Um dos principais pontos ao se tratar de uniformes para empresas é a padronização que esses itens promovem, inclusive para empresas de transporte em SP. É algo que tem relação, principalmente, com o fato de que contribui com a identificação e reforça a identidade da empresa.
No entanto, antes de abordar mais aspectos em torno deste item, é válido relatar certos pontos a respeito das características da atuação de transportadoras em SP.
O transporte é um dos processos que compõem a logística das empresas, que corresponde ao planejamento e controle da locomoção e armazenamento de cargas internamente e externamente em relação às empresas.
Há diversos tipos de cargas, o que consequentemente pode influenciar nas especificações dos veículos e procedimentos de carga, descarga e cuidado com os veículos. Entre alguns exemplos, é possível citar:
- Encomendas;
- Cargas frágeis;
- Cargas frigoríficas;
- Cargas de grande porte.
Além das opções citadas, também existe a carga completa e a fracionada.
O primeiro caso corresponde ao uso de caminhões para a movimentação de cargas de determinada empresa, independentemente de preencher o veículo ou não. É uma alternativa muito comum para a movimentação de cargas perigosas, em especial, quando há algum tipo de agente contaminante.
Já o transporte fracionado é muito requisitado por viabilizar o uso de um mesmo caminhão por diferentes empresas.
Neste caso há o frete fracionado, pois o destino é semelhante e é fundamental que exista uma boa organização por parte da transportadora para evitar transtornos na entrega das diferentes cargas.
Os principais aspectos da utilização de uniformes em empresas
Diversas organizações adotam o uso de uniformes, tanto por questões estéticas, uma vez que pode reforçar a identidade da marca, quanto para otimizar diversos processos.
Afinal, conforme abordado, é possível identificar com maior facilidade os colaboradores, além de estabelecer um padrão e dessa maneira, evitar grandes transtornos a respeito de um vestuário inadequado para determinadas funções na transportadora.
Naturalmente, é necessário recorrer aos serviços de empresas de uniformes profissionais de confiança, em especial para que os trajes atendam as normas necessárias e garantam a segurança dos usuários, apresentando compatibilidade com a movimentação e climatização.
Além desses fatores, também é interessante abordar que existem casos em que os uniformes são obrigatórios de acordo com as demandas e atividades profissionais.
De certa forma, os uniformes também podem passar uma imagem positiva para os clientes, principalmente, ao considerar o profissionalismo transmitido.
Caso seja necessário recorrer a algum tipo de ajuda na transportadora, facilmente o cliente saberá a quem recorrer devido aos uniformes. Por esse motivo, juntamente com os trajes, as identificações também exercem um papel significativo.
Conheça os principais tipos de uniformes
Ao se tratar da estética do tipo de uniforme, muitas empresas optam por algo neutro, porém, é algo muito relativo.
Em alguns casos as peças contam apenas com o logo da empresa e é preciso considerar também o perfil da organização, qualidade do tecido, o que pode ou não ser mais confortável para os colaboradores de forma geral e a principal mensagem a ser passada.
Entre os principais tecidos encontrados em fábrica de uniformes profissionais, é possível citar o algodão com poliéster, microfibra e o jeans.
No caso do algodão com poliéster, os materiais se complementam, principalmente, ao considerar que o algodão proporciona um conforto considerável para a peça e a presença do poliéster faz com que a durabilidade seja potencializada sem que essa característica seja comprometida.
A microfibra é um material sintético e é ideal para empresas que buscam resultados mais sofisticados devido a atratividade apresentada pelo tecido, que conta com boas condições mesmo depois de diversas lavagens, o que reforça seu custo-benefício.
Já ao falar do jeans, é válido abordar que é uma escolha muito comum para calças e uma das principais vantagens do uso desse tipo de tecido é a sua durabilidade. De uma forma geral, é uma opção que pode passar por lavagem sem grande complexidade, além de promover conforto.
Naturalmente, conforme observado ao longo do texto, os uniformes podem agregar diferentes valores às empresas, principalmente, na integração dos funcionários.
No entanto, não apenas no caso de transportadoras, como em qualquer tipo de organização, é crucial que a opção selecionada seja compatível com a atividade a ser executada, em especial, para assegurar o conforto e a proteção para o colaborador.