Os uniformes e itens de proteção para uma empresa de sucata precisam ser adequados corretamente para evitar acidentes de trabalho. Uma empresa de compra e venda de sucatas exige atenção e cuidado durante o seu processo de coleta, separação e até mesmo transporte, sendo necessário possuir meios de segurança e maquinários eficientes além de contar com o uso de uniformes para padronizar e identificar a empresa.
A priori, a sucata é qualquer material de ferro que não tem mais utilização e precisa ser descartado, como carros que já estejam desgastados e não tem serventia ou meios de conserto.
Além do ferro é possível encontrar materiais de metais que também são considerados sucatas e que podem ser enviados aos depósitos para serem reaproveitados de diferentes formas.
Nesse artigo iremos entender sobre os uniformes e equipamentos de segurança necessários para os profissionais de sucatas e verificar alguns dos processos envolvidos na compra e venda de sucata.
Informações sobre o mercado
Antes de verificarmos sobre os equipamentos de segurança e uniformes, vamos entender um pouco melhor sobre esse mercado.
É válido destacar que esse ramo é muito importante para o descarte adequado das sucatas, pois os aterros responsáveis por esse tipo de material tem um processo de reciclagem muito amplo e normalmente aplicado em larga escala. Mais ainda, auxilia na sustentabilidade do planeta.
Para se ter uma noção, em 2014 foram vendidos cerca de 300 mil toneladas do material, um dado que comprova a viabilidade do segmento.
No entanto a compra e venda de sucata não é um procedimento simples, exigindo que a empresa faça corretamente a separação de diversos tipos de sucatas, que normalmente são:
-
Ferro;
-
Cobre;
-
Alumínio;
-
Aço inox;
-
Metal (latão).
Isso é preciso pois cada tipo desse material exige um processo específico de tratamento para que ele volte ao mercado, sendo reutilizado em diversos tipos de indústrias e equipamentos.
Por conta das propriedades físicas dos materiais destacados acima, o processo de reutilização se torna muito mais simples, principalmente porque é possível moldar a maior parte dos metais com o uso de procedimentos de alta temperatura.
Além desses pontos destacados é possível observar que com o avanço de diversas indústrias tecnológicas – que são os principais consumidores de metais – a compra de sucata é um setor com potencial extraordinário de crescimento.
Sendo assim, podemos concluir que esse é um mercado muito viável/rentável para se investir, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Uniformes para os colaboradores
Agora que já entendemos quais são os materiais que essa indústria trabalha, vamos entender quais são as formas de cuidar da segurança dos colaboradores a partir do uso de uniformes e como esses itens podem trazer uma identidade visual mais adequada para a empresa de sucata.
Como o uniforme impacta na segurança?
As empresas de uniformes profissionais têm dado uma atenção especial nos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para o ramo de sucata.
Isso acontece pois os maquinários que os colaboradores desse ramo tem de operar são pesados e, muitas vezes, podem oferecer perigo para as partes expostas do corpo (mãos, pés e rosto).
Além disso, algumas peças que são veiculadas neste ramo são pontiagudas e finas ao ponto de cortar facilmente a pele.
Por conta desses produtos que podem oferecer risco para os trabalhadores o uso dos EPIs são tão importantes.
Vale destacar o uso da calça de uniforme masculino que deve ser feita sempre em materiais que ofereçam proteção contra impactos, contra cortes e que sejam resistentes a trabalhos pesados por horas a fio.
Normalmente, a fibra de carbono é o material escolhido para compor essa peça do uniforme.
Identidade visual: É importante?
O ramo de sucata deve, assim como qualquer outro, tentar passar uma imagem de confiança para os seus clientes, fazendo o ornamento das cores, dos uniformes, do logotipo e alguns outros pontos.
Isso é importante não só para gerar confiança para o cliente, mas também para as empresas que querem ter uma parceria conquistarem mais credibilidade.
Mais ainda, o uso de uniformes garante a identificação dos colaboradores, facilitando o acesso deles aos locais de trabalho e evitando que pessoas não autorizadas circulem pela indústria.
Mas, como investir nisso? Essa pergunta tem várias respostas, mas o mais importante é criar um uniforme que seja eficiente e elegante ao mesmo tempo, tendo, por exemplo, uma camisa social para uniforme que gere uma impressão mais profissional para os colaboradores.
Além disso é preciso investir corretamente nas cores que serão utilizadas, para que crie um ornamento visual adequado, utilizando cores cinzas e pretas (que remetem ao material foco daquele setor) além de não sujarem com facilidade, o que pode ser um problema nesta indústria.