Abadás: História, produção e venda

O carnaval é um período de festas e é bastante conhecido pelos bloquinhos populares ao redor do Brasil. Esses bloquinhos usam vestimentas conhecidas como abadás.

O abadá se tornou um dos cartões postais do carnaval, principalmente o carnaval de rua da Bahia, em que os camarotes e locais privilegiados para assistir os carros elétricos são vendidos tendo como convite os abadás.

A confecção de abadás sp se dá mais no período carnavalesco, pois as fábricas desse tipo de produto costumam concentrar sua produção em outros tipos de produtos como camisas de ciclismo e outras vestimentas para esportes diferenciados.

Por isso, geralmente os abadás são vendidos nas próprias fábricas, dispostos em suportes e expositores diversos, como a estante de inox ou ainda quando feitos sob demanda e encaminhados ao cliente.

Afinal, o que é o abadá?

Os abadás nada mais são do que um tipo de roupa que é usado nos carnavais de rua e também para entrar nos camarotes e também nas famosas micaretas.

Quando a pessoa compra o abadá ela tem um espaço reservado que é separada por cordas. Cada tipo de bloco possui um nome e também um “uniforme”, esse código de vestimenta é o abadá.

A palavra abadá tem diversos significados. Mas, de maneira geral, é um camisolão folgado, semelhante as roupas usados pelos nagôs (etnia africana), vindos da Nigéria.

Na capoeira, abadá significa o uniforme do capoeirista. Abadá também significa “grande derrota” em árabe. Os árabes, por sua vez, quando derrotavam os inimigos, esses virariam “ibâda” ou seja, viraram escravos.

Já o abadá carnavalesco, antes de ser feito sob medida e ter lojas com manequim expositor era conhecido como mortalha, um camisolão com capuz, cores e símbolos fúnebres sendo a fantasia mais querida dos pequenos blocos, que não tinham patrocínio para uniformes mais bem elaborados.

Ao longo do tempo, o capuz e os símbolos foram substituídos e trocados por cores alegres e frases que expressavam liberdades sociais. O famoso abadá surge, então, no final da década de 90, quando apareceu nos primeiros blocos.

Fabricação de abadás

A fabricação de abadás, assim como de camisetas, envolvem uma série de procedimentos, que podem ir da simples sublimação, passando por processos mais complexos.

A estampa dos abadás podem ser feitas com aplicações de desenhos, fotografias, frases e muitos outros elementos.

Apesar de não ser comum, existem alguns abadás que são bordados e outros que usam o costumeiro sistema de serigrafia, seguidos dos processos quentes. Assim, podemos ter diversas formas de estampar um abadá.

São os processos de personalização de abadás:

Serigafria

A serigrafia também é chama de silk screen e seu processo é feito com o sistema de impressão por telas, com o uso de tintas para tecido.

A vantagem desse tipo de personalização de abadás é que com eles se podem criar diversos efeitos, texturas e até mesmo relevos.

É um processo demorado e um pouco mais elevado em relação ao valor, entretanto, tem belíssimos resultados.

Sublimação

A sublimação também é um método que garante a impressão em abadás, possibilitando as impressões de cores variadas também em diversas superfícies.

Comparado ao processo de silk screen, é de baixo custo e muito fácil de ser aprendido.

O processo de sublimação é rápido, podendo a entrega dos trabalhos serem feitos no mesmo dia e em alguns casos na mesma hora.

Power Film V3

Esse tipo de estamparia é feito por meio de prensa térmica e pode garantir diversas opções de cores, como:

  • Azul;
  • Preto;
  • Branco;
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Vermelho e outros.

Esse tipo de estampa é muito comum para a estampagem de frases, letras, números de camisas e outros.

Deixa as estampas com um aspecto emborrachado. Para fazer esse tipo de estamparia é necessário uma empresa de plotter e também uma prensa térmica.

Transfer Digital

Esse tipo de processo é econômico, porém, tem pouca resistência a lavagem, sendo ideal apenas para pequenas tiragens e camisetas que são descartadas.

Vale frisar, porém, que nem sempre a cor da estampa será fiel à impressão.

Sublimação localizada

Apesar de ser uma impressão muito boa, nem sempre poderá ser feito nos abadás, isso porque esse tipo de impressão é somente feito em tecidos que são de 100% poliéster e com cores brancas. O que não é o caso dos abadás que são extremamente coloridos.

Assim, vimos que a fabricação dos abadás e das lojas é de extrema importância para que o carnaval popular aconteça.

Os abadás podem ser vistos em arara de roupas de lojas e fábricas especializadas nesse tipo de produção.