente, a integração cada vez maior entre a Tecnologia da Informação e os negócios, já indissociáveis.
Portanto, a ponte entre a TI e os negócios, na empresa, o alinhamento e a sintonia entre as áreas dependerão cada vez mais da Governança de TI: o conjunto de práticas que visam otimizar e organizar as ações e os processos da empresa.
Conclusão
A separação entre a área de negócios e a área de tecnologia da informação, hoje, já não é mais possível. Mas aceitar essa transformação não é o bastante: como profissionais do futuro, devemos dar um passo à frente e dominá-la, apropriando-nos do conhecimento sobre a tecnologia e o mundo veloz à nossa volta.
Para isso, há apenas um caminho: nosso processo contínuo e inacabável de educação.
Autor convidado: Adriano Martins Antonio, fundador da PMG Academy, atua há 24 anos na área de Segurança da Informação, Gerenciamento de Projetos, Governança de TI, Gestão de Negócios e TI. É instrutor e consultor de cursos oficiais EXIN e AXELOS, além de possuir mais de 50 certificações internacionais.