Montar sua própria estratégia de marketing digital não é tarefa fácil. Mesmo assim, vale muito a pena o trabalho para que seu negócio alcance resultados únicos e focados na realidade dele.
O mundo do marketing digital passa por transformações constantes, é fato. Surgem novos formatos de conteúdo, novas redes sociais, novas formas de se comunicar. O comportamento das pessoas, consequentemente, muda junto.
Assim, para ajudar você a engrenar suas estratégias no ambiente online, selecionamos algumas tendências de marketing digital para 2023 que merecem a sua atenção.
Nenhuma estratégia é a mais correta, e o que vai ser apresentado aqui não deve ser visto como uma receita de bolo. É verdade, entretanto, que existem alguns caminhos que, se seguidos, podem trazer mais resultados positivos quando comparados a outros.
Inclusive, você não precisa escolher apenas uma ação, pode ser um conjunto de várias delas. Não sabe como fazer isso? Siga na leitura para aprender!
Tendências de marketing digital para 2023
O primeiro passo para compreender quais são as principais tendências de marketing digital em 2023 que funcionam para a sua empresa é focar no seu público-alvo.
A propósito, o atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de uma empresa e é preciso humanizá-lo para oferecer uma boa experiência àqueles que adquirem seus produtos/serviços.
Afinal, não faz sentido investir uma quantia alta de dinheiro em uma infraestrutura capacitada para social commerce em sua loja virtual se isso não atinge diretamente seu consumidor.
Então, curioso para saber quais são nossas indicações para você quando o tema são tendências do marketing digital em 2023? Veja todas elas a seguir.
Comunicação descomplicada e ágil
Considere ações de comunicação que repassem o conteúdo ao seu público de forma simples e rápida. Esse é um bom ponto de partida para estruturar melhor sua estratégia.
As pessoas estão cada vez mais habituadas a consumir vídeos curtos e stories, seja nas redes sociais, no WhatsApp ou no próprio Google.
Já notou, por exemplo, como os anúncios no YouTube estão a cada dia mais curtos? Às vezes, eles duram somente 3 segundos, exatamente para evitar que o usuário os pule.
Até em SEO, a tendência para 2023 é de consumo rápido. É isso mesmo, aqueles que sempre nos aconselharam que fizéssemos posts completos sobre os assuntos, agora sugerem atrair leitores (ou visualizadores) que não ficam muito tempo lendo seus conteúdos.
Data marketing
As ações de marketing digital não podem mais ser elaboradas se apoiando em suposições. Ao contrário disso, a tendência é que os dados guiem cada vez mais as campanhas de marketing e ajudem as marcas a pôr em prática ações mais assertivas.
Segundo estudo, 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.
Para 2023, os profissionais da área expectam um crescimento de 75% no número de fontes de dados usadas. A coleta de dados e sua análise são, portanto, fortes tendências de marketing digital para o ano presente.
Diversidade e inclusão
Não existe empresa bem-sucedida que não possua a diversidade e a inclusão como uma de suas bandeiras. Esses são compromissos que o marketing de qualquer empreendimento deve assumir para manter seus seguidores e clientes e conquistar novos.
Não acredita nisso? E se nós dissermos a você que, de acordo com dados da Sprout Social [em inglês], 60% dos consumidores estão mais predispostos a consumirem de uma marca que exerce o marketing inclusivo?
Estas são algumas recomendações importantes quando o assunto é diversidade e inclusão:
- legende os vídeos da sua marca, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por mais pessoas;
- crie campanhas com pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros; e
- forme uma equipe de trabalho diversificada, pois, mais do que criar campanhas que ressaltem a diversidade, é importante constatá-la no dia a dia da empresa.
Como saber qual é a melhor estratégia de marketing para o meu negócio?
Antes de cogitar tecnologias revolucionárias e inovações pouco conhecidas, foque no básico. Essa regra simples também se aplica ao marketing digital!
Neste momento, as dicas são analisar seu público-alvo, estar presentes nos canais onde seus consumidores verdadeiramente estão e coletar, compilar e simplificar o seu acesso às informações dos seus usuários.
Omnichannel, a melhor estratégia de marketing digital
Omnichannel é uma abordagem de vendas multicanal que tem como objetivo a melhoria da experiência de compra do cliente, seja ela em uma plataforma online, ambiente offline ou qualquer outro canal usado pela empresa.
Sabe aquele pós-compra dos sonhos que qualquer consumidor quer ter? É basicamente isso, já que a convergência de canais pode unificar a experiência do cliente e criar algo único e personalizado para ele.
Nesta estratégia, o passo mais importante é conhecer as redes sociais e os canais preferidos do seu cliente e se fazer presente neles. Vale muito a pena fomentar a presença digital da sua empresa no Google, aplicando, principalmente, o marketing de performance.
Considerações finais
Esperamos que tenha ficado claro ao longo deste artigo que tudo começa e termina no cliente — o foco principal das melhores estratégias de marketing digital do mercado.
Proporcionar a melhor experiência ao usuário, do começo ao fim do relacionamento dele com a sua marca, é compreender o que ele quer e, mais do que isso, colocar em prática.
Antes, portanto, de se debruçar sobre tecnologias e práticas recém-lançadas, lembre-se: o seu foco deve estar no cliente!
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.