Se chegou até aqui é porque, certamente, é porque tem interesse em criptomoedas, assunto que vem dominando a internet nos últimos anos. Mesmo assim, as dúvidas ainda são muitas, por isso, resolvemos explicar aqui, de uma forma básica e simples o que são criptomoedas e onde comprá-las.
O que são criptomoedas?
A criptomoeda é um tipo de dinheiro, só que virtual, ou seja, embora existam e tenham valor, você não pode pegá-las.
Por que as criptomoedas ganharam tanto destaque?
Com o mundo cada vez mais digital e as pessoas realizando tudo, ou quase tudo, de forma virtual, era mais do que esperado que as criptomoedas ganhassem fama, o que aconteceu, principalmente, quando uma criptomoeda específica, o bitcoin, se destacou.
Na verdade, o bitcoin foi a primeira moeda digital do mundo, sendo negociada na internet em uma rede própria, o blockchain: um banco de dados onde são registradas todas as transações bitcoin entre os participantes da rede.
Tal como qualquer outra moeda, o bitcoin também passa por variações diárias, como acontece no mercado de ações, assim, a moeda digital segue a lei da oferta e da demanda. Quanto mais pessoas adquirem o ativo, mais caro ele fica. Quando a procura cai, o valor também diminui.
Mas, nem tudo que reluz é ouro, quem deseja entrar nesse mercado, precisa pesquisar muito e ter muita cautela, até porque, até mesmo o bitcoin passou por uma oscilação gigantesca, que assustou muitos economistas e investidores em 2017, de R$ 48,2 mil cair para R$ 12,7 mil, uma desvalorização de quase 75%.
Como comprar criptomoeda?
Mas, atualmente, já existe um mercado de criptomoeda consolidado, com cada vez mais pessoas investindo ou pensando em investir em moedas digitais.
E para começar a investir é bem simples, basta escolher uma corretora séria, segura e com nome já no mercado, como a KuCoin, por exemplo, depois, é só abrir uma conta e começar a negociar.
Mas, vale reforçar que as moedas digitais são um investimento financeiro, e tal como o dinheiro físico, devem ser operadas com cautela e segurança.
E vale ter em mente, também, que investir em criptomoedas tem seus riscos, por isso, a recomendação é sempre a de investir somente uma pequena parte do seu patrimônio.
Tipos de criptomoeda
Engana-se quem pensa que no mundo das criptomoedas só existe o bitcoin, na verdade, há vários tipos de criptomoedas diferentes, cada um com suas particularidades. Dentre as mais comuns, podemos destacar:
- Ether (ethereum)
- Litecoin
- Ripple (XRP)
- Binance Coin
- Tether
O mercado de criptomoedas é seguro?
Sem dúvida, essa é a maior dúvida de quem pretende iniciar neste mercado de criptomoedas, até porque, mesmo com tantos avanços tecnológicos, esse mundo das moedas digitais é algo ainda muito recente.
Embora não se tenha como garantir segurança total, pode-se afirmar, no entanto, que as instituições estão cada vez mais buscando formas de garantir a confiabilidade nos processos feitos com criptomoedas.
Mas, em se tratando de dinheiro, a dica é sempre procurar estudar muito bem as possibilidades e se esse investimento é o melhor para você. No mais, é procurar se manter sempre atualizado com as notícias do mercado, pois a criptomoeda costuma oscilar de valor com frequência.