Marketing e o Mercado Imobiliário: como atrair os clientes? Em 2021, o mercado imobiliário viu uma significativa recuperação da crise econômica pandêmica, entretanto no quarto trimestre, foi surpreendido por uma deterioração de cenário.
Segundo o relatório da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, os lançamentos tiveram uma leve alta de 1,9% em relação ao mesmo intervalo de 2020, para 85.011 unidades.
Já as vendas encolheram 9,7%, para 65.232 unidades. Ou seja, apesar de muito aquecido, esse setor ainda enfrenta muitos desafios, sendo necessário a utilização de estratégias para as imobiliárias se destacarem nesse mercado.
Vejamos então o que é o Marketing Imobiliário, qual a sua importância e as principais estratégias que você pode desenvolver para conquistar seus clientes. Confira!
O que é o Marketing Imobiliário?
O Marketing Imobiliário pode ser definido como um conjunto de estratégias online e offline que são aplicadas para promover uma empresa do setor imobiliário com o objetivo de atrair clientes para venda (ou aluguel), aumentar a cartela de clientes e, consequentemente, elevar o lucro do negócio.
Quando falamos sobre negócios imobiliários, é fundamental construir um relacionamento com os clientes, afinal, aqueles que procuram uma casa, desejam se encantar pelo imóvel, se sentirem seguros, confortáveis e felizes, não é apenas fechar uma compra, até porque o investimento geralmente costuma ser alto.
Para conseguir construir esse relacionamento, o trabalho do profissional de marketing deve ser pautado em algumas atividades, entre elas temos:
- construir conteúdo e anúncios de divulgação de imóveis residenciais, comerciais ou até mesmo empreendimentos (mídia paga e mídia orgânica);
- estabelecer estratégias de atração de possíveis interessados (aquisição de leads);
- desenvolver um Marketing de Relacionamento com os leads e clientes (tanto no pré negócio quanto no pós negócio);
- estudar as métricas do negócio (visitantes do site, leads alcançados, vendas realizadas…)
Qual a importância do Marketing Digital para o Mercado Imobiliário?
Com o avanço da tecnologia e internet, a forma de comprar dos consumidores sofreu grandes alterações. Seja para consultar mais informações dos produtos, comparar preços ou saber onde comprar, hoje, a maioria das pessoas realizam primeiro uma pesquisa no Google na hora de decidir comprar algo.
E claro, no momento de procurar um imóvel para comprar não seria diferente. Em uma pesquisa realizada pelo Google em 2021, apontou um aumento de 668% na busca por casas para alugar, comprovando a importância do investimento em marketing digital neste setor.
Mas não é só para estar onde seu público está, o marketing digital para o setor imobiliário possibilita um maior alcance de novos clientes através de geralmente um investimento mais baixo – do quando comparado à mídia tradicional (televisão, jornal, rádio e eventos) ou mídia out off home (outdoors, cartazes, banners…).
Além disso, a sua presença online tem a capacidade de reforçar a sua imagem, principalmente através do desenvolvimento de uma estratégia de humanização da sua comunicação como marca Isso permitirá que você construa uma relação mais forte e duradoura com seus seguidores, leads e clientes, compreendendo o que verdadeiramente precisam e como entregar isso à eles.
Um bom exemplo, é, através da produção de conteúdo orgânico e interativo (caixa de perguntas, realização de lives e enquetes) , anotar as principais dúvidas dos usuários.
Eles querem ver tours pelos novos imóveis cadastrados em sua imobiliária? Sabem o que analisar ao visitar uma casa? Qual documentação precisam para dar entrada em um financiamento? Tudo isso é muito útil e serve para fornecer conteúdo de qualidade e se aproximar do seu público!
5 Estratégias para atrair e conquistar o seu cliente!
De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no primeiro semestre de 2021, os lançamentos de imóveis avançaram 25,9% em relação a 2020, chegando a 265.678 unidades. No mesmo período, as vendas cresceram 12,8%, para 261.443 unidades. Ou seja, o mercado imobiliário está aquecido, e para se destacar frente à concorrência é necessário o desenvolvimento de algumas estratégias de marketing, vejamos portanto 5 estratégias essenciais:
- Invista em Marketing de Conteúdo: para isso defina primeiramente quem são as suas personas para estruturar seus conteúdos: clientes interessados em aluguel de imóvel, clientes que desejam comprar, clientes que desejam financiar. Após isso, desenvolva um calendário de pautas e conteúdos baseado em cada um.
- Produza conteúdo inovador nas redes sociais: invista principalmente na tendência de conteúdo audiovisual (produção de vídeos), por exemplo, você pode realizar tours por apartamentos e promover dicas de decoração no seu perfil do Tiktok, Instagram ou Youtube;
- Estude sobre o mercado e concorrentes: veja quais são as tendências, quais novidades você pode trazer para aplicar ao seu negócio;
- Invista em um bom sistema de CRM: organize suas listas de leads e programe lading pages e newsletters periódicas contando sobre novos imóveis cadastrados, lançamentos de empreendimentos e outros conteúdos.
- Facilite o atendimento e contato com seu público (leads ou clientes): esteja disponível para responder emails e mensagens o mais rapidamente possível, não dificulte o contato. E ainda, desenvolva pelo menos 5 canais de comunicação direto: telefone, whatsapp, email, fale conosco (no site) e redes sociais.
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