Num contexto onde as pessoas têm mais informação e alternativas graças à Internet, tornou-se necessário ir além da presença online, com a aplicação de tácticas como o marketing digital, combinando vários métodos. Ao longo do texto, pode-se observar o impacto do inbound marketing, que é uma das principais estratégias nesse cenário.
É importante notar que muitas vezes as táticas são aplicadas em conjunto e podem contribuir significativamente para a prospecção e relacionamento diferenciado das empresas com o público. Desta forma, com o uso adequado, mais potências e mais vendas, bem como o desenvolvimento sustentável, podem ser alcançados.
No caso do inbound marketing, também é conhecido como marketing de atração, pois visa atrair usuários por meio de conteúdo de qualidade. A partir daí, as táticas para estabelecer uma comunicação mais direta se aplicam e todo o processo tem um enorme potencial para acabar não só em vendas, mas também na conquista de consumidores fiéis.
Como desenhar uma estratégia?
Primeiro, é essencial estabelecer uma meta, não apenas superficial, mas baseada em um prazo razoável e nos recursos da empresa. Existem metas que podem levar mais de um ano, assim como períodos de tempo mais curtos, como cerca de seis meses.
Ao começar a operar, é importante que uma empresa conheça seu público-alvo e isso é algo que precisa ser pesquisado continuamente. No entanto, também é interessante estabelecer a personalidade, que se refere a um perfil semi-ficcional, a partir de estudos voltados para a personificação do cliente ideal, em questões como benefícios e dificuldades de maior destaque.
Com o conhecimento desses fatores, você pode ter um direcionamento mais preciso, inclusive na hora de escolher os canais de atuação. Afinal, a estratégia de audiência para uma empresa que vende porta paletes convencional será diferente do plano para empresas que fornecem gerenciamento de obras arquitetura.
O próximo passo é basicamente o principal, porque se trata de criar conteúdo realmente de alta qualidade e adequado à personalidade, como:
- infográfico;
- Vídeos;
- conteúdo interativo;
- Webinars (webconferência por uma via).
Este é um passo importante para atrair clientes em potencial, que são consumidores em potencial que estão interessados em um serviço ou produto em um determinado momento. Para melhor compreensão, você pode imaginar um cliente em potencial procurando por tapete de vinil em rolo e se deparando com algumas coisas interessantes e decidindo preencher um formulário para obter um ebook sobre isso ou qualquer outro documento útil.
A empresa pode então apostar em ofertas e ingredientes ainda mais atrativos, para que os leads sejam convertidos. No entanto, é preciso ir além na venda, pois as informações devem estar sempre atualizadas, assim como o conteúdo deve ser atrativo e de qualidade.
Os indicadores mais importantes
Como em qualquer tipo de estratégia a desenvolver, existem algumas estatísticas gerais que precisam ser observadas para analisar o desempenho e fazer os ajustes necessários, que podem envolver atualização e remoção de novos fatores.
No caso do inbound marketing, devido ao notório número de parâmetros que podem ser aplicados para verificar todos os pontos de uma estratégia, cabe ressaltar que um rastreamento inadequado de dados pode levar a grandes prejuízos.
Sem dúvida, a conversão de leads é um dos pontos-chave nesse cenário e, portanto, há mais de uma métrica relevante para essa questão, como a conversão de funil, que é usada para entender melhor o comportamento do cliente, o processo de compra e a taxa de conversão.
Antes de tudo, é preciso saber se há algum problema em alguma etapa do funil específico, diferente do que se observa no caso da relação para o total de conversões. Isso porque os funis possuem diferentes estágios e uma boa condução é essencial para uma oportunidade de venda.
Por exemplo, uma empresa de montagem mecânica que investe nesse tipo de estratégia, ao analisar as taxas de conversão, deve levar em consideração tanto os leads quanto os leads, que é um indicador importante para determinar o desempenho da estratégia.
Outro tipo de métrica que recebe grande importância é o ROI (Return on Investment), afinal, é uma forma de observar se as táticas utilizadas estão realmente apresentando retornos. Entre os pontos a serem observados estão todos os investimentos e retornos, como o número de leads, o ciclo de vendas, entre outros aspectos.
Com as métricas certas, incluindo os recursos apresentados ao longo do texto, outros patamares de mercado podem ser alcançados, principalmente em termos de autoridade e consistência das estratégias. No entanto, também é importante reiterar que os especialistas têm que avançar passo a passo, principalmente para evitar perdas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.