Glossário de Marketing: conheça os principais termos técnicos

Você resolveu entender mais sobre marketing e comprou um curso a um ótimo preço na internet, ou foi presencialmente a uma palestra que tinha tudo para ser um primeiro passo super importante para ter sucesso nas ações da sua empresa. O problema é que ao longo do curso, ou da palestra, você ouviu uma série de palavras que sem um glossário de marketing que não faziam o menor sentido. 

Ou pior, contratou uma agência de marketing e simplesmente não faz a menor ideia do que a maioria das expressões significam. 

Se você já passou por uma dessas situações, ou qualquer outra que deixou você perdido no meio de marketeiros e publicitários, este texto foi feito para te ajudar! 

Ao longo da sua leitura dinâmica, você vai conhecer as expressões mais usadas por estes profissionais, e vai entender do que elas tratam. Leia e confira o significado de tais palavras:

  • Inbound Marketing;
  • Automação de Marketing;
  • Leads;
  • Funil de vendas;
  • Brainstorm;
  • SEO;
  • CTA;
  • Conversão;
  • Case de sucesso;
  • Guest-post;
  • Cookies;
  • Landing Page;
  • Entre outras.

Inbound Marketing

Trata-se de um mecanismo que integra as ações realizadas para o marketing digital, que tem por objetivo tornar usuários que estão surfando na internet, seus clientes. Para fazer isso, técnicas de  marketing de conteúdo para sites, blogs e mídias sociais são utilizadas.

Automação de Marketing

Estratégias de marketing criadas utilizando ferramentas que são semi ou totalmente automáticas, desenvolvidas especificamente. Seu objetivo é facilitar o trabalho envolvido nas ações de marketing, e aumentar os resultados. Um bom exemplo dessa automação é a nutrição feita através de e-mails.

Leads

São pessoas que têm potencial para se tornar um cliente seu, pois mostram interesse em você como marca, ou no universo em que você está inserido como empresa. 

Funil de vendas

Existe um processo cheio de etapas, até que o consumidor realize uma conversão, ou uma venda. Este processo se chama funil de vendas e pode ser dividido em três estágios:

Topo do funil: são as ações, campanhas ou materiais de divulgação que tem foco em garantir que as pessoas conheçam sua marca. 

Meio do funil: assim que a pessoa conhece sua marca, ela mostra interesse por você. Essa é uma etapa focada na nutrição de leads

Fundo do funil: esta última etapa é o que se pode chamar de “cartada final”. É o momento de criar conteúdos de convencimento para finalmente gerar uma venda, ou a chamada conversão, que veremos nos próximos tópicos do texto.

Briefing

Nesta ficha, ou texto, será possível encontrar uma série de instruções focadas em orientar alguma atividade ou tarefa. Na prática, imagine todas as informações necessárias para guiar o desenvolvimento de uma arte para um post nas redes sociais.

Brainstorm

Esta palavra deriva do inglês, e nomeia a técnica de buscar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias de maneira coletiva. Geralmente é usada para criar campanhas, por exemplo. 

Brand

É a sua marca ou o nome da empresa.

Brand Image

Em tradução: imagem da marca. Se resume nos valores e no posicionamento que sua empresa tem perante o mercado.

SEO

Esta é a sigla para “Search Engine Optmization”, traduzindo, otimização para ferramentas de busca. Trata-se de uma série de ações realizadas para melhorar o posicionamento de uma página, ou se um site, nas pesquisas realizadas do Google.

Dentre muitos benefícios, o SEO é capaz de aumentar suas vendas, se aplicado corretamente! 

CTA

As Chamadas para Ação (sigla para o inglês “Call to Action”), são muito utilizadas para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em uma página de um site, ou até mesmo em uma campanha nas redes sociais. Podem ser ações como: clicar em botões, links sugeridos ou patrocinados, baixar conteúdos, receber e-mails, realizar compras, etc.

Conversão

Uma CTA pode levar a uma conversão, como uma compra, curtida, visualização, download, assinatura de newsletter, preenchimento de um formulário, entre outras possibilidades. Um lead converte quando ele realiza a ação proposta pela sua empresa!

Case de sucesso

É um relato de uma experiência de sucesso de algum cliente ou de uma marca. Costumeiramente, são usadas para mostrar os diferenciais da sua marca ou empresa.

Co-branding

Se trata de uma parceria entre duas marcas que busca agregar valor uma para a outra. Somando seus públicos, tecnologia e esforços, ambas podem alcançar maior visibilidade e até mesmo aumentar o número de clientes e vendas.

eBook

São livros ou manuais criados para serem baixados e lidos. São desenvolvidos focados em agregar conhecimento para o seu público alvo, e trazem relevância para sua marca.

Endomarketing

É importante que sua equipe seja detentora da sua marca, e para isso é preciso aplicar estratégias inteligentes de Marketing interno. Seu objetivo é motivar, educar e aumentar a produtividade e o bem estar da sua equipe. 

Freelancer

Este é o nome dado ao profissional que presta serviços esporádicos para sua empresa, não necessariamente apenas para o setor de marketing. Esta pessoa não possui nenhum vínculo empregatício mas, pode ter um contrato que especifica as entregas, prazos e até mesmo valores.

Guest Post

Um conteúdo postado em seu blog que foi escrito por algum convidado, como um blogueiro, empresa, ou um especialista no assunto em questão.

Cookies

São arquivos inseridos no navegador de um usuário ao navegar por uma página específica Através dos Cookies, é possível armazenar informações para identificações futuras no mesmo site. Contudo, é importante ter cuidado com esta ferramenta para não ter problemas futuros com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Landing Page

As LP ‘s são páginas de aterrissagem para onde os usuários acabam sendo direcionados após clicarem em uma determinada CTA. Esta landing page pode ter o foco em uma venda, ou em estreitar o relacionamento com o usuário para enviar e-mail, baixar e-books, entregar vídeos de cursos, etc. 

OutBound Marketing

Este é o contraponto do Inbound Marketing. As práticas de OutBound são focadas em sua maioria em um marketing mais tradicional e até mesmo offline, como comerciais de TV, outdoors e rádios. Contudo, é importante incluir aqui também as estratégias de marketing digital como os cold emails e links patrocinados.

Micromarketing

Trata-se das estratégias de marketing focadas em atuar em pequenas amostras de mercado. Ou seja, explorar as possibilidades de um público altamente segmentado, e que possui alta probabilidade de se tornar um lead, ou um cliente final.

Social Proof

A Prova Social busca transmitir a aprovação e a opinião de outras pessoas que já são seus clientes, ou de quem tenha certa credibilidade com o seu público. Como é o caso dos influenciadores digitais, e outros famosos.  

KPI

Da sigla “Key Performance Indicators”, ou em tradução livre: Indicadores-Chave de Desempenho. KPI’s são métricas utilizadas para medir os resultados das ações realizadas, perante os objetivos e metas da sua empresa.

Webinar

Conteúdo em vídeo que pode ser disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga, e que busca ensinar técnicas ou outros assuntos. Esta é uma ótima maneira de mostrar relevância para o seu público

Tráfego orgânico

É assim chamado todo o tráfego proveniente de uma pesquisa feita nos mecanismos de busca, ou a entrega de conteúdos nas redes sociais, que não depende de investimento financeiro para ter alcance e visibilidade.  

Target

Um grupo de pessoas específico que é o alvo de uma ação de marketing.  

ROI

Retorno sobre o Investimento (Return on Investment): consiste no resultado ou na diferença entre o dinheiro ganho ou perdido em relação à verba investida em determinada campanha ou ação de marketing.

LTV 

O Lifetime Value nada mais é do que o valor do “tempo de vida” de um cliente. Ou seja, o tempo que um cliente gastará com seu negócio, sendo fidelizado.

CPC, CPL e CPA

Trata-se de siglas que indicam custos.

CPC: Custo por Clique de um anúncio realizado. 

CPL: O custo para a captação de um Lead.

CPA: Custo por ação de uma campanha realizada. 

Budget

Na linguagem dos publicitários e marketeiros, se trata do orçamento ou verba disponível para uma campanha ou serviço. 

Benchmarking

Se trata da técnica de utilizar resultados que já estão consolidados em sua empresa, ou têm sido realizados por concorrentes, para análise e realização de comparações para determinar o desempenho de práticas e técnicas a serem mantidas ou abandonadas. Dessa maneira é possível otimizar os resultados no futuro!

Adwords

O Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Os anúncios pagos feitos na plataforma deverão ser criados ali, e seus resultados também podem ser analisados na mesma ferramenta.

B2B

Business to Business, ou seja: empresas que atendem empresas. 

B2C

Business to Consumer, ou seja: empresas que atendem clientes que são pessoas físicas. 

Conclusão

Agora que você já tem um glossário de marketing  e conhece as palavras mais usadas pelo setor, ficou muito mais fácil entender o que acontece dentro da sua empresa ou o que está sendo dito em uma palestra.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Onpedido.