Os cuidados com a saúde bucal são cada vez mais recorrentes, isso porque muitas pessoas estão tendo mais consciência sobre a importância de cuidar da saúde.
Com isso a demanda do implante dentário tem crescido, assim como todos os outros serviços do setor, demonstrando a força do mercado odontológico.
Devido a esse crescimento, muitos profissionais da área criaram expectativas em realizar o sonho de terem suas próprias clínicas.
De maneira geral, abrir o próprio negócio não é fácil, pois vai muito além da formação, necessitando da compra de equipamentos, aluguel do espaço, além da divulgação.
Por isso é necessário um estudo em cima do projeto idealizado, além do conhecimento das etapas para se iniciar o empreendimento e evitar problemas no futuro.
Odontologia é um bom negócio?
Como em todas as profissões existem os pontos fortes e fracos dentro de um negócio, mas nada que impeça a realização de um empreendimento.
No início de uma formação é comum encontrar algumas dificuldades, isso porque a experiência é construída com o tempo sobre qualquer nicho.
Uma forma de contornar possíveis dificuldades iniciais é investir em um ramo próprio, assim também construindo um nome no mercado, reforça a referência do profissional sobre o trabalho que atua.
A importância de um bom planejamento
Fazer um bom planejamento é a base para o sucesso de qualquer negócio, pois sem um plano de ação o empreendimento pode se desviar no meio do caminho, tendo problemas financeiros e outras questões, que podem levar à falência inicialmente.
Para iniciar um planejamento é preciso identificar o público alvo para o serviço prestado, no caso de tratamentos odontológicos, assim tornando possível encontrar o “ponto chave” do negócio, que é o que será utilizado para chamar a atenção de possíveis clientes.
Esses pontos chaves no ramo da odontologia trata se da saúde bucal como um todo, desde limpeza a um clareamento dentário e implante dentário. Por isso é necessário fazer esse estudo de público nas proximidades de onde se instalará o empreendimento.
Diferente do pensamento de antes referente a saúde bucal, onde as pessoas não se importavam pela busca de tratamento e profissionais especializados, hoje em dia esse público quer detalhes sobre os procedimentos.
Portanto, se ater às demandas do mercado vai garantir o sucesso nos resultados de um bom planejamento. Além dos sistemas de qualidade e controle e uma ótima gestão financeira.
Como abrir uma clínica odontológica?
No mercado, a qualificação é a porta de entrada sobre várias demandas, por isso é essencial investir em cursos e não dispensar sugestões que ajudem no seu crescimento profissional.
O diploma e o registro CRO são os principais requisitos que o profissional precisa possuir para ter uma clínica própria.
É necessário também fazer o registro na prefeitura do local de atuação do empreendimento, além do envio de documentos pessoais, o IPTU do imóvel, e outras taxas. Também será preciso solicitar o alvará da Vigilância Sanitária do município e do Corpo de Bombeiros.
A abertura de um CNPJ junto à Receita Federal com a elaboração de um contrato social ou requerimento deve ser registrada em cartórios ou na Junta Comercial para registrar a empresa.
O maior desafio hoje em abrir um negócio está sobre o capital necessário para o investimento. Por questões como a compra de aparelhos específicos, infra-estrutura e legalização e os materiais para procedimentos, o início de uma clínica precisa de altos investimentos. Por isso a necessidade de planejamento e paciência para a realização do empreendimento.
O investimento em clínicas odontológicas pode ser uma grande oportunidade de crescimento profissional, isso porque está cada vez mais forte no Brasil.
Com as mudanças positivas do mercado e novas possibilidades, as chances de sucesso na área são cada vez mais reais, o que possibilita até mesmo ultrapassar os concorrentes.