O crescimento de prédios e edifícios, além de condomínios residenciais de casas e apartamentos, tem transformado o setor da administração.
Desse modo muitos profissionais estão se especializando em gestão de condomínios, atendendo diversas diretrizes relacionadas aos direitos e deveres de moradores e usuários.
Para uma boa convivência entre todos, é preciso um planejamento estratégico para atender as demandas dos serviços necessários, como as reuniões condominiais, pagamento de impostos e taxas para manter a segurança e limpeza geral.
Esses são alguns dos serviços que podem ser contratados a partir de empresas terceirizadas que sejam referência no mercado de negócios.
A escolha por um síndico também deve estar dentro das regras de quem vive em condomínio, pois é preciso centralizar essas tarefas, para que possam ser resolvidas com mais agilidade.
Administração necessária para conter gastos
A resolução de problemas específicos e a tomada de decisões, deve ser aplicada por uma pessoa que entenda as necessidades sobre o funcionamento de um condomínio. Dependendo do tamanho do condomínio, é necessário um síndico com uma equipe operacional ajudando continuamente.
É preciso entender que os condôminos também fazem parte de uma gestão condominial, pois todos têm interesse para que a portaria esteja com segurança apropriada, a limpeza das áreas comuns estejam em dia e os equipamentos em pleno funcionamento para uso quando necessário.
Isso significa que a administração de um condomínio é participativa, mas precisa contar com pessoas especializadas que possam apontar direcionamentos que ajudam na rotina.
Afinal, o conserto de um elevador, a limpeza da piscina ou a instalação das grades de quadras poliesportivas não podem ficar sob a responsabilidade de pessoas sem conhecimento técnico.
Sendo assim, o mercado tem à disposição a empresa de administração de condominios, que oferece diversos serviços, com pacotes fechados que podem ser contratados de acordo com as necessidades.
São muitos serviços oferecidos, entre eles:
- Disposição de síndico profissional;
- Gerenciamento de serviços terceirizados;
- Gestão jurídica e financeira;
- Controle de pagamentos de taxas e impostos.
As empresas que se especializaram nesse setor administrativo, podem organizar as documentações de cada sala ou apartamento, assim como identificar se as certificações e o auto de vistoria do corpo de bombeiros estão válidos.
Controle de acesso com profissionalismo
As administradoras de condomínios oferecem um leque de opções de serviços que podem ficar sob uma única responsabilidade. Os serviços de portaria podem estar nesse escopo, desde que isso esteja incluído no contrato entre as partes.
Dessa forma, o treinamento, os uniformes e todos pagamentos relacionados aos funcionários ficam sob a responsabilidade das empresas contratantes.
Isso é uma solução eficiente para os condôminos, levando em consideração que precisam se preocupar apenas em pagar a taxa de condomínio em dia.
Ainda assim, há condomínios que não precisam de tantos serviços e precisam fazer economia, contratando apenas uma empresa de portaria para cuidar da entrada e saída dos moradores, visitantes e recepção de encomendas.
Contabilidade faz parte da realidade de empresas
Para os condomínios que não precisam de tantos serviços, a terceirização é uma solução viável que não sobrecarrega o caixa do condomínio e as obrigações são realizadas por profissionais nos momentos apropriados.
Como é o caso de apresentação de balancetes mensais e os ajustes de contas conjuntas, como água, luz, telefone e internet. Isso pode ser realizado por um serviço de terceirização contábil, com profissionais que atendem situações como essas.
Aliás, as tarefas relacionadas à contabilidade prestadas por escritórios são solicitadas para as mais diversas situações. As contas devem ser apresentadas e pagas, não há solução para isso. As parcerias comerciais e a contratação de funcionários precisam ser registradas de alguma maneira.
Eles podem fazer serviços específicos para os mais variados públicos, desde microempreendedores, que precisam justificar os ganhos ao longo do ano, até a contabilidade para igrejas que, apesar de não pagar impostos, precisam justificar a entrada de doações em dinheiro, além da contribuição aos fiéis.
Os empreendimentos imobiliários possuem responsabilidades como pessoa jurídica juntos aos órgãos públicos, que devem ser respeitados para que não sofram nenhuma sanção ou multas recorrentes.
Os profissionais que atendem a área administrativa, assim como a contabilidade, de uma forma geral, devem estar atentos quanto às cobranças relacionadas a taxas de iluminação, remoção de lixo, jardinagem e paisagismo, entre outros serviços que são realizados constantemente.
São muitos os processos e atividades que devem ser relacionados e apresentados aos moradores, no caso de condomínios residenciais, e dos ocupantes, no caso de salas comerciais.
Esses empreendimentos devem ser gerenciados de maneira adequada, para evitar qualquer tipo de problema, garantindo o conforto e a segurança de todos os envolvidos.