A violência urbana no Brasil é um problema que persiste ao longo dos anos, com dados alarmantes de roubos, furtos e outros tipos de crimes. Por esse motivo, a preocupação com a segurança é uma prioridade, principalmente, quando se fala em proteção de residências e bens patrimoniais.
Uma das alternativas para aumentar a segurança de imóveis, condomínios, centros comerciais, indústrias e demais empreendimentos é investir em sistemas de segurança eletrônica, que promovem o monitoramento da área e inibem a ação de criminosos.
Além disso, com a integração de dispositivos de segurança, é possível gravar imagens e acontecimentos, que podem ser importantes na identificação de ações ilegais.
Além disso, os sistemas de segurança eletronica são essenciais para aumentar a comodidade no ambiente, seja ele em casa, no trabalho ou em áreas restritas.
Sendo assim, o investimento em softwares de gerenciamento, controle e proteção tornou-se cada vez mais comum, pois com eles é possível ter mais tranquilidade e conforto.
Os sistemas de segurança eletrônica para condomínios
Os condomínios, principalmente os com portaria, são conhecidos por oferecerem maior segurança, em relação a outros tipos de empreendimentos residenciais. Por isso, muitas pessoas têm optado por viver nesses conjuntos, com a intenção de ter um pouco mais de comodidade e segurança.
Grande parte dos condomínios investe em sistemas de segurança eletrônica, como forma de aumentar ainda mais a proteção dos moradores.
A câmera de segurança, por exemplo, já é uma realidade em muitos conjuntos habitacionais, pois ela permite identificar as pessoas e veículos que circulam na área, bem como registrar ações ilegais, servindo de prova para possíveis investigações.
Além disso, as câmeras de segurança são importantes para a proteção interna dos condôminos.
Por exemplo, é possível fazer o registro de acontecimentos em áreas de convívio social dentro do condomínio, verificando se algum morador cometeu irregularidades ou infrações.
Fora as câmeras, os sistemas de controle de acesso para condomínios também são comuns. Eles servem para gerenciar e controlar a entrada/saída de pessoas, veículos, colaboradores e visitantes na área, podendo impedir ou liberar a passagem.
Esse sistema oferece muitas vantagens, entre as quais:
- Impede a entrada/saída de pessoas não-autorizadas;
- Impede a entrada/saída de veículos não-autorizados;
- Evita a ação de quadrilhas especializadas em roubos;
- Atua no credenciamento de pessoas, com dados dos indivíduos.
Além de condomínios, os sistemas de controle de acesso também são usados em ambientes corporativos, comerciais e indústrias. Nesses estabelecimentos, os colaboradores podem ser orientados a portar um crachá de identificação, que permite a passagem no local.
Além de ser uma maneira de manter a área segura, o controle de acesso também pode gerenciar a permanência dos colaboradores no ambiente de trabalho (os famosos “pontos”, para banco de horas).
Portaria remota ou virtual: vale a pena investir?
Com o desenvolvimento da tecnologia, foi possível aprimorar muitos sistemas de segurança eletrônica, permitindo ampliar a instalação de dispositivos de segurança e tornar a proteção ainda mais efetiva.
Nesse contexto, a introdução das portarias virtuais, também conhecidas como portarias remotas, ganhou o mercado, principalmente, em condomínios.
A portaria remota Campinas e outras cidades permite que o controle de acesso de visitantes, colaboradores e moradores seja realizado à distância, por meio de uma central de monitoramento.
Desenvolvida com uma tecnologia de última geração, esse sistema permite automatizar a vigilância nos condomínios e, assim, reduzir as vulnerabilidades de porteiros, isto é, a ocorrência de erros humanos.
Outro ponto muito vantajoso da portaria virtual diz respeito à economia. Por dispensar um colaborador voltado ao monitoramento in loco, o condomínio pode reduzir gastos, o que reflete na diminuição da taxa condominial a longo prazo.
Ademais, as portarias remotas também contribuem para a valorização do imóvel.
No entanto, para usufruir da máxima qualidade desse sistema de monitoramento remoto, é importante contratar uma empresa de portaria virtual especializada e com reconhecimento de mercado, que tenha experiência na gestão de controle de acesso em condomínios.
Dessa maneira, tem-se a certeza de que a central de atendimento é altamente segura, com softwares inteligentes de controle.
Além disso, é recomendável investir na instalação de ferramentas integradas de monitoramento e segurança, para garantir o armazenamento das informações.
Sendo assim, além das portarias virtuais, não se pode descuidar da instalação de câmeras de segurança e sistemas de alarmes – que podem ser integrados às portarias.