Os empreendedores sempre buscam uma forma de investir o capital financeiro em negócios acertados, que podem dar um bom retorno econômico e, ao mesmo tempo, ser útil para a sociedade. Academias entram nisso.
Além disso, para alcançar o sucesso, é preciso se identificar com o tipo de estabelecimento comercial ao qual vai desenvolver.
Para isso, é preciso realizar um plano de negócios, estabelecendo todos os pontos positivos e negativos sobre cada decisão. Assim, fica mais fácil trilhar o caminho do empreendedorismo e ajustar o percurso conforme as necessidades de mercado e o público-alvo a ser atingido.
A formação de profissionais na área de educação física tem aumentado com o passar do tempo. Ao mesmo tempo, as pessoas passaram a dar mais atenção aos cuidados com a saúde, a forma física, a autoestima e o bem-estar pessoal.
Dessa maneira, o investimento em academias de ginástica tem sido uma forma de acertar na abertura de um estabelecimento comercial, com retorno de capital em um prazo adequado. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados, para que não aconteça nenhum tipo de prejuízo. Confira algumas dicas a seguir.
Equipamentos atraem diferentes alunos e alunas de academias
A localização e o conhecimento do ramo de atuação são importantes passos para se começar um negócio.
Para os investidores que não possuem qualificação profissional na área de educação física, a contratação de profissionais capacitados é fundamental.
O empreendedor não pode começar seu negócio com apenas um aparelho de ginástica. Afinal, é preciso um conjunto de equipamentos que estejam disponíveis para o maior número de alunos possíveis.
O acompanhamento de treinadores também é essencial para que os clientes tenham a garantia de realização correta dos exercícios.
Por isso, é preciso ter alguns equipamentos essenciais, voltados para o:
- Condicionamento físico;
- Trabalho localizado para força e resistência;
- Membros inferiores e superiores;
- Acessórios diversos.
A ampliação do número de alunos vai determinar os tipos de equipamentos e a variedade de exercícios oferecidos para eles. Mais ainda, além dos equipamentos é possível proporcionar práticas variadas.
A diversidade de profissionais também pode variar, como professores de pilates. Até mesmo a disponibilidade de tapete de yoga pode atrair novos alunos, expandindo o público-alvo da academia, transformando o espaço em um centro de saúde e bem-estar.
Segurança de clientes e funcionários garantida em academias
Dentro do planejamento de negócios, é preciso constar a segurança e proteção dos usuários, tanto clientes quanto de funcionários.
Por isso, a instalação de ferramentas de vigilância em pontos estratégicos tem como função principal afastar pessoas mal-intencionadas, a partir da porta de entrada.
Nesse cenário, o acesso dos clientes pode ser feito por meio de uma catraca biométrica para academia, logo após a recepção, impedindo o acesso de pessoas que não possuem autorização.
Esse tipo de equipamento também tem uma grande vantagem: evitar o acesso de clientes inadimplentes.
Dessa forma, é possível controlar a administração financeira do estabelecimento comercial, já que é preciso ter lucro para que o negócio funcione.
Para a segurança dos funcionários e clientes, a instalação de câmeras de monitoramento na entrada, na recepção e na área de treinamento pode ser o suficiente para garantir um mínimo de vigilância.
Empresas especializadas em segurança patrimonial oferecem projetos exclusivos para cada tipo de ambiente, com equipamentos modernos e eficientes.
Assim, a instalação pode ser realizada em um curto espaço de tempo, sem prejuízos aos trabalhos realizados no ambiente em que os exercícios e atividades são realizadas.
O uso de tecnologia também é empregado nesse tipo de instalação. O acompanhamento remoto é possível com a conectividade com equipamentos ligados à internet, o que pode expandir a segurança e facilitar a chamada de agentes públicos para atendimento prioritário, caso algo aconteça.
Privacidade e compromisso empresarial
Dois pontos muito importantes que devem ser levados em consideração. O primeiro é a privacidade dos clientes.
Por isso, um vestiário que tenha uma divisória de granito para banheiro, com chuveiros e armários individuais é imprescindível.
Dessa forma, os usuários podem economizar tempo e fazer da academia um local que faz parte da rotina, evitando que tenha que voltar para casa para tomar banho e ir para um evento ou compromisso profissional.
O segundo ponto que deve ser tratado entre empresários e funcionários é o comprometimento com as responsabilidades.
Por isso, o conserto de relógio de ponto não pode ser esquecido, pois é por meio deste equipamento que as horas trabalhadas são marcadas.
Ambiente saudável e adaptável
Os alunos e alunas precisam encontrar um ambiente limpo e higienizado, assim como os equipamentos de exercícios compartilhados. Por isso, os aparelhos devem garantir a segurança e promover a realização dos exercícios.
Os aparelhos devem ser adaptáveis, conforme o tamanho de cada indivíduo e o tipo de atividade física realizada.
Por isso, o investimento deve estar relacionado a pesos variados empregados em barras, presilhas e tornozeleiras, por exemplo.
Com isso, será possível atender o maior número de clientes, valorizando a marca empresarial e criando empatia entre os usuários.