É sempre necessário investir na infraestrutura da sua empresa, para ter funcionários mais produtivos e empenhados nas suas funções. Mas, outro ponto que merece atenção é a segurança que o ambiente proporciona, fazendo com que além de trabalharem de forma mais produtiva, os colaboradores se sintam seguros em todos os quesitos.
Para isso, é possível investir de várias formas em diversos itens – de forma a otimizar a rotina e torná-la mais segura.
Hoje em dia existem até regulamentações que podem ser consultadas, informando as principais modificações que podem ser feitas em toda a estrutura e no tratamento aos funcionários para garantir um ambiente mais seguro.
Vamos abordar neste artigo os principais meios de se trazer conforto e segurança para os seus funcionários.
Coffee break
O coffee break é sempre utilizado como forma de interagir uma equipe ou até para distrair um pouco da maçante rotina do trabalho.
É sempre preciso entender de forma adequada quais são as preferências dos funcionários para se montar um coffee que agrade a todos.
Uma recomendação muito viável e que muitas empresas têm adotado é fazer o break em alguma área externa, como em um restaurante ou outros locais que aportam corretamente as pessoas.
Em um coffee break para 30 pessoas, por exemplo, é preciso pensar no espaço, na quantidade de comidas e bebidas, como também na interação entre as pessoas.
Têm sido muito comum que empresas implementem brincadeiras, jogos e dinâmicas no meio do coffee como meio de encaixar um desenvolvimento humano mais interativo entre as pessoas presentes.
Inclusive, a aplicação de jogos pode se dar em diferentes ambientes e com o avanço do meio digital é possível investir até o desenvolvimento de jogos e advergames para aprimorar e integrar as equipes, unindo um momento de mais descontração com a melhora dos processos e da segurança.
Com a gamificação, por exemplo, é possível utilizar os jogos e dinâmicas no coffee break e também na rotina do escritório, seja física ou digitalmente, desenvolvendo os colaboradores ao reforçar processos de trabalho e ensinar novas atividades por meio de premiações, colaboração e certa competitividade.
NR17
A NR 17 é um conjunto de adaptações que podem – e devem – ser feitas no local de trabalho para garantir a proteção e segurança dos seus colaboradores.
Antes de entrarmos em alguns detalhes, é preciso entender que para a elaboração de um projeto de NR17 da sua empresa é preciso levar em conta vários fatores, como:
-
Normas de produção;
-
Modo de operação de maquinários;
-
Tempo aplicado em cada função;
-
Ritmo de trabalho;
-
Conteúdo das tarefas.
Dentre muitos outros detalhes, que irão compor a implementação de um projeto e treinamento NR 17 adequados para a sua empresa. O resultado de ações como essas são visíveis no resultado de seus colaboradores.
Vamos entender alguns pontos pertencentes ao NR 17 que merecem atenção para serem aplicados em sua empresa e melhorar a segurança e produtividade dos seus funcionários.
Mesas
As mesas são peças fundamentais para qualquer área da indústria ou comércio. Sendo assim, é preciso atenção para que seja proporcionado ao funcionário toda a estrutura correta para reduzir os danos a sua saúde.
Nesse sentido, é possível achar mesa de reunião na zona norte a preços acessíveis e que tenham a ergonomia correta para os seus funcionários, que farão com que dores regulares por conta de mal posicionamento sejam menos presentes na vida deles.
Além da escolha da mesa correta é preciso pensar na cadeira que melhor se encaixa ao perfil dos seus funcionários.
A cadeira é tão importante quanto a mesa e existem as que possuem encosto para pescoço e/ou lombar, que proporcionam um ganho a mais na questão de saúde, dando um posicionamento mais correto na hora de ficar na mesa para escritorio e que a longo prazo apresentam uma diferença enorme na vida do funcionário.
Um outro investimento que vale muito a pena ressaltar é em teclados ergonômicos, principalmente para áreas nas quais os colaboradores passam a maior parte do tempo no computador.
Problemas como tendinite tem sido cada vez mais comuns. Desse modo, proporcionar um teclado ergonômico e com encosto de pulso pode agregar um valor muito alto para o seu funcionário. O problema com os pulsos e articulações das mãos geralmente são graves, por isso, é preciso muito atenção a esse ponto.
Ginástica laboral
A ginastica laboral tem sido um mercado em expansão por conta da procura por profissionais para atender empresas, pois trazem um resultado extremamente positivo para todos os setores.
Basicamente a laboral é feita em tempos regulares pausando a rotina de trabalho e dedicando alguns minutos para alongamentos e exercícios que normalmente são pensados de acordo com a função aplicada pelos colaboradores.
Por exemplo, no caso das pessoas que ficam muito no computador, a laboral é focada no exercício dos pulsos e do pescoço, áreas mais afetadas pela execução do trabalho.
É possível ainda contratar com facilidade algum profissional da área para estar na empresa, realizar uma pesquisa e auxiliar na execução desses exercícios pela sua equipe.