O nome “shopping” já remete a uma conversão de diversos serviços, estabelecimentos e produtos encontrados em um só lugar. Atualmente, é possível encontrar de tudo em um shopping, desde os itens mais básicos até serviços mais complexos, principalmente em regiões metropolitanas, que contam com diversos shoppings com focos diferentes.
Por esse motivo, é preciso entender um pouco dos tipos de serviços mais comuns para se orientar na hora de ir a procura de algum serviço ou até na hora de entender melhor o local para abrir uma prestadora de serviços.
Se você gostaria de entender o funcionamento de centro comercial ou pretende abrir um negócio dentro de um shopping confira o atrigo a seguir, pois iremos abordar os principais serviços que podem ser encontrados em shoppings.
Serviços de limpeza e lavagem
Atualmente os serviços de limpeza e lavagem estão em alta, constando em praticamente todos os shopping com algum tipo de loja ou comércio. Isso porque esses serviços são essenciais para que qualquer negócio mantenha uma imagem adequada e impacte positivamente os clientes.
Confira os principais serviços de limpezas que são oferecidos:
1. Limpeza de fachada
A limpeza de fachada em shopping é um serviço procurado por praticamente todas as lojas alocadas naquele ambiente e também pela própria estrutura do shopping.
Isso porque a limpeza da fachada é muito viável para passar uma “primeira impressão” positiva para o cliente. Isso ocorre devido ao fato de o apelo visual ser muito importante nesses ambiente.
Neste contexto, a expressão “A primeira impressão é a que fica” é muito válida, pois com a competição entre milhares de fornecedores do mesmo produto, cada detalhe pode ser um diferencial importante para atrair o cliente.
Assim, a limpeza da fachada de loja é importante não só por isso, mas porque certos comércios como farmácias e fast foods trabalham com produtos que não podem ter contato algum com poeira, sujeira e outros materiais que podem infectar e comprometer o produto.
2. Lavagem de peças
É muito comum que shoppings tenham lojas que entregam para o cliente uma certa facilidade na lavagem das suas peças.
Como exemplo dessa facilidade pode-se destacar a lavagem de edredom. Por se tratar de uma peça pesada, que às vezes as máquinas de lavagem residenciais não suportam o peso, as pessoas preferem levar para uma loja de lavagem, facilmente encontrada nesses ambientes.
Isso traz muitos benefícios, como:
-
Lavagem rápida e profunda;
- Facilidade para passar;
-
Uso de produtos corretos;
-
Maquinário adequado.
Essas lojas geralmente prestam o serviço completo, desde a parte de lavar até a de passar as peças. Por conta disso, muitos clientes optam por utilizar seus serviços.
Muitas dessas empresas também tem como foco a lavagem de peças de uso comuns, como camisetas, blusas, shorts e outras peças.
Um dos maiores benefícios é que por se tratar de um serviço especializado de lavagem, os profissionais conhecem muito bem cada produto e utilizam a forma correta para lavagem para cada material, seja na mão, em alguma máquina ou até sob o uso de produto específico.
3. Limpeza em geral
Fora esses serviços de limpeza em pequena escala, é possível contar com alguma empresa de limpeza que realize com perfeição a higienização das áreas internas de cada loja ou das áreas comuns do shopping.
O horário médio de funcionamento de um shopping é das 10h às 22h. Sendo assim, a maior parte dos shoppings passam 12 horas fechadas, sem circulação de pessoas.
Nesse tempo, o mais indicado é que sejam realizadas as manutenções e limpezas necessárias de forma mais profunda. Ele é mais que hábil para realizar a limpeza interna das lojas e das áreas comuns sem que atrapalhe o funcionamento de qualquer loja.
A higienização das áreas comuns também devem ter uma atenção especial, principalmente por serem um atrativo para os clientes, que muitas vezes querem tirar um tempo para descansar ou para fazer alguma refeição.
Empresas de locação
Depois de tratarmos das questões de limpeza, vamos abordar os principais serviços envolvidos com a locação que um shopping pode oferecer.
Nesse sentido, as vans são um desses serviços que pode ser proporcionado para otimizar e fidelizar o cliente.
Elas são muito utilizadas para transporte coletivo de pessoas e o aluguel van tem se tornado cada vez mais popular por conta disso.
As pessoas costumam marcar viagens em família ou com grande quantidade de pessoas e preferem realizar o aluguel de uma van pelo benefício de conseguir transportar todo mundo e ainda ter um preço acessível.
Existem ainda algumas pessoas que preferem fazer o fretamento de vans para pequenos transportes de cargas, fazer circuitos entre alguma empresa parceira e o shopping ou ainda levar os colaboradores do shopping até um ponto de transporte e vice-versa.
Desse modo, alocação de veículos diversos como os de passeio (carros), tem se tornado muito comuns em shoppings, principalmente pela concentração de pessoas e o fácil acesso para retirar e deixar o veículo.