Se você deseja expor sua marca na internet e conectá-la com excelentes profissionais, considere o LinkedIn para empresas como a sua. Essa rede social permite a criação de uma página para o seu negócio.
O LinkedIn é uma rede social com foco no profissional, portanto, pode ajudar a impulsionar tanto carreiras quanto negócios — desde que seja bem utilizada.
Na plataforma se encontram profissionais de todos os níveis hierárquicos, inclusive os tomadores de decisões. Ela proporciona excelentes oportunidades de networking, permitindo a expansão da marca no mundo dos negócios.
Só não se engane considerando o LinkedIn apenas como uma ferramenta de recrutamento, pois esse espaço é estratégico para divulgar conteúdo, construir autoridade e consolidar a reputação entre colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e, consequentemente, a sociedade.
Continue a leitura e saiba como utilizar o LinkedIn para empresas da forma correta.
Diferença das demais redes sociais para o LinkedIn para empresas
Já imaginou como seria vender um produto ou serviço para um público que não é o da sua empresa? Complicado, né? Essa é a lógica das redes sociais.
Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas permitem que empresas como a sua estejam lá — e dependendo do objetivo da companhia, é necessário ter um perfil nessas e em outras redes sociais.
A questão é que essas plataformas, em comparação com o LinkedIn, acabam sendo generalistas e focadas em conteúdos que não são necessariamente de interesse do seu público.
Se a sua empresa deseja conversar, por exemplo, com tomadores de decisão, dificilmente os encontrará agrupados nessas redes sociais. Já o LinkedIn para empresas segmenta esse público.
Como funciona o LinkedIn para empresas
O LinkedIn para empresas funciona como um perfil empresarial. O seu objetivo é difundir a imagem da organização como marca empregadora, tornando-a conhecida. Também busca atrair parcerias e ampliar o alcance entre o público-alvo profissional para gerar oportunidades de negócio.
Essa página profissional ainda possibilita ampliar o networking, pois o LinkedIn é um espaço virtual propício para tal. Dados da plataforma mostram que nela se encontram mais de 740 milhões de membros. Destes, mais de 51 milhões são brasileiros.
Outro ponto importante sobre o funcionamento do LinkedIn para empresas é que ele possui funcionalidades desenvolvidas apenas para as páginas das companhias, dentre elas os anúncios pagos. Conheça as principais:
Company page
Perfil da companhia. Permite construir uma audiência para transmitir as mensagens da sua organização, como a responsabilidade social, a preocupação com o meio ambiente ou as oportunidades de trabalho.
Essa página deve ser atualizada constantemente por meio da publicação de posts com artigos, infográficos, vídeos e outros. Isso permite manter e/ou aumentar o engajamento com o público-alvo.
Showcase pages
As showcase pages são extensões da company page. O objetivo dessas subpáginas é destacar marcas, linhas de negócios e iniciativas individuais da sua empresa, como um projeto. Utilize-as para apresentar produtos e serviços de maior destaque.
Grupos
Funcionam como espaços para que os profissionais com interesses comuns se encontrem para debater temas específicos com mais profundidade.
Quando esse tópico faz parte do universo da sua empresa, o grupo se transforma em um excelente canal para gerar proximidade e engajamento com clientes, colaboradores e demais profissionais.
É importante, no entanto, designar um representante para falar em nome da empresa e utilizar um posicionamento adequado, a favor da marca.
LinkedIn Ads
Ferramenta de publicidade paga para apresentar sua empresa em diferentes áreas do LinkedIn. É possível apostar nos mais diversos formatos para que ela apareça, por exemplo, no topo do feed do seu público-alvo ou no display ao lado dele.
Vale destacar que esses anúncios são uma grande oportunidade para impactar as pessoas que sua empresa deseja, pois você pode traçar o perfil delas e fazer com que o conteúdo seja entregue.
Vantagens do LinkedIn para empresas
Listamos as principais vantagens do LinkedIn para empresas. Confira:
Otimiza o alcance da sua marca
Encurta o caminho entre grandes clientes ou a busca por talentos para o seu negócio, pois o LinkedIn para empresas integra diversas informações profissionais dos seus usuários, do histórico profissional às skills e recomendações.
O LinkedIn também possui diversos dados sobre as atividades das empresas, tais como valores, propósitos, ações e projetos. Ter acesso a informações desse tipo ajuda a otimizar o alcance de qualquer mensagem.
Facilita o trabalho B2B
O Business to Business é cada vez mais importante para o sucesso de qualquer empresa, pois as parcerias contribuem para a construção de setores altamente especializados em determinado negócio.
Como o LinkedIn também é um espaço para empresas, torna-se mais fácil encontrar aquelas que têm a ver com o fit da sua. Desse modo, a plataforma cria a ponte necessária para o estabelecimento de parcerias.
Fornece dados precisos sobre o seu desempenho
As ferramentas do LinkedIn permitem acompanhar e mensurar os resultados das ações executadas nessa rede social. Assim, possibilita encontrar o público-alvo desejado mais rapidamente.
Utilize filtros a partir de critérios já quantificados, como região, segmento de atuação, nível de experiência, formação e outros. Busque, a partir disso, quais usuários formam o público da sua companhia.
Como destacar sua empresa no LinkedIn
Agora que você já conhece as principais funcionalidades e vantagens do LinkedIn para empresas, listamos as boas práticas para destacar sua organização nessa rede social. Acompanhe algumas dicas de gestão:
Preencha todas as informações necessárias
Não deixe nenhuma informação de fora. A quantidade e a qualidade desses dados estão diretamente ligadas à credibilidade da sua página, atraindo o público-alvo desejado.
Atualize constantemente o perfil da empresa
Faça uma revisão periódica para verificar a necessidade de ajustes ou atualizações. Mantenha ainda as interações atualizadas, ou seja, respondendo as pessoas que interagem com o seu conteúdo.
Invista na aparência do perfil da sua empresa
Quem não é visto não é lembrado. Sua marca precisa ser reconhecida facilmente, além de despertar a atenção daquelas pessoas que ainda não a conhecem. Crie, portanto, peças de alta qualidade para ilustrar o perfil da companhia.
Dedique-se às boas práticas de SEO
Trabalhe nas palavras-chave, links e escaneabilidade dos textos para que esses conteúdos cheguem ao público-alvo. Esse tipo de otimização permite que, nos resultados das buscas, sua empresa figure entre as primeiras páginas quando os termos tiverem a ver com a companhia.
Saiba o que publicar no LinkedIn para empresas
O LinkedIn para empresas permite publicar artigos, postar fotos e vídeos, atualizar sobre conquistas e fazer breves comentários. É importante, no entanto, acompanhar quais as tendências, em termos de conteúdo, no seu segmento.
Produza conteúdos persuasivos
Os conteúdos que serão postados no LinkedIn da sua empresa devem apresentar técnicas de copywriting, personalizando a comunicação de acordo com o público. Utilize gatilhos mentais, sem exagero, além de uma boa estratégia de SEO.
Faça e publique vídeos
Vídeos são conteúdos dinâmicos capazes de atrair o público. Eles permitem uma experiência passiva, mas geram empatia e se adaptam facilmente a vários dispositivos (sejam eles celulares, tablets e notebooks). Servem ainda de acesso à informação e entretenimento.
Crie artigos e aumente sua autoridade em diversos assuntos
Se a sua empresa é especialista em determinado assunto, ela deve mostrar isso por meio de artigos que falam sobre ele e os demais que pertencem ao mesmo universo.
Os usuários costumam buscar conteúdos complementares, para expandir o conhecimento sobre o tema. Isso funciona como uma jornada, mas que pode acontecer dentro do perfil da sua empresa no LinkedIn.
Viu como o LinkedIn para empresas é positivo para a sua? Aproveite para ler outros artigos sobre esse tema no blog da Arcana.