Quando se trata de marketing digital, é difícil pensar automaticamente em segurança de dados. Não é mesmo? Contudo, isso é necessário! E você logo vai entender porquê.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como objetivo garantir que as pessoas tenham controle sobre suas próprias informações. E para isso, ela garante que o descumprimento das suas diretrizes acarretem em sanções.
É importante destacar que isso impacta diretamente no modelo de armazenamento de dados utilizados pelas empresas, e inclusive na maneira de fazer marketing digital.
O Inbound Marketing, por exemplo, precisa de dados como e-mails, para que funcione de fato. Então é preciso se perguntar como estes dados devem ser captados, armazenados e tratados.
Neste artigo você vai entender melhor como funciona a LGPD e como adequar as ações e estratégias do seu marketing digital para evitar sanções que podem prejudicar o sucesso da sua empresa.
Continue a leitura para entender o que é a Lei Geral de Proteção de Dados e como aplicá-la no seu negócio:
O que é a LGPD?
O mercado de inteligência artificial cresceu muito nos últimos anos. Por um lado, isso trouxe muitas facilidades para as pessoas. Por outro, uma série de dados pessoais estavam sendo usados no meio online, sem que os usuários soubessem.
Para regulamentar esta realidade, surgiu a LGPD.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. Contudo, as suas sanções só passaram a ser aplicadas em agosto de 2021.
A principal influência para a criação da LGPD, foi o GDPR (General Data Protection Regulation). Esta é a mais significante legislação recente sobre privacidade de dados, e serve de modelo para muitos países.
A LGPD é um conjunto de leis que regulamentam o tratamento dos dados, dando mais segurança para os usuários da internet, e clientes de empresas que tratam de dados pessoais diariamente.
O que diz a LGPD?
Para a segurança e o controle nas empresas, no que diz respeito à utilização de dados, a LGDP esclarece uma série de regras sobre coleta, armazenamento, compartilhamento e tratamento de dados pessoais.
Para entender de fato as leis, é preciso conhecer alguns conceitos que são aplicáveis nas suas estratégias de marketing digital:
Dados pessoais
Segundo a lei, “dados pessoais”são qualquer informação que permite identificar ou tornar identificável uma pessoa.
Mesmo que não se saiba o nome ou o email de determinado usuário que está navegando pelo seu website, através de dados de navegação, como cookies, é possível ter um contato novamente com publicidade online.
Nesse caso, os dados captados pelos cookies são considerados dados pessoais, pois tornam possível a identificação do usuário.
Tratamento de dados
Para que suas estratégias de marketing digital sejam aplicadas, dados são extremamente necessários, não é mesmo? E isso significa utilização de dados.
É considerado tratamento toda operação realizada com dados pessoais de uma pessoa, como por exemplo:
- Coleta.
- Classificação.
- Utilização.
- Acesso.
- Reprodução.
- Processamento.
- Armazenamento.
- Eliminação.
- Controle da informação.
- Entre outros.
Princípios
A Lei geral de Proteção de Dados elenca 11 princípios que devem ser obedecidos quanto ao tratamento de dados ou seja as “melhores práticas” para uso de informações
Tais princípios são de cumprimento obrigatório por todas as empresas. E portanto, é muito importante que todos estejam adequados à lei.
Bases legais
As bases legais nada mais são do que hipóteses da LGPD que autorizam o tratamento de dados pessoais. Agora que a Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor, é importante que as ações realizadas para o marketing online da sua marca, estejam adequados com as diretrizes da LGPD.
Como a LGPD deve ser adequada às suas estratégias de Marketing?
O Inbound Marketing pode trazer ótimos resultados quando alinhados à LGPD. Bastam algumas adequações no que diz respeito à captação, armazenamento e tratamento das informações.
Acompanhe algumas ações que podem ser aplicadas por você para que seu marketing seja um verdadeiro sucesso:
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo já tem muita força no meio digital, e a tendência é que isso aumente ainda mais. Se trata do desenvolvimento e da publicação de conteúdos originais e relevantes.
O objetivo principal é promover o engajamento e construir uma relação de interesse entre o usuário e o seu negócio.
Geração de Leads
A geração de Leads criadas em campanhas de Inbound Marketing pode ser realizada. Contudo, é necessário requisitar a autorização do usuário, deixando claro que tipo de contato e para quais fins serão utilizados os dados entregues.
Email Marketing
Enviar e-mails é uma ótima estratégia de marketing digital. Mas é preciso garantir que os contatos que você possua na sua lista, possua, ou seja, autorização do usuário para o envio.
Nutrição de Leads
A nutrição de leads é uma ótima maneira de tornar estes contatos verdadeiros clientes. Se trata do envio de conteúdos, como e-mails, para auxiliar seu cliente a resolver problemas, oferecendo soluções inteligentes e relevantes.
Cookies
Os cookies são pequenos arquivos de informação em texto, que ficam salvos no navegador. Seu objetivo é salvar a navegação do usuário.
A LGPD não menciona expressamente os casos de uso de cookies, contudo, é importante que os mesmos sejam utilizados de maneira transparente. E vale destacar que a transparência é um dos princípios da LGPD.
Gestão da armazenagem dos dados
Onde estão armazenados os dados pessoais que você possui? A segurança destas informações, estejam onde estiverem, são de responsabilidade da empresa.
Portanto, caso ocorra um vazamento de dados, sua empresa será responsabilizada.
Por isso mesmo, o ideal é que as informações do seu marketing digital não fiquem organizadas em arquivos de papel, ou em planilhas diversas no seu computador ou notebook.
Ter a centralização de dados em uma única plataforma que seja verdadeiramente segura, como uma nuvem online, é a melhor opção. E vale destacar que as permissões devem estar salvas neste mesmo local.
Este é um verdadeiro investimento em segurança para o seu negócio, e vai facilitar também a criação de estratégias e desenvolvimento de conteúdo para o seu inbound marketing.
Checklist do que não fazer no seu marketing digital e evitar as sanções da LGPD
Para garantir que você não sofra sanções, como o pagamento de altas multas, acompanhe um checklist do que não fazer no seu marketing digital, garantindo que suas estratégias estejam adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados.
- Não compre listas com dados de Leads para contato: existem muitas empresas que vendem este tipo de informação, e a utilização das mesmas pode acarretar em multas.
- Não compartilhe os dados de seus Leads sem autorização dos mesmos.
- Não envie emails para Leads sem uma autorização legal para tanto: é imprescindível que sejam enviadas autorizações para os usuários, requisitando permissão para o envio de e-mails.
- Não colete dados que não sejam realmente necessários para suas estratégias de marketing: quando for hora de criar seus formulários de conversão, peça apenas as informações que são realmente necessárias para o atendimento correto.
- Não utilize os dados de seus leads para finalidades que não estejam descritas na autorização.
O marketing digital tem o poder de impulsionar seu negócio, e as adequações à LGPD não são um impedimento. Procure por ferramentas de Inbound marketing que estejam alinhadas às diretrizes da lei, e desenvolva ações de geração de conteúdo, captação de leads e engajamento com usuários da internet.